Questão 01 sobre médias. (FUVEST-SP) Atividades sobre Médias: Para que fosse feito um levantamento sobre o número de infrações de trânsito, foram escolhidos 50 motoristas. O número de infrações cometidas por esses motoristas, nos últimos cinco anos, produziu a seguinte tabela.
Número de infrações | Número de motoristas |
De 1 a 3 | 7 |
De 4 a 6 | 10 |
De 7 a 9 | 15 |
De 10 a 12 | 13 |
De 13 a 15 | 5 |
Pode-se, então, afirmar que a média do número de infrações, por motorista, nos últimos cinco anos, para esse grupo, está entre:
A) 6,9 e 9,0
B) 7,2 e 9,3
C) 7,5 e 9,6
D) 7,8 e 9,9
E) 8,1 e 10,2
Questão 02. (Unicamp-SP) O gráfico a seguir, em forma de pizza, representa as notas obtidas em uma questão pelos 32 000 candidatos presentes à primeira fase de uma prova de vestibular. Ele mostra, por exemplo, que 32% desses candidatos tiveram nota 2 nessa questão.
Pergunta-se:
A) Quantos candidatos tiveram nota 3?
B) É possível afirmar que a nota média, nessa questão, foi < 2? JUSTIFIQUE sua resposta.
Questão 03. (Enem–2009) Brasil e França têm relações comerciais há mais de 200 anos. Enquanto a França é a 5ª nação mais rica do planeta, o Brasil é a 10ª, e ambas se destacam na economia mundial. No entanto, devido a uma série de restrições, o comércio entre esses dois países ainda não é adequadamente explorado, como mostra a tabela seguinte, referente ao período 2003-2007.
investimentos bilaterais (em milhões de dólares) | ||
Ano | Brasil na França | França no Brasil |
2003 | 367 | 825 |
2004 | 357 | 485 |
2005 | 354 | 1458 |
2006 | 539 | 744 |
2007 | 280 | 1214 |
Disponível em: <www.cartacapital.com.br>. Acesso em: 7 jul. 2009.
Os dados da tabela mostram que, no período considerado, os valores médios dos investimentos da França no Brasil foram maiores que os investimentos do Brasil na França em um valor:
A) inferior a 300 milhões de dólares.
B) superior a 300 milhões de dólares, mas inferior a 400 milhões de dólares.
C) superior a 400 milhões de dólares, mas inferior a 500 milhões de dólares.
D) superior a 500 milhões de dólares, mas inferior a 600 milhões de dólares.
E) superior a 600 milhões de dólares.
Questão 04 sobre médias. (Enem–2010) Em sete de abril de 2004, um jornal publicou o ranking de desmatamento, conforme gráfico, da chamada Amazônia Legal, integrada por nove estados.
Disponível em: www.folhaonline.com.br. Acesso em: 30 abr. 2010 (Adaptação).
Considerando-se que até 2009 o desmatamento cresceu 10,5% em relação aos dados de 2004, o desmatamento médio por estado em 2009 está entre:
A) 100 km2 e 900 km2.
B) 1 000 km2 e 2 700 km2.
C) 2 800 km2 e 3 200 km2.
D) 3 300 km2 e 4 000 km2.
E) 4 100 km2 e 5 800 km2.
Questão 05. (FUVEST-SP) A distribuição das idades dos alunos de uma classe é dada pelo gráfico adiante. Qual das alternativas representa MelhoR a média de idades dos alunos?
A) 16 anos e 10 meses
B) 17 anos e 1 mês
C) 17 anos e 5 meses
D) 18 anos e 6 meses
E) 19 anos e 2 meses
Questão 06. (Enem–2005) Um pátio de grandes dimensões será revestido por pastilhas quadradas brancas e pretas, segundo o padrão representado a seguir, que será repetido em toda a extensão do pátio.
As pastilhas de cor branca custam R$ 8,00 por metro quadrado e as de cor preta, R$ 10,00. O custo por metro quadrado do revestimento será de:
A) R$ 8,20.
B) R$ 8,40.
C) R$ 8,60.
D) R$ 8,80.
E) R$ 9,00.
Questão 07 sobre médias. (VUNESP) O gráfico representa, em milhares de toneladas, a produção no estado de São Paulo de um determinado produto agrícola entre os anos de 1990 e 1998.
Analisando o gráfico, observa-se que a produção:
A) foi crescente entre 1992 e 1995.
B) teve média de 40 mil toneladas ao ano.
C) em 1993 teve acréscimo de 30% em relação ao ano anterior.
D) a partir de 1995 foi decrescente.
E) teve média de 50 mil toneladas ao ano.
Questão 08. (Enem–1999) Um sistema de radar é programado para registrar automaticamente a velocidade de todos os veículos trafegando por uma avenida, onde passam em média 300 veículos por hora, sendo 55 km/h a máxima velocidade permitida. Um levantamento estatístico dos registros do radar permitiu a elaboração da distribuição percentual de veículos de acordo com sua velocidade aproximada.
A velocidade média dos veículos que trafegam nessa avenida é de:
A) 35 km/h.
B) 44 km/h.
C) 55 km/h.
D) 76 km/h.
E) 85 km/h.
Questão 09. (Enem–2009) A tabela mostra alguns dados da emissão de dióxido de carbono de uma fábrica em função do número de toneladas produzidas.
produção (em toneladas) | emissão de dióxido de carbono (em partes por milhão – p.p.m.) |
1,1 | 2,14 |
1,2 | 2,30 |
1,3 | 2,46 |
1,4 | 2,64 |
1,5 | 2,83 |
1,6 | 3,03 |
1,7 | 3,25 |
1,8 | 3,48 |
1,9 | 3,73 |
2,0 | 4,00 |
Cadernos do Gestar II. Matemática TP3. Disponível em: <www.gov.br>. Acesso em: 14 jul. 2009.
Os dados na tabela indicam que a taxa média de variação entre a emissão de dióxido de carbono (em p.p.m.) e a produção (em toneladas) é:
A) inferior a 0,18.
B) superior a 0,18 e inferior a 0,50.
C) superior a 0,50 e inferior a 1,50.
D) superior a 1,50 e inferior a 2,80.
E) superior a 2,80.
Questão 10 sobre médias. (UERJ) Seis caixas-d’água cilíndricas iguais estão assentadas no mesmo piso plano e ligadas por registros R situados nas suas bases, como sugere a figura a seguir:
Após a abertura de todos os registros, as caixas ficaram com os níveis de água no mesmo plano. A altura desses níveis, em dm, equivale a:
A) 6,0
B) 6,5
C) 7,0
D) 7,5
Questão 11. (Enem–2009) Nos últimos anos, o aumento da população, aliado ao crescente consumo de água, tem gerado inúmeras preocupações, incluindo o uso desta na produção de alimentos. O gráfico mostra a quantidade de litros de água necessária para a produção de 1 kg de alguns alimentos.
Com base no gráfico, para a produção de 100 kg de milho, 100 kg de trigo, 100 kg de arroz, 100 kg de carne de porco e 600 kg de carne de boi, a quantidade média necessária de água, por quilograma de alimento produzido, é aproximadamente igual a:
A) 415 litros por quilograma.
B) 11 200 litros por quilograma.
C) 27 000 litros por quilograma.
D) 2 240 000 litros por quilograma.
E) 2 700 000 litros por quilograma.
>>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.
Gabarito com as respostas das 10 Atividades sobre Médias para Ensino Médio e Fundamental:
01. A;
02. A) 5 120 candidatos
B) Não. A nota média é igual a 2,30.
03. D;
04. C;
05. C;
06. B;
07. E;
08. B;
09. D;
10. C;
11. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína