Noções de Probabilidade Génica 10 Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre Noções de Probabilidade: UFU-MG. O albinismo é condicionado por um alelo reces­sivo a. Um casal normal heterozigoto para o al­binismo quer saber a probabilidade de, no caso de terem 5 filhos, serem os dois primeiros filhos albinos, o terceiro normal heterozigoto e os dois últimos normais homozigotos.

a. 0,2%
b. 1%
c. 31%
d. 62%


Questão 02. Unemat-MT. Maria possui a anomalia genética autossô­mica recessiva chamada galactosemia. In­divíduos galactosêmicos apresentam, entre outras manifestações, a incapacidade de degradar a lactose existente no leite. Maria casou-se com João, homem normal, cujo pai era galactosêmico. Este casal teve dois filhos do sexo masculino e normais. Maria está grávida da terceira criança e quer saber a probabilidade de esta criança ser do sexo feminino e ter galactosemia. Assinale a al­ternativa correta.

Noções de Probabilidade Gênica 

Questão 03 sobre Noções de Probabilidade: UFSC. 0 conto Talvez a primeira e última carta, de Péricles Prade, explora a crendice de que a sétima filha de uma família de sete mulheres poderia virar bruxa, caso não se fizesse nada a respeito.
Em um trecho do referido conto, lê-se:

[…] Esqueceram-se que somos gêmeos e gêmeas iguais, absolutamente iguais, sen­do vestidas uma idêntica a outra desde o nascimento. Portanto, foi a Santa, e não eu, quem nasceu em sétimo lugar. Passei por bruxa sem razão alguma.
PRADE, Péricles. Talvez a primeira e última carta. In: CARDOZO, F.J.; MIGUEL, S. (Orgs.) 13 Cascaes. Florianópolis: Fundação Cascaes, 2008. p. 81.

Sobre o assunto, responda às questões.
a. O que são gêmeos monozigóticos?
b. O que são gêmeos dizigóticos?
c. Segundo a crendice popular, a sétima filha de uma família de sete mulheres seria uma bruxa. Determine, apresen­tando os cálculos, a probabilidade de que, em sete nascimentos sucessivos de filhos de um mesmo casal, todas as crianças sejam meninas.


Questão 04. ENEM. Anemia falciforme é uma das do­enças hereditárias mais prevalentes no Brasil, sobretudo nas regiões que rece­beram maciços contingentes de escravos africanos. E uma alteração genética, ca­racterizada por um tipo de hemoglobina mutante designada por hemoglobina S. Indivíduos com essa doença apresentam eritrócitos com formato de foice, daí o seu nome. Se uma pessoa recebe um gene do pai e outro da mãe para produ­zir a hemoglobina S, ela nasce com um par de genes SS e, assim, terá a anemia falciforme. Se receber de um dos pais o gene para hemoblobina S e do outro o gene para hemoglobina A, ela não terá doença, apenas o traço falciforme (AS), e não precisará de tratamento especia­lizado. Entretanto, deverá saber que, se vier a ter filhos com uma pessoa que também herdou o traço, eles poderão desenvolver a doença.
Disponível em: <http://www.opas.org.br>. Acesso em: 02 mai. 2009. Adaptado.

Dois casais, ambos membros heterozigotos do tipo AS para o gene da hemoglobina, querem ter um filho cada. Dado que um casal é composto por pessoas negras e o outro por pessoas brancas, a probabilidade de ambos os casais terem filhos (um para cada casal) com anemia falciforme é igual a:
a. 5,05%.
b. 6,25%.
c. 10,25%.
d. 18,05%.
e. 25,00%.


Questão 05 sobre Noções de Probabilidade: UFPI. Um casal pretende ter um filho, mas ambos possuem registro de fibrose cística na fa­mília. (1) Qual é o único modo pelo qual o homem e a mulher podem ter um filho com fibrose cística? (2) Qual é a probabilidade de ambos, o homem e a mulher, serem hetero­zigotos? (3) Qual é a probabilidade de terem filhos com fibrose cística? (4) Qual é a pro­babilidade de os pais serem heterozigotos e de seu primeiro filho ter fibrose cística? A alternativa com as respostas corretas para todas as indagações é:

a) (1) Os pais devem ser heterozigotos. (2) 4/9. (3) 1/4. (4) 1/9.
b) (1) Os pais devem ser homozigotos dominantes. (2) 2/3. (3) 1/4. (4) 1/4.
c) (1) Os pais devem ser homozigotos recessivos. (2) 1/4.(3) 2/3.(4) 4/9.
d) (1) Os pais devem ser heterozigotos. (2) 2/3. (3) 1/4. (4) 1/9.
e) (1) Os pais devem ser homozigotos recessivos. (2) 2/3. (3) 1/4. (4) 1/2. 


Questão 06. UFRS. Em gatos, a cor da pelagem preta é dominante em relação à cinza. Uma fêmea preta, chamada Filó, tem mãe preta homozigota e pai preto, chamado Bigode. A mãe de Bigode é cinza. Se Filó cruzar com um gato cinza, a probabilidade de nascer um descendente cinza é de:

a. 1/8.
b. 1/4.
c. 1/3.
d. 1/2.
e. 3/4.


Questão 07 sobre Noções de Probabilidade: UFSCar-SP. Suponha uma espécie de planta cujas flores possam ser brancas ou vermelhas. A deter­minação genética da coloração é dada por um gene, cujo alelo que determina a cor vermelha é dominante sobre o alelo que determina a cor branca. Um geneticista quer saber se um representante dessa espécie de planta, que produz flores vermelhas, é homozigótico ou heterozigótico para esse caráter. Para resolver a questão, decide promover a polinização dessa planta com outra que produza flores brancas porque:

a. se a planta for homozigótica, 100% da descendência será de plantas que pro­duzem flores vermelhas.

b. se a planta for heterozigótica, 75% da descendência será de plantas que pro­duzem flores vermelhas e 25% de des­cendentes com flores brancas.

c. se a planta for homozigótica, 50% da descendência será de plantas com flo­res brancas e 50% de descendentes com flores vermelhas.

d. se a planta for heterozigótica, 100% da descendência será de plantas que pro­duzem flores brancas.

e. se a planta for homozigótica, 75% da descendência será de plantas com flo­res vermelhas e 25% de descendentes com flores brancas.


Questão 08. UFES. Um casal procurou aconselhamento genético para calcular o risco de ter uma criança com anomalia genética. Foi constatada a ausência de his­tórico de doenças genéticas nas respectivas fa­mílias, mas, como o casal tinha mais de quarenta anos, foi recomendado o acompanhamento da gravidez com exames de ultrassonografia e am­niocentese. Esse tipo de procedimento tem-se tornado cada vez mais comum, devido ao fato de os casais optarem por ter filhos mais tardiamen­te em relação às gerações anteriores.

a. Explique no que consiste a amniocente­se e diga qual é a finalidade desse exa­me na situação descrita.

b. Relacione a indicação de um acom­panhamento na gravidez com a ob­servação de que o casal tinha mais de quarenta anos, apesar da ausência de histórico familiar de doenças genéticas nas respectivas famílias.

c. Suponha que o casal, mesmo tendo pais normais, tivesse, nos seus res­pectivos históricos familiares, um caso de albinismo, com pelo menos um(a) irmão(ã) afetado(a). Nesse caso, qual seria a probabilidade de o casal ter seu primeiro filho afetado por albinismo?


Questão 09. Considere um casal em que ambos os indiví­duos são heterozigotos. A probabilidade de virem a ter um filho homem e heterozigoto para este gene é de:

a. 25%
b. 75%
c. 12,5%
d. 0%
e. 50%


Questão 10 sobre Noções de Probabilidade: Ao lançar um dado duas vezes, qual é a proba­bilidade de obtermos o número 4 em ambos os lançamentos?

🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.

Não deixe de conferir outros exercícios sobre Probabilidade Gênica: 

Gabarito com as respostas das questões sobre Noções de Probabilidade:

Resposta da questão 01.A;

Resposta da questão 02.C;

Resposta da questão 03. a. Gêmeos monozigóticos ou univitelinos originam-se da fecundação de um mesmo espermatozoide e um mesmo óvulo (ou ovócito II). Recebem o mesmo material genético e são sem­pre do mesmo sexo.

b. Gêmeos dizigóticos ou bivitelinos originam-se da fe­cundação de diferentes espermatozoides em diferentes óvulos. Portanto, recebem materiais genéticos diferentes e podem ser do mesmo sexo.

c. A probabilidade de nascer uma menina em cada gesta­ção é de 50% ou %z. A possibilidade de esse evento ocorrer sete vezes é de (1/2)7, que é igual a 1/128.

Resposta da questão 04. B;

Resposta da questão 05.A;

Resposta da questão 06. B;

Resposta da questão 07.A;

Resposta da questão 08. a. Amniocentese é a retirada de líquido amniótico do ab­dome materno para fins de análise genética. Normalmente o procedimento implica alguns riscos, devendo ser realizada so­mente por técnicos especializados, no período entre 15 a 20 semanas de gravidez. As amostras demoram duas semanas para produzir resultados. A amniocentese é utilizada para avaliação citogenética, permitindo detectar a existência de síndromes como a de Down e estabelecer o sexo do feto, importante quando se prevêem doenças ligadas ao sexo, como a hemofilia. Também é usada para revelar anomalias bioquímicas hereditárias como galactosemia.

b. O risco de se ter um bebê com a sín­drome de Down aumenta dramaticamente com a idade materna; por exemplo, entre os 20-24 anos, o risco é de apenas 1/1490, enquanto que, aos 40 anos, passa a ser de 1/106 e, aos 49, se tor­na 1/11.

c. O risco é de 2/3 (parental de ser hete­rozigoto) x 2/3 (idem) x 1/4 (se heterozigoto, de ter uma criança afetada) x 1/2 (probabilida­de de ter um filho do sexo masculino) = 1/18.

Resposta da questão 09. A;

Resposta da questão 10. image  – Probabilidade de se obter o n2 4, em cada lançamento.

Noções de Probabilidade gabarito

Deixe um comentário