Início / Matemática / Atividades sobre a Teoria dos Conjuntos – 02

Atividades sobre a Teoria dos Conjuntos – 02

01. Teoria dos Conjuntos: (UFV-MG) Fez-se, em uma população, uma pesquisa de mercado sobre o consumo de sabão em pó de três marcas distintas: A, B e C. Em relação à população consultada e com o auxílio dos resultados da pesquisa tabelados a seguir:

DETERMINE
A) o número de pessoas consultadas.
B) o número de pessoas que não consomem as marcas
A ou C.
C) o número de pessoas que consomem pelo menos duas marcas.
D) a porcentagem de pessoas que consomem as marcas
A e B, mas não consomem a marca C.
E) a porcentagem de pessoas que consomem apenas a marca
C.

 

 

02. (PUC Rio–2008) Um trem viajava com 242 passageiros, dos quais:
– 96 eram brasileiros,
– 64 eram homens,
– 47 eram fumantes,
– 51 eram homens brasileiros,
– 25 eram homens fumantes,
– 36 eram brasileiros fumantes,
– 20 eram homens brasileiros fumantes.

CALCULE
A) o número de mulheres brasileiras não fumantes;
B) o número de homens fumantes não brasileiros;
C) o número de mulheres não brasileiras, não fumantes.

 


03. Teoria dos Conjuntos: (UFOP-MG–2008) Três frutas são consumidas por um grupo de 400 pessoas: laranja, banana e maçã. Dessas pessoas, 185 consomem laranja, 125 consomem laranja e banana, 130 consomem banana e maçã, 120 consomem laranja e maçã e 100 consomem laranja, banana e maçã. O número de pessoas que consomem banana é igual ao número de pessoas que consomem maçã. O número de pessoas que consomem maçã e não consomem laranja é de:
A) 95
B) 125
C) 195
D) 245

 


04. (UFC–2007) Dos 1 150 alunos de uma escola, 654 gostam de Português, 564 gostam de Matemática e 176 não gostam de Português nem de Matemática. Sendo assim, a quantidade de alunos que gostam de Português e de Matemática é:
A) 300
B) 250
C) 244
D) 201
E) 122

 

 

05. Teoria dos Conjuntos: (UFPE) Considere o seguinte “Diagrama de Venn”, que representa graficamente os conjuntos A, B e C, em que U representa o universo.

Assinale, entre as alternativas a seguir, o conjunto que é representado pela área tracejada no diagrama, em que a barra ( ) representa o complementar do conjunto em relação a U.
A) A
B C D) A B C
B) A
B C E) A B C
C) A
B C

 

MCD, MMC e Divisibilidade Questões.

 

06. Teoria dos Conjuntos: (UFC) Sejam m e N conjuntos que possuem um único elemento comum. Se o número de subconjuntos de m é igual ao dobro do número de subconjuntos de N,
o número de elementos do conjunto M
N é:
A) o triplo do número de elementos de
m.
B) o triplo do número de elementos de
N.
C) o quádruplo do número de elementos de
m.
D) o dobro do número de elementos de
m.
E) o dobro do número de elementos de
N.

 

 

07. (UFU-MG) Num grupo de estudantes, 80% estudam inglês, 40% estudam francês e 10% não estudam nenhuma dessas línguas. Nesse grupo, a porcentagem de alunos que estudam ambas as línguas é:
A) 25%.
B) 50%.
C) 15%.
D) 33%.
E) 30%.

 


08. (UFMG) Os conjuntos A, B e A B têm, respectivamente, 10, 9 e 15 elementos. O número de elementos de A B é:
A) 2
B) 3
C) 4
D) 6
E) 8

 


09. (FGV-SP) Numa universidade com N alunos, 80 estudam Física, 90 Biologia, 55 Química, 32 Biologia e Física, 23 Química e Física, 16 Biologia e Química e 8 estudam nas três faculdades. Sabendo-se que essa universidade somente mantém as três faculdades, quantos alunos estão matriculados na universidade?
A) 304
B) 162
C) 146
D) 154
E) N.d.a.

 


10. Teoria dos Conjuntos: (UFRN) S e A,B e C são conjuntos tais que C – (AB) = {6, 7} e C (A B) = {4, 5}, então C é igual a:
A) {4, 5}
B) {6, 7}
C) {4, 5, 6}
D) {5, 6, 7}
E) {4, 5, 6, 7}

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.

 

Gabarito com as respostas das questões de matemática para concursos sobre a Teoria dos Conjuntos:

01. A) 500
B) 257
C) 84
D) 4%
E) 19,6%


02. A) 29
B) 5
C) 127


03. B; 04. C; 05. D
; 06. E; 07. E; 08. C; 09. B; 10. E

Veja também:

questões e atividades de matemática sobre Função Afim

Função Afim Exercícios Resolvidos

01. Função Afim: (UFMG) Em 2000, a porcentagem de indivíduos brancos na população dos Estados …

questões sobre Funções Matemáticas para alunos e professores de nível médio e superior

Exercícios sobre os Conceitos Básicos de Funções Matemáticas

01. Funções Matemáticas: (UFPA) Sejam os conjuntos A = {1, 2} e B = {0, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Por favor desabilite o Bloqueador de anúncios nesta página e nos ajude a manter o site online.