Questão 01 sobre o Reino Bactéria: (FGV-SP) São frequentes os surtos de leptospirose nas zonas urbanas das grandes cidades, especialmente quando das enchentes causadas pelas chuvas e transbordamento de rios. Sobre essa enfermidade, pode-se dizer que:
A) após infectar o homem, a transmissão da bactéria de pessoa a pessoa passa a constituir a mais importante forma de propagação da enfermidade.
B) em regiões sujeitas a inundações sazonais, a vacinação preventiva da população deve ser instituída antes do período das chuvas.
C) a principal forma de contágio é pelo contato da pele e / ou mucosas com água contaminada com urina de animais.
D) a vacinação dos animais domésticos é imprescindível para o controle da doença na população humana.
E) seu tratamento é apenas sintomático, uma vez que não há medicação adequada para as infecções virais.
Questão 02. (UFMG) Dona Margarida observou que uma lata de sardinha estava estufada e resolveu não consumir o seu conteúdo. Assinale a alternativa que apresenta uma justificativa INCORRETA para a atitude de dona Margarida.
A) O alimento pode conter toxinas produzidas por micro-organismos.
B) O alimento pode estar em processo de decomposição.
C) Os gases responsáveis pelo estufamento da lata são tóxicos.
D) Pode ter ocorrido falta de higiene durante o processo de embalagem.
Questão 03. (Enem–2003) Na embalagem de um antibiótico, encontra-se uma bula que, entre outras informações, explica a ação do remédio do seguinte modo: O medicamento atua por inibição da síntese proteica bacteriana.
Essa afirmação permite concluir que o antibiótico:
A) impede a fotossíntese realizada pelas bactérias causadoras da doença e, assim, elas não se alimentam e morrem.
B) altera as informações genéticas das bactérias causadoras da doença, o que impede manutenção e reprodução desses organismos.
C) dissolve as membranas das bactérias responsáveis pela doença, o que dificulta o transporte de nutrientes e provoca a morte delas.
D) elimina os vírus causadores da doença, pois estes não conseguem obter as proteínas que seriam produzidas pelas bactérias que parasitam.
E) interrompe a produção de proteínas das bactérias causadoras da doença, o que impede sua multiplicação pelo bloqueio de funções vitais.
Questão 04 sobre o Reino Bactéria: (Enem–2003) O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 100 ºC, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos.
A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto.
No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações:
I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico.
II. Produto fabricado conforme as normas da Anvisa.
III. Ecologicamente correto.
As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em:
A) II, apenas.
B) III, apenas.
C) I e II, apenas.
D) II e III, apenas.
E) I, II e III.
Questão 05. (PUC Minas) Bactérias presentes nas placas dentárias podem, como parte de seu metabolismo, produzir substâncias capazes de desmineralizar a região do esmalte em que se encontram, facilitando a penetração bacteriana e a formação da cárie. Um osso de galinha poderá ficar flexível, assim como a casca de um ovo poderá desaparecer, se os colocarmos em vinagre por determinado tempo.
Com base nos fatos anteriores e em seus conhecimentos, é possível afirmar que, EXCETO:
A) as bactérias podem ser consideradas patologias para as quais podemos adotar medidas profiláticas.
B) as bactérias utilizam os sais minerais retirados dos dentes para a síntese de sua parede.
C) o vinagre utilizado para flexibilização do osso e a remoção da casca do ovo pode ser produzido pelo metabolismo de determinadas bactérias.
D) carboidratos podem ser utilizados pelas bactérias das placas dentárias para a produção das substâncias desmineralizadoras.
Questão 06. (UFMG) O uso indiscriminado de antibióticos pode levar às seguintes consequências, EXCETO:
A) Eliminação de micro-organismos patogênicos.
B) Estimulação do sistema retículoendotelial para formação de anticorpos.
C) Aumento da ocorrência de doenças provocadas por micro-organismos resistentes aos antibióticos.
D) Eliminação de micro-organismos úteis ao homem.
E) Seleção de formas resistentes de micro-organismos.
Questão 07. (UDESC-SC) O esquema a seguir representa um experimento sobre a influência de soluções bactericidas de diferentes concentrações (A, B, C, D) e seus efeitos sobre populações de bactérias. As áreas claras do esquema representam o espectro de ação de cada uma das soluções, indicadas pela respectiva letra.
Analisando o esquema, é POSSÍVEL concluir que a ação bactericida de:
A) A < B > C > D.
B) A > B > C > D.
C) A = C > B > D.
D) A < C < B < D.
E) A = D < B = C.
Questão 08 sobre o Reino Bactéria: (PUC Rio–2010) Foram introduzidas em dois frascos, que continham um mesmo meio de cultura, quantidades idênticas de um tipo de bactéria. Após algum tempo de incubação, adicionou-se a apenas um dos frascos um antibiótico estável, de uso frequente na clínica e cuja concentração não se modificou durante todo o experimento. O gráfico a seguir representa a variação do número de bactérias vivas no meio de cultura, em função do tempo de crescimento bacteriano em cada frasco.
A observação do gráfico permite concluir que, no frasco em que se adicionou o antibiótico, ocorreu uma grande diminuição do número de bactérias e em seguida um aumento do seu crescimento. Segundo a teoria de evolução neodarwiniana, o fato observado no frasco com antibiótico tem a seguinte explicação:
A) A dose usada de antibiótico eliminou a maioria da população selecionando uma minoria resistente que voltou a crescer.
B) A dose usada de antibiótico eliminou maioria das bactérias e a minoria sobrevivente se adaptou às condições, voltando a crescer.
C) A dose usada de antibiótico provocou uma lentidão no crescimento das bactérias que, após algum tempo, adaptaram-se e voltaram a crescer.
D) A dose usada de antibiótico inibiu o crescimento da maioria das bactérias mas, após a sua desintegração, essas bactérias começaram a crescer novamente.
E) A dose usada de antibiótico estimulou a adaptação de bactérias, que demoraram mais a crescer.
Questão 09. (UEL-PR) A cólera é uma doença infecciosa aguda, caracterizada por febre, vômito e diarreia.
O agente causador é a bactéria Vibrio cholerae, que é principalmente transmitida pela:
A) picada do mosquito Aedes aegypti.
B) contaminação fecal da água e dos alimentos.
C) ingestão de carnes mal cozidas, com cistos.
D) pele, através do contato com as larvas.
E) inspiração dos esporos que atingem os pulmões.
Questão 10 sobre o Reino Bactéria: (UECE) A hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta pele e nervos. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde, o Brasil tem a segunda maior endemicidade do mundo, ficando atrás apenas da Índia. O agente causador dessa doença é um bacilo denominado Mycobacterium leprae.
Entre as doenças relacionadas a seguir, a que possui agente etiológico pertencente ao mesmo gênero da hanseníase é o (a):
A) tuberculose.
B) cólera.
C) pneumonia.
D) tétano.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios simulados sobre Microbiologia.
Gabarito com as respostas das atividades de Microbiologia sobre o Reino Bactéria:
01. C;
02. C;
03. E;
04. C;
05. B;
06. B;
07. D;
08. A;
09. B;
10. A;
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína