Questão 01 sobre Relação entre Orações: (G1) Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as.
a) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.
b) “O homem ao meu lado acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela”. (Stanislaw Ponte Preta)
c) Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.
d) A criança ora cantava, ora se punha a correr pela sala.
Questão 02 (UEL) Ele pensava numa nova edição do seu romance pela mesma editora; NÃO, PODERIA, POIS, TER RESCINDIDO O CONTRATO COM ELA.” A oração destacada classifica-se como:
a) subordinada adverbial final.
b) subordinada adverbial consecutiva.
c) subordinada adverbial condicional.
d) coordenada assindética explicativa.
e) coordenada sindética conclusiva.
Questão 03 sobre Relação entre Orações: (FUVEST) Considerando-se a relação lógica existente entre os dois segmentos dos provérbios adiante citados, o espaço pontilhado NÃO poderá ser corretamente preenchido pela conjunção MAS, apenas em:
a) Morre o homem, (…) fica a fama.
b) Reino com novo rei (…) povo com nova lei.
c) Por fora bela viola, (…) por dentro pão bolorento.
d) Amigos, amigos! (…) negócios à parte.
e) A palavra é de prata, (…) o silêncio é de ouro.
Questão 04 sobre Relação entre Orações: (ESPCEX-AMAN) Leia os versos abaixo e assinale a alternativa que apresenta o mesmo emprego das vírgulas no primeiro verso.
“Torce, aprimora, alteia, lima
A frase; e, enfim,”
(Olavo Bilac)
a) “E, ao vir do sol, saudoso e em pranto”
b) “O alvo cristal, a pedra rara,/ O ônix prefro.”
c) “Acendeu um cigarro, cruzou as pernas, estalou as unhas,…”
d) “Uns diziam que se matou, outros, que fora para o Acre.”
e) “Mocidade ociosa, velhice vergonhosa.”
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
Pneumotórax
Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.
A vida inteira que podia ter sido e que não foi.
Tosse, tosse, tosse.
Mandou chamar o médico:
– Diga trinta e três.
– Trinta e três… trinta e três… trinta e três…
– Respire.
– O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.
– Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?
– Não. A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.
(Manuel Bandeira, Libertinagem)
Questão 05 sobre Relação entre Orações: (UNIFESP) Em uma de suas ocorrências, no poema “Pneumotórax”, a conjunção “e” poderia ser substituída por “mas”, sem prejuízo semântico. Essa possibilidade verifca-se em
a) dispneia, e suores noturnos.
b) trinta e três… trinta e três.
c) Diga trinta e três.
d) pulmão esquerdo e o pulmão direito…
e) ter sido e que não foi.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO
A incapacidade de ser verdadeiro
Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas.
A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Desta vez Paulo não só fcou sem a sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico. Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça:
– Não há o que fazer, Dona Coló. Este menino é mesmo um caso de poesia.
(ANDRADE, Carlos Drummond de. O sorvete e outras histórias. São Paulo: Ática, 1993)
Questão 06. (INSPER) O período “Desta vez Paulo não só ficou sem a sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias” foi corretamente parafraseado em
a) Desta vez Paulo ficou sem a sobremesa porque foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
b) Desta vez Paulo não ficou sem a sobremesa, contudo foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
c) Desta vez Paulo não ficou sem a sobremesa, portanto foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
d) Desta vez Paulo ficou sem a sobremesa e foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
e) Desta vez Paulo ficou sem a sobremesa, quando foi proibido de jogar futebol durante quinze dias.
TEXTO PARA AS PRÓXIMAS 2 QUESTÕES
Transforma-se o amador na cousa amada,
por virtude do muito imaginar;
não tenho, logo, mais que desejar,
pois em mim tenho a parte desejada.
Se nela está minh’alma transformada,
que mais deseja o corpo de alcançar?
Em si somente pode descansar,
pois consigo tal alma está liada.
Mas esta linda e pura semideia,
que, como um acidente em seu sujeito,
assim com a alma minha se conforma,
está no pensamento como ideia:
e o vivo e puro amor de que sou feito,
como a matéria simples busca a forma.
(Camões, ed. A. J. da Costa Pimpão)
Questão 07 sobre Relação entre Orações: (FUVEST) A relação semântica expressa pelo termo LOGO no verso “Não tenho, LOGO, mais que desejar” ocorre igualmente em:
a) Não se lembrou de ter um retrato do menino. E LOGO o retrato que tanto desejara.
b) Acendia, tão LOGO anoitecia, um candeeiro de querosene.
c) É um ser humano, LOGO merece nosso respeito.
d) E era LOGO ele que chegava a esta conclusão.
e) Adoeceu, e LOGO naquele mês, quando estava cheio de compromissos.
Questão 08. (FUVEST) A conjunção MAS, que aparece no início do primeiro terceto, é usada para:
a) apresentar uma síntese das ideias contidas nos quartetos, que funcionam como tese e antítese.
b) opor à satisfação expressa nos quartetos a insatisfação trazida por uma ideia incompleta e pelo conformismo.
c) substituir o conectivo E, assumindo valor aditivo, já que não há oposição entre os quartetos e os tercetos.
d) iniciar um pensamento conclusivo, podendo ser substituído pelo conectivo PORTANTO.
e) introduzir uma ressalva em relação às ideias que foram expressas nos quartetos.
TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO