Lista com 10 atividades de Matemática sobre Circunferência e Ângulo Central para o 8º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. As cordas AB e RS são congruentes.
a) Os triângulos AOB e ROS são congruentes? Em caso afirmativo, indique o caso de congruência que justifique sua resposta.
b) Que relação você pode escrever entre x e y?
c) Os arcos AB e RS são congruentes?
Questão 02 com Exercícios sobre Circunferência e Ângulo Central para o 8º Ano: Na figura, temos que a = b = c, sendo a, b e c as medidas dos ângulos associados a cada arco. Determine a medida dos arcos AB, BC e CA.
Questão 03. Observando a figura, determine a medida do arco BC e a do arco DE:
Questão 04. Os arcos AB e BC têm mesma medida, isto é, são congruentes. Determine a medida x do ângulo central AÔB.
Questão 05. Em cada uma das figuras, determine a medida x do ângulo central associado ao arco AB ( o menor)
Questão 06. Determine, em cada figura, a medida do arco AB e a medida do arco ACB:
Questão 07. As medidas dos arcos AB, BC e CA são expressas por (2x), ( 2x + 20°) e ( 2x + 40° ), respectivamente. Determine as medidas a, b e c dos ângulos centrais indicados.
Questão 08. Determine a medida dos arcos AB, CD, EF e FA:
Questão 09. O arco BC mede 80°. Determine as medidas x e y indicadas na figura.
Questão 10. Observe que o triângulo OAB da figura é isósceles .
Determine a medida x do ângulo central AÔB e a medida y do arco AB associados a esse ângulo central.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Circunferência e Ângulo Central para o 8º Ano do ensino fundamental:
01. a) Sim; LLL
b) x = y
c) Sim
02. 120°
03. Arco BC mede 45° e arco DE mede 90°
04. x = 45°
05. a) 120°
b) 45°
06. a) Arco AB mede 75° e arco ACB mede 285°
b) Arco Ab mede 90° e arco ACB mede 270°
07. x = 100°
b = 120°
c = 140°
08. med(AB) = 120°
med(CD) = 60°
med(EF) = 30°
med(FA) = 60°
09. x = 80° e y = 100°
10. x = y = 110°
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Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína