Início / Química / Atividades de Química sobre Titulometria

Atividades de Química sobre Titulometria

1) Titulometria: (PUC-PR/2003) Uma solução de ácido sulfúrico é titulada com outra solução 0,20 molar de NaOH. Quantos mL da solução básica serão necessários para neutralizar completamente 0,098 g deste ácido?

(Dados: H = 1,00 g/mol; O = 16,00 g/mol; Na = 23,00 g/mol; S = 32,00 g/mol.)

a) 5,00 mL. d) 15,00 mL.

b) 2,50 mL. e) 20,00 mL.

c) 10,00 mL.

 

 

2) Titulometria: (UFPE/2003) A solubilidade do oxalato de cálcio a 20°C é de 33,0 g por 100 g de água. Qual a massa, em gramas, de CaC2O4 depositada no fundo do recipiente quando 100 g de CaC2O4 (s) são adicionados em 200 g de água a 20°C?

 

 

3) Titulometria: (Cesgranrio/2002) A contaminação ambiental tem sido uma fonte de problemas e doenças em diversas comunidades. Um relatório aponta a contaminação de, pelo menos, 150 pessoas em Paulínia, São Paulo.

Dezoito delas apresentaram tumores no fígado e na tireoide. Todas teriam sido contaminadas por substâncias usadas na fabricação de pesticidas. Dr. Anthony Wong, pediatra e diretor do Centro de Assistência de Toxicologia, do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, afrma que a intenção não é criar pânico na população, mas é necessário ter muita cautela, porque há substâncias, como o benzeno, clorobenzeno e metil-etilcetona (butanona), perigosas para mulheres grávidas, crianças e idosos, que são os mais vulneráveis. Além disso, vapores tóxicos do clorobenzeno afetam o rim e o fígado. Fez, ainda, um outro alerta: as pessoas não sentem o cheiro porque a sua concentração na fase gasosa é pequena. Ambientalistas lutam para que o índice ideal de exposição ao benzeno seja 0,1 ppm.

A concentração de uma solução, em ppm, pode ser expressa na forma de miligramas de soluto em 1 litro de solução. Numa atmosfera, para se chegar ao nível de concentração ideal de exposição ao benzeno, desejado pelos ambientalistas, a quantidade máxima desse composto cancerígeno, em gramas, que pode estar presente em um ambiente de 10.000 L é igual a:

a) 0,10.

b) 0,81.

c) 1,0.

d) 1,67.

e) 10.

 

 

(Enem/2003) O texto abaixo refere-se às questões 8 e 9.

O botulismo, intoxicação alimentar que pode levar à morte, é causado por toxinas produzidas por certas bactérias, cuja reprodução ocorre nas seguintes condições: é inibida por pH inferior a 4,5 (meio ácido), temperaturas próximas a 100°C, concentrações de sal superiores a 10% e presença de nitritos e nitratos como aditivos.

 

4) Titulometria: A ocorrência de casos recentes de botulismo em consumidores de palmito em conserva levou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) a implementar normas para a fabricação e comercialização do produto. No rótulo de uma determinada marca de palmito em conserva, encontram-se as seguintes informações:

I. Ingredientes: Palmito açaí, sal diluído a 12% em água, ácido cítrico;

II. Produto fabricado conforme as normas da ANVISA;

III. Ecologicamente correto.

As informações do rótulo que têm relação com as medidas contra o botulismo estão contidas em

a) II, apenas. d) II e III, apenas.

b) III, apenas. e) I, II e III.

c) I e II, apenas.

 

 

5) Titulometria: Levando-se em conta os fatores que favorecem a reprodução das bactérias responsáveis pelo botulismo, conclui-se que as toxinas que o causam têm maior chance de serem encontradas:

a) em conservas com concentração de 2 g de sal em 100 g de água.

b) nas linguiças fabricadas com nitrito e nitrato de sódio.

c) nos alimentos logo após terem sido fervidos.

d) no suco de limão, cujo pH varia de 2,5 a 3,6.

e) no charque (carne salgada e seca ao sol).

 

Eletroquímica o Estudo das Pilhas.

 

6) Titulometria: (PUC-SP/07) Dado: coloração do indicador azul de bromotimol

pH < 6 → solução amarela

6 < pH < 8 → solução verde

pH > 8 → solução azul

Em um béquer foram colocados 20,0 mL de solução aquosa de hidróxido de sódio (NaOH) de concentração 0,10 mol/L e algumas gotas do indicador azul de bromotimol. Com auxílio de uma bureta foram adicionados 20,0 mL de uma solução aquosa de ácido sulfúrico (H2SO4) de concentração 0,10 mol/L.

A cada alíquota de 1,0 mL adicionada, a mistura resultante era homogeneizada e a condutibilidade da solução era verificada através de um sistema bastante simples e comum em laboratórios de ensino médio. Uma lâmpada presente no sistema acende quando em contato com um material condutor, como água do mar ou metais, e não acende em contato com materiais isolantes, como água destilada, madeira ou vidro.

A respeito do experimento, é correto afirmar que:

a) após a adição de 10,0 mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração azul e a lâmpada acende.

b) após a adição de 10,0 mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração verde e a lâmpada não acende.

c) após a adição de 12,0 mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração azul e a lâmpada acende.

d) após a adição de 12,0 mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração amarela e a lâmpada acende.

e) após a adição de 20,0 mL da solução de H2SO4, a solução apresenta coloração verde e a lâmpada não acende.

 

 

7) (PUC-Rio/07) Considere a reação de 100 mL de uma solução aquosa 1,0 × 10-1 mol ⋅ L-1 de H2SO4 com 200 mL de solução aquosa 2,0 × 10-2 mol ⋅ L-1 de Ca(OH)2, segundo a equação:

H2SO4(aq) + Ca(OH)2(aq) → CaSO4(s) + 2 H2O(l)

Assinale a alternativa que indica, com maior aproximação, a quantidade máxima de CaSO4, que pode ser obtida nessa reação.

a) 0,002 mol.

b) 0,004 mol.

c) 0,006 mol.

d) 0,01 mol.

e) 0,08 mol.

 

 

8) (UFC/07) Em um balão volumétrico, foram colocados 6 g de hidróxido de sódio impuro e água destilada até completar um volume de 250 mL. Para a neutralização completa de 50 mL desta solução, foram necessários 60 mL de H2SO4 0,1 mol ⋅ L–1. Sabendo que as impurezas existentes são inertes na presença de H2SO4, o percentual de pureza do hidróxido de sódio utilizado é igual a:

a) 10. d) 60.

b) 20. e) 80.

c) 40.

 

 

9) (Unicamp/07) O boro é um micronutriente para plantas com importante papel no processo de germinação e na formação de frutos, de grãos e de sementes. A solubilidade dos sais de boro em água constitui um problema para a correção da defciência desse elemento, que é facilmente “arrastado” pela chuva. Esse problema pode ser contornado pelo uso de materiais que adsorvam os sais de boro, liberando-os lentamente para a umidade do solo. O gráfco a seguir mostra a quantidade de boro adsorvido (Y/m) por alguns materiais em função da concentração do boro em solução aquosa.

 

De acordo com o gráfico:

a) Dos materiais em questão, qual é o mais eficiente para a retenção do boro? Justifique sua resposta.

b) Para uma concentração de boro de 600 mmol mL1, quanto o material do item “a” adsorve a mais que o solo em mmol de boro por tonelada?

c) Entre as concentrações de 300 e 600 mmol mL1, as adsorções podem ser descritas, aproximadamente, por retas. Levando isso em conta, escreva, para o caso da lama de esgoto, a equação da reta que correlaciona Y/m com C.

 

 

10) (Uerj/2010) Em processos de gravação de letras e figuras em peças de vidro, o ácido fluorídrico reage com o dióxido de silício, principal constituinte do vidro, de acordo com a seguinte equação:

SiO2(s) + 4 HF(aq) → SiF4(g) + 2 H2O(l)

Na gravação de letras em uma determinada peça de vidro, foi empregada uma solução aquosa de HF com concentração de 2,0 mol ⋅ L–1, verifcando-se a formação de 1,12 L de SiF4, medidos nas CNTP. O volume, em mililitros, de solução ácida utilizado correspondeu a:

a) 50 c) 150

b) 100 d) 200

 

🔵 >>> Veja a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios de química sobre Titulometria:

1) c; 2) 34; 3) c; 4) c; 5) a; 6) d; 7) b; 8) c;

 

9) a) A zeólita é o material que apresenta maior efciência para a retenção de boro, pois é o que apresenta maior valor de adsorção Y/m para qualquer concentração de boro.

b) Adsorve 37,5 . 103 mmol por tonelada.

c) A equação da reta é Y/m = 0,125 C + 25.

 

10) b

Veja também:

simulado com atividades de química sobre Teoria Quântica Moderna

A Teoria Quântica Moderna Questões Respondidas

01. Teoria Quântica Moderna: (UFMG) O modelo atômico atual apresenta uma descrição probabilística para os …

atividades e questões sobre a Antiga Teoria Quântica com gabarito

A Antiga Teoria Quântica Atividades Respondidas

01. Antiga Teoria Quântica: (Fafeod-MG) O desenho a seguir representa o espectro atômico do elemento …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.