10 Atividades sobre a Teoria dos Conjuntos – 02

Questão 01 sobre a Teoria dos Conjuntos: (UFV-MG) Fez-se, em uma população, uma pesquisa de mercado sobre o consumo de sabão em pó de três marcas distintas: A, B e C. Em relação à população consultada e com o auxílio dos resultados da pesquisa tabelados a seguir:

tabela consumidores sabão em pó

DETERMINE
A) o número de pessoas consultadas.
B) o número de pessoas que não consomem as marcas A ou C.
C) o número de pessoas que consomem pelo menos duas marcas.
D) a porcentagem de pessoas que consomem as marcas A e B, mas não consomem a marca C.
E) a porcentagem de pessoas que consomem apenas a marca C.


Questão 02. (PUC Rio–2008) Um trem viajava com 242 passageiros, dos quais:

– 96 eram brasileiros,
– 64 eram homens,
– 47 eram fumantes,
– 51 eram homens brasileiros,
– 25 eram homens fumantes,
– 36 eram brasileiros fumantes,
– 20 eram homens brasileiros fumantes.

CALCULE
A) o número de mulheres brasileiras não fumantes;
B) o número de homens fumantes não brasileiros;
C) o número de mulheres não brasileiras, não fumantes.


Questão 03. (UFOP-MG–2008) Três frutas são consumidas por um grupo de 400 pessoas: laranja, banana e maçã. Dessas pessoas, 185 consomem laranja, 125 consomem laranja e banana, 130 consomem banana e maçã, 120 consomem laranja e maçã e 100 consomem laranja, banana e maçã. O número de pessoas que consomem banana é igual ao número de pessoas que consomem maçã.

O número de pessoas que consomem maçã e não consomem laranja é de:
A) 95
B) 125
C) 195
D) 245


Questão 04 sobre a Teoria dos Conjuntos: (UFC–2007) Dos 1 150 alunos de uma escola, 654 gostam de Português, 564 gostam de Matemática e 176 não gostam de Português nem de Matemática. Sendo assim, a quantidade de alunos que gostam de Português e de Matemática é:

A) 300
B) 250
C) 244
D) 201
E) 122


Questão 05. (UFPE) Considere o seguinte “Diagrama de Venn”, que representa graficamente os conjuntos A, B e C, em que U representa o universo.

Diagrama de Venn

Assinale, entre as alternativas a seguir, o conjunto que é representado pela área tracejada no diagrama, em que a barra ( ) representa o complementar do conjunto em relação a U.

A) A ∩ B ∩ C
B) A ∩ B ∩ C
C) A ∪ B ∪ C
D) A ∩ B ∩ C
E) A ∪ B ∪ C


Questão 06. (UFC) Sejam m e N conjuntos que possuem um único elemento comum. Se o número de subconjuntos de m é igual ao dobro do número de subconjuntos de N, o número de elementos do conjunto M ∪ N é:

A) o triplo do número de elementos de m.
B) o triplo do número de elementos de N.
C) o quádruplo do número de elementos de m.
D) o dobro do número de elementos de m.
E) o dobro do número de elementos de N.


Questão 07 sobre a Teoria dos Conjuntos: (UFU-MG) Num grupo de estudantes, 80% estudam inglês, 40% estudam francês e 10% não estudam nenhuma dessas línguas. Nesse grupo, a porcentagem de alunos que estudam ambas as línguas é:

A) 25%.
B) 50%.
C) 15%.
D) 33%.
E) 30%.


Questão 08. (UFMG) Os conjuntos A, B e A ∪ B têm, respectivamente, 10, 9 e 15 elementos. O número de elementos de A ∩ B é:

A) 2
B) 3
C) 4
D) 6
E) 8


Questão 09. (FGV-SP) Numa universidade com N alunos, 80 estudam Física, 90 Biologia, 55 Química, 32 Biologia e Física, 23 Química e Física, 16 Biologia e Química e 8 estudam nas três faculdades.

Sabendo-se que essa universidade somente mantém as três faculdades, quantos alunos estão matriculados na universidade?
A) 304
B) 162
C) 146
D) 154
E) N.d.a.


Questão 10 sobre a Teoria dos Conjuntos: (UFRN) S e A,B e C são conjuntos tais que C – (A∪B) = {6, 7} e C ∩ (A ∪ B) = {4, 5}, então C é igual a:

A) {4, 5}
B) {6, 7}
C) {4, 5, 6}
D) {5, 6, 7}
E) {4, 5, 6, 7}


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Gabarito com as respostas das 10 atividades de matemática para concursos sobre a Teoria dos Conjuntos:

01. A) 500
B) 257
C) 84
D) 4%
E) 19,6%


02. A) 29
B) 5
C) 127


03. B;

04. C;

05. D;

06. E;

07. E;

08. C;

09. B;

10. E

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