Lista com 10 atividades de Língua Portuguesa sobre o Estilo Barroco para o ir bem no Enem, Vestibular e Concurso Público!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: (UFSCar-SP) O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa, em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias; e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados; e nestes seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam, e todas passam; e nestes é pisada a palavra de Deus, porque ou a desatendem, ou a desprezam. Finalmente, a terra boa são os corações bons, ou os homens de bom coração; e nestes prende e frutifica a palavra divina, com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um […]
Padre Vieira. “Sermão da Sexagésima”.
Pode-se dizer que os sermões de Vieira revestem-se de um jogo intelectual no qual se vê o prazer estético do autor para pregar a palavra de Deus, por meio de uma linguagem altamente elaborada.
A) Um dos recursos bastante utilizados por Vieira é o de disseminação e recolha, por meio do qual o autor “lança” os elementos e depois os retoma, um a um, explicando-os. TRANSCREVA o período em que Vieira faz esse lançamento dos elementos e INDIQUE os termos aos quais eles vão sendo comparados.
B) EXPLIQUE que comparação conduz o fio argumentativo do Padre Vieira nesse trecho.
Questão 02. (UFSM-RS) Leia o trecho de um sermão do Padre Antônio Vieira.
Será porventura o estilo que hoje se usa nos púlpitos um estilo tão empeçado, um estilo tão dificultoso, um estilo tão afetado, um estilo tão encontrado a toda parte e a toda a natureza? O estilo há de ser muito fácil e muito natural. Compara Cristo o pregar e o semear, porque o semear é uma arte que tem mais de natureza que de arte.
O objetivo do autor é:
A) destacar que a naturalidade – propriedade da natureza – pode tornar mais claro o estilo das pregações religiosas.
B) salientar que o estilo usado na Igreja, naquela época, não era afetado nem dificultoso.
C) argumentar que a lição de Cristo é desnecessária para os objetivos da pregação religiosa.
D) lamentar o fato de os sermões serem dirigidos dos púlpitos, excluindo da audiência as pessoas que ficavam fora da Igreja.
E) mostrar que, segundo o exemplo de Cristo, pregar e semear afetam o estilo, porque são práticas inconciliáveis.
Questão 03 com Exercícios sobre o Estilo Barroco: (UFV-MG) Leia o soneto a seguir, de autoria de Gregório de Matos.
Pequei, Senhor, mas não porque hei pecado,
Da vossa piedade me despido,
Porque quanto mais tenho delinquido,
Vos tenho a perdoar mais empenhado.
Se basta a vos irar tanto pecado,
A abrandar-vos sobeja um só gemido,
Que a mesma culpa, que vos há ofendido,
Vos tem para o perdão lisonjeado.
Se uma ovelha perdida, e já cobrada
Glória tal e prazer tão repentino
vos deu, como afirmais na Sacra História:
eu sou, Senhor, a ovelha desgarrada,
Cobrai-a, e não queiras, Pastor divino,
Perder na vossa ovelha a vossa glória.
DIMAS, Antônio. Seleção de textos, notas, estudos biográficos, histórico e crítico. 2. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 141.
Assinale a alternativa INCORRETA.
A) No jogo de antíteses, o poeta vê-se como culpado, mas também como ovelha indispensável ao Pastor Divino.
B) O argumento do poeta, arrependido, contrói-se pelo jogo de ideias, ou seja, o cultismo.
C) O poeta recorre ao texto bíblico para justificar, perante Deus, a necessidade de ser perdoado.
D) Segundo o poeta, o perdão de sua culpa favorecia a ambos: tanto ao culpado, quanto ao Pastor Divino.
E) O poeta busca, em sua linguagem dualista, conciliar, poeticamente, fé e razão.
Questão 04. UFPB-PSS
“Sermão vigésimo sétimo
Os senhores poucos, os escravos muitos; os senhores rompendo galas, os escravos despidos e nus; os senhores banqueteando, os escravos perecendo à fome; os senhores nadando em ouro e prata, os escravos carregados de ferros; os senhores tratando-os como brutos, os escravos adorando-os e temendo-os como deuses; os senhores em pé apontando para o açoite, como estátuas da soberba e da tirania, os escravos prostrados com as mãos atadas atrás como imagens vilíssimas da servidão e espetáculos da extrema miséria.”
VIEIRA, Pe. Antônio. Sermão vigésimo sétimo. In: AMORA, Antônio Soares, org. Sermões, 2. ed. São Paulo: Cultrix, 1981, p. 58.
a) preferência pelos aspectos científicos da vida.
b) tentativa de reunir, num todo, realidades contraditórias.
c) angústia diante da transitoriedade da vida.
d) preferência pelos aspectos cruéis, dolorosos e sangrentos do mundo, numa tentativa de mostrar ao homem a sua miséria.
e) intenção de exprimir intensamente o sentido da existência, expressa no abuso da hipérbole.