Simulado sobre Solução Tampão e Hidrólise Salina

01. Solução Tampão e Hidrólise Salina: (FUVEST-SP–2010) Um botânico observou que uma mesma espécie de planta podia gerar flores azuis ou rosadas. Decidiu então estudar se a natureza do solo poderia influenciar a cor das flores. Para isso, fez alguns experimentos e anotou as seguintes observações:
I. Transplantada para um solo cujo pH era 5,6, uma planta com flores rosadas passou a gerar flores azuis.
II. Ao adicionar um pouco de nitrato de sódio ao solo, em que estava a planta com flores azuis, a cor das flores permaneceu a mesma.
III. Ao adicionar calcário moído (CaCO3) ao solo, em que estava a planta com flores azuis, ela passou a gerar flores rosadas.
Considerando essas observações, o botânico pôde concluir que:
A) em um solo mais ácido do que aquele de pH 5,6, as flores da planta seriam azuis.
B) a adição de solução diluída de NaCℓ ao solo, de pH 5,6, faria a planta gerar flores rosadas.
C) a adição de solução diluída de NaHCO3 ao solo, em que está a planta com flores rosadas, faria com que ela gerasse flores azuis.
D) em um solo de pH 5,0, a planta com flores azuis geraria flores rosadas.
E) a adição de solução diluída de Aℓ(NO3)3 ao solo, em que está uma planta com flores azuis, faria com que ela gerasse flores rosadas.

 

 

02. O sangue é tamponado principalmente pelo sistema HCO3/H2CO3 (Ka = 4,2×10-7). O pH normal do sangue é 7,40. Qual é a razão [H2CO3]/[HCO3]?
A) 1 000
B) 100
C) 10
D) 1
E) 0,1

 

 

03. (UFU–2011) Pessoas que passam por tratamento quimioterápico e radioterápico têm um grande desconforto causado pela baixa salivação (xerostomia). Uma solução para isso é encontrada pelo uso da saliva artificial que nada mais é do que um lubrificante oral, cuja finalidade é garantir que o funcionamento da cavidade oral continue estável. Na saliva, o sistema-tampão mais importante é o sistema ácido carbônico / bicarbonato. A concentração do íon bicarbonato depende fortemente do fluxo salivar e a termodinâmica desse sistema é complicada pelo fato de envolver o gás carbônico dissolvido na saliva.
O equilíbrio completo simplificado (no qual a enzima anidrase carbônica, que está presente na saliva, catalisa a reação, formando dióxido de carbono do ácido carbônico e vice-versa) pode ser escrito da seguinte forma:
1) CO2(g)+ H2O(ℓ) H2CO3(aq)
2) H2CO3(aq) + H2O(ℓ) HCO3–(aq) + H3O+(aq)
A partir do texto e de seus conhecimentos de química, assinale a alternativa INCORRETA.
A) O aumento da concentração do ácido carbônico na reação 1 causará maior saída de dióxido de carbono da saliva.
B) A redução da quantidade de água na reação 2 facilita o aumento da concentração de íon bicarbonato.
C) A solução-tampão representada pelas reações mantém o pH, praticamente, inalterado.
D) O equilíbrio químico da primeira equação pode ser escrito por K

 

 

04. (Unimontes-MG–2010 / Adaptado) Muitos fármacos são ácidos ou bases fracas e podem estar presentes em solução sob duas formas: ionizadas e não ionizadas. A porção não ionizada, ao contrário da ionizada, é geralmente lipossolúvel, podendo difundir-se através da membrana celular. O grau de ionização do eletrólito fraco depende do pKa e pode ser avaliado através da expressão:
pKa = pH + log
Considerando que o pKa da papaverina é igual a 6,4 e os valores de pH do suco gástrico, intestino e plasma são, respectivamente, 1,4, 7,4 e 7,4, é CORRETO o que se afirma em:
A) No intestino, a papaverina será encontrada mais sob a forma molecular.
B) A difusão no sentido sangue-conteúdo estomacal ocorre totalmente.
C) No estômago, prevalecerá a forma ionizada, não lipossolúvel.
D) A absorção da papaverina será, principalmente, no estômago.

 

 

05. Solução Tampão e Hidrólise Salina: (PUC-Campinas-SP) Leia o texto a seguir:
Mares absorvem grande parte do CO2 concentrado na atmosfera, tornando-se mais ácidos e quentes, segundo cientistas.
A Royal Society, do Reino Unido, começou um estudo para medir os níveis de acidez dos oceanos sob a influência do aumento da concentração de dióxido de carbono. O CO2 concentrado na atmosfera é responsável pelo efeito estufa.
Na água, elevando a acidez, o gás interfere na vida de corais e seres dotados de concha, assim como diminui a reprodução do plâncton, comprometendo a cadeia alimentar de animais marinhos.
ESTADO DE S. PAULO, 24 ago. 2004
Em uma solução aquosa 0,10 mol.L–1 de carbonato de sódio, ocorre a hidrólise do íon carbonato.
CO32-(aq) + H2O(ℓ) HCO3(aq) + OH(aq)
Calculando-se, para essa solução, o valor de [OH–] em mol.L-1, encontra-se
Dado: Constante de hidrólise, Kh = 2,5×10-4
A) 5×10-3.
B) 4×10-3.
C) 3×10-3.
D) 2×10-3.
E) 1×10-3.

 

Simulado sobre Equilíbrio iônico de ácidos e bases.

 

06. Solução Tampão e Hidrólise Salina: (Enem–2010) O pH do solo pode variar em uma faixa significativa devido a várias causas. Por exemplo, o solo de áreas com chuvas escassas, mas com concentrações elevadas do sal solúvel carbonato de sódio (Na2CO3), torna-se básico devido à relação de hidrólise do íon carbonato, segundo o equilíbrio
CO32-(aq) + H2O(ℓ) HCO3-(aq) + OH–(aq)
Esses tipos de solos são alcalinos demais para fins agrícolas e devem ser remediados pela utilização de aditivos químicos.
BAIRD, C. Química Ambiental. São Paulo: Artmed, 1995 (Adaptação).
Suponha que, para remediar uma amostra desse tipo de solo, um técnico tenha utilizado como aditivo a cal virgem (CaO). Nesse caso, a remediação:
A) foi realizada, pois o caráter básico da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a direita, em decorrência da elevação de pH do meio.
B) foi realizada, pois o caráter ácido da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em decorrência da redução de pH do meio.
C) não foi realizada, pois o caráter ácido da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a direita, em decorrência da redução de pH do meio.
D) não foi realizada, pois o caráter básico da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em decorrência da elevação do pH do meio.
E) não foi realizada, pois o caráter neutro da cal virgem promove o deslocamento do equilíbrio descrito para a esquerda, em decorrência da manutenção de pH do meio.

 

 

07. Devido a um momento de muito estresse ou muita ansiedade, uma pessoa pode sofrer alcalose. Isto é, o pH do sangue torna-se muito elevado. Em consequência disso, podem surgir graves problemas, como espasmos musculares e convulsões. Isso porque o CO2 liberado na respiração desloca os equilíbrios sanguíneos.
CO2(g) + H2O(ℓ) H2CO3(aq) H
2CO3(aq) + H2O(ℓ) H3O+(aq) + HCO3(aq)
Em uma situação de estresse, há uma abrupta diminuição da concentração de gás carbônico no sangue devido a uma respiração mais acelerada. Um método utilizado para se evitar a alcalose é respirar o gás carbônico produzido na respiração dentro de um saco. A ação do gás carbônico evita a alcalose porque:
A) o gás carbônico é reinalado e atinge a corrente sanguínea, diminuindo o excesso de íons bicarbonato diminuindo o pH do sangue.
B) o sangue é um sistema-tampão, e a respiração dentro do saco alimenta esse tampão com CO2, não permitindo a elevação do pH.
C) o gás carbônico é reinalado e atinge a corrente sanguínea, evitando a decomposição do ácido carbônico e diminuindo o pH do sangue.
D) o sangue é um sistema ácido e a solubilização de gás carbônico, óxido de caráter ácido, torna o pH desse sistema neutro.
E) o esforço físico de reinalar o gás carbônico desacelera a respiração impossibilitando que o sangue se torne ácido.

 

 

08. (UFMG) Carbonato de sódio (Na2CO3) e bicarbonato de sódio (NaHCO 3) são componentes comuns de comprimidos antiácidos.
A acidez diminui quando ocorre qualquer uma das seguintes reações, EXCETO:
A) HCO3(aq) + H2O(ℓ) → H2O(ℓ) + CO2(g) + OH–(aq)
B) H+(aq) + CO32–(aq) → HCO3(aq)
C) H2CO3(aq) + OH–(aq) → HCO3(aq) + H2O(ℓ)
D) CO32–(aq) + H2O(ℓ) → OH–(aq) + HCO3–(aq)
E) HCO3–(aq) → CO2(g) + OH–(aq)

 

 

09. Solução Tampão e Hidrólise Salina: (FUVEST-SP) Carbonato de sódio, quando colocado em água, a 25 ºC, se dissolve.
Na 2CO3(s) + H2O(ℓ) Solução Tampão e Hidrólise Salina exercícios HCO3–(aq) + 2Na+(aq) + X
X e o pH da solução resultante devem ser:
A) CO2, maior que 7.
B) OH–(aq), maior que 7.
C) H+(aq), igual a 7.
D) CO2, igual a 7.
E) OH–(aq), menor que 7.

 

Veja também a primeira parte desta lista de exercícios.

 

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios de Química.

 

Gabarito com as respostas das questões de química sobre Solução Tampão e Hidrólise Salina:

01. A;
02. A;
03. B;
04. D;
05. A;
06. D;
07. B;
08. C;
09. B

Deixe um comentário