Concordância Nominal e Verbal Questões com Gabarito

01. Concordância Nominal e Verbal: (TRE/AL – TÉCNICO JUDICIÁRIO – FCC/2010) A concordância verbal e nominal está inteiramente correta na frase:

(A) A sociedade deve reconhecer os princípios e valores que determinam as escolhas dos governantes, para conferir legitimidade a suas decisões.
(B) A confiança dos cidadãos em seus dirigentes devem ser embasados na percepção dos valores e princípios que regem a prática política.
(C) Eleições livres e diretas é garantia de um verdadeiro regime democrático, em que se respeita tanto as liberdades individuais quanto as coletivas.
(D) As instituições fundamentais de um regime democrático não pode estar subordinado às ordens indiscriminadas de um único poder central.
(E) O interesse de todos os cidadãos estão voltados para o momento eleitoral, que expõem as diferentes opiniões existentes na sociedade


02. (Agente Técnico – FCC – 2013). As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas em:

A) Alguns dos aspectos mais desejáveis de uma boa leitura, que satisfaça aos leitores e seja veículo de aprimoramento intelectual, estão na capacidade de criação do autor, mediante palavras, sua matéria-prima.
B) Obras que se considera clássicas na literatura sempre delineia novos caminhos, pois é capaz de encantar o leitor ao ultrapassar os limites da época em que vivem seus autores, gênios no domínio das palavras, sua matéria-prima.
C) A palavra, matéria-prima de poetas e romancistas, lhe permitem criar todo um mundo de ficção, em que personagens se transformam em seres vivos a acompanhar os leitores, numa verdadeira interação
com a realidade.
D) As possibilidades de comunicação entre autor e leitor somente se realiza plenamente caso haja afinidade de ideias entre ambos, o que permite, ao mesmo tempo, o crescimento intelectual deste último e o prazer da leitura.
E) Consta, na literatura mundial, obras-primas que constitui leitura obrigatória e se tornam referências por seu conteúdo que ultrapassa os limites de tempo e de época.



03. Concordância Nominal e Verbal: (Escrevente TJ-SP – Vunesp/2012) Leia o texto para responder à questão.
_________
dúvidas sobre o crescimento verde. Primeiro, não está claro até onde pode realmente chegar uma política baseada em melhorar a eficiência sem preços adequados para o carbono, a água e (na maioria dos países pobres) a terra. É verdade que mesmo que a ameaça dos preços do carbono e da água em si ___________diferença, as companhias não podem suportar ter de pagar, de repente, digamos, 40 dólares por tonelada de carbono, sem qualquer preparação. Portanto, elas começam a usar preços- -sombra. Ainda assim, ninguém encontrou até agora uma maneira de quantificar adequadamente os insumos básicos. E sem eles a maioria das políticas de crescimento verde sempre ___________ a segunda opção.
(Carta Capital, 27.06.2012. Adaptado)

De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, as lacunas do texto devem ser preenchidas, correta e respectivamente, com:
(A) Restam… faça… será
(B) Resta… faz… será
(C) Restam… faz… serão
(D) Restam… façam… serão
(E) Resta… fazem… será



04 (Escrevente TJ SP – Vunesp/2012) Assinale a alternativa em que o trecho
Ainda assim, ninguém encontrou até agora uma maneira de quantificar adequadamente os insumos básicos.– está corretamente reescrito, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

(A) Ainda assim, temos certeza que ninguém encontrou até agora uma maneira adequada de se quantificar os insumos básicos.
(B) Ainda assim, temos certeza de que ninguém encontrou até agora uma maneira adequada de os insumos básicos ser quantificados.
(C) Ainda assim, temos certeza que ninguém encontrou até agora uma maneira adequada para que os insumos básicos sejam quantificado.
(D) Ainda assim, temos certeza de que ninguém encontrou até agora uma maneira adequada para que os insumos básicos seja quantificado.
(E) Ainda assim, temos certeza de que ninguém encontrou até agora uma maneira adequada de se quantificarem os insumos básicos.


05. Concordância Nominal e Verbal: (FUNDAÇÃO CASA/SP – AGENTE ADMINISTRATIVO – VUNESP/2011 – ADAPTADA) Observe as frases do texto:

I. Cerca de 75 por cento dos países obtêm nota negativa…
II. … à Venezuela, de Chávez, que obtém a pior classificação do continente americano (2,0)..
.

Assim como ocorre com o verbo “obter” nas frases I e II, a concordância segue as mesmas regras, na ordem dos exemplos, em:
(A) Todas as pessoas têm boas perspectivas para o próximo ano. Será que alguém tem opinião diferente da maioria?
(B) Vem muita gente prestigiar as nossas festas juninas. Vêm pessoas  e muito longe para brincar de quadrilha.
(C) Pouca gente quis voltar mais cedo para casa. Quase todos quiseram ficar até o nascer do sol na praia.
(D) Existem pessoas bem intencionadas por aqui, mas também existem umas que não merecem nossa atenção.
(E) Aqueles que não atrapalham muito ajudam.



06. Concordância Nominal e Verbal: (TRF – 5ª REGIÃO – TÉCNICO JUDICIÁRIO – FCC/2012)
Os folheteiros vivem em feiras, mercados, praças e locais de peregrinação.

O verbo da frase acima NÃO pode ser mantido no plural caso o segmento grifado seja substituído por:
(A) Há folheteiros que
(B) A maior parte dos folheteiros
(C) O folheteiro e sua família
(D) O grosso dos folheteiros
(E) Cada um dos folheteiros



07. (TRF – 5ª REGIÃO – TÉCNICO JUDICIÁRIO – FCC/2012) Todas as formas verbais estão corretamente flexionadas em:

(A) Enquanto não se disporem a considerar o cordel sem preconceitos, as pessoas não serão capazes de fruir dessas criações poéticas tão originais.
(B) Ainda que nem sempre detenha o mesmo status atribuído à arte erudita, o cordel vem sendo estudado hoje nas melhores universidades do país.
(C) Rodolfo Coelho Cavalcante deve ter percebido que a situação dos cordelistas não mudaria a não ser que eles mesmos requizessem o respeito que faziam por merecer.
(D) Se não proveem do preconceito, a desvalorização e a pouca visibilidade dessa arte popular tão rica só pode ser resultado do puro e simples desconhecimento.
(E) Rodolfo Coelho Cavalcante entreveu que os problemas dos cordelistas estavam diretamente ligados à falta de representatividade.



08. Concordância Nominal e Verbal: (TRF – 4ª REGIÃO – TÉCNICO JUDICIÁRIO – FCC/2010). Observam-se corretamente as regras de concordância verbal e nominal em:

a) O desenraizamento, não só entre intelectuais como entre os mais diversos tipos de pessoas, das mais sofisticadas às mais humildes, são cada vez mais comuns nos dias de hoje.
b) A importância de intelectuais como Edward Said e Tony Judt, que não se furtaram ao debate sobre questões polêmicas de seu tempo, não estão apenas nos livros que escreveram.
c) Nada indica que o conflito no Oriente Médio entre árabes e judeus, responsável por tantas mortes e tanto sofrimento, estejam próximos de serem resolvidos ou pelo menos de terem alguma trégua.
d) Intelectuais que têm compromisso apenas com a verdade, ainda que conscientes de que esta é até certo ponto relativa, costumam encontrar muito mais detratores que admiradores.
e) No final do século XX já não se via muitos intelectuais e escritores como Edward Said, que não apenas era notícia pelos livros que publicavam como pelas posições que corajosamente assumiam.


09. (TRF – 2ª REGIÃO – TÉCNICO JUDICIÁRIO – FCC/2012). O verbo que, dadas as alterações entre parênteses propostas para o segmento grifado, deverá ser colocado no plural, está em:

(A) Não há dúvida de que o estilo de vida… (dúvidas)
(B)
o que não se sabe… (ninguém nas regiões do planeta)
(C)
o consumo mundial não dá sinal de trégua… (O consumo mundial de barris de petróleo)
(D)
um aumento elevado no preço do óleo reflete-se no custo da matéria-prima… (Constantes aumentos)
(E) o tema das mudanças climáticas pressiona os esforços mundiais… (a preocupação em torno das mudanças climáticas)



10. Concordância Nominal e Verbal: (CETESB/SP – ESCRITURÁRIO – VUNESP/2013) Assinale a alternativa em que a concordância das formas verbais destacadas está de acordo com a norma-padrão da língua.

(A) Fazem dez anos que deixei de trabalhar em higienização subterrânea.
(B) Ainda
existe muitas pessoas que discriminam os trabalhadores da área de limpeza.
(C) No trabalho em meio a tanta sujeira,
havia altos riscos de se contrair alguma doença.
(D) Eu passava a manhã no subterrâneo: quando
era sete da manhã, eu já estava fazendo meu serviço.
(E) As companhias de limpeza, apenas recentemente,
começou a adotar medidas mais rigorosas para a proteção de seus funcionários.

🔵 >>> Confira nossa lista com todos os exercícios de Língua Portuguesa.


Gabarito com as respostas das questões de português sobre Concordância Nominal e Verbal:

Resposta da questão 01. A;

Resposta da questão 02. A;

Resposta da questão 03. A;

Resposta da questão 04. E;

Resposta da questão 05. A;

Resposta da questão 06. E;

Resposta da questão 07. B;

Resposta da questão 08. D;

Resposta da questão 09. D;

Resposta da questão 10. C

2 comentários em “Concordância Nominal e Verbal Questões com Gabarito”

Deixe um comentário