Atividades sobre o Nacionalismo e a Xenofobia no Mundo

Questão 01. Nacionalismo e a Xenofobia: (Unisinos /2016) “A crise dos refugiados que chegam à Europa divide europeus sobre a forma de gerir o fluxo de deslocados, em sua maioria fugitivos da Síria. Após a comoção causada pela imagem do menino sírio Aylan Kurdi morto às margens do Mar Egeu, o grande número de refugiados que chegaram à Europa e o uso de novas rotas além do Mediterrâneo levaram a União Europeia (UE) e a ONU a exigir soluções para o drama humanitário”
(Zero Hora, Porto Alegre, 5 de setembro de 2015. p. 6. Adaptação.).

Imediatamente após este trágico acontecimento – apenas um entre tantos outros menos visíveis –, dois países europeus anunciaram iniciativa conjunta para “organizar a recepção dos refugiados e uma distribuição equitativa das famílias na Europa”. Entre estes países, está o mais rico da Europa hoje, o qual prevê receber cerca de 800 mil pedidos de asilo em 2015. Qual é esse país?
a) Alemanha.
b) França.
c) Reino Unido.
d) Suécia.
e) Itália.


Questão 02. (UERj/2016) Em novembro de 2014, a Alemanha celebrou 25 anos da queda do Muro de Berlim. Apesar do tempo decorrido e dos investimentos realizados, ainda persistem muitas diferenças entre as porções ocidental e oriental do país. Os mapas abaixo apontam exemplos dessas diferenças.

diferenças entre as porções ocidental e oriental da alemanha

Uma prioridade da plataforma política do Partido Nacional Democrata, da extrema-direita alemã, é a adoção de severas restrições à imigração para o país.

Com base nessa informação e na análise dos mapas, a porção oriental do país possui atualmente, como característica social marcante, níveis mais elevados de:
a) inclusão política
b) automação industrial
c) sentimento xenófobo
d) qualificação profissional


Questão 03. Nacionalismo e a Xenofobia: (Unicamp/2015) Um país da Europa Ocidental encontra-se envolvido em discussões internas sobre separatismo entre as suas duas principais regiões: Flandres, ao norte, e Valônia, ao Sul.

Qual é esse país?
a) Ucrânia.
b) Suíça.
c) Bélgica.
d) Espanha.


Questão 04. Nacionalismo e a Xenofobia: (UFG/2013) Em meio a uma de suas piores crises econômicas, o bloco europeu vê reacender ideias separatistas em países importantes. Na Espanha, essas lutas em algumas regiões ocorrem há décadas, mas se intensificam diante da crise que afeta o país duramente. Das dezessete comunidades espanholas, quatro mantêm aspirações separatistas. São elas:

a) País Basco, Andalucia, Aragão e Navarra.
b) Catalunha, Galiza, Navarra e País Basco.
c) Castela e Leão, Catalunha, Andalucia e Galiza.
d) Galiza, Aragão, Estremadura e Catalunha.
e) Cantábria, Estremadura, Astúria e País Basco.


Questão 05. Nacionalismo e a Xenofobia: (Espm/2013 – modificado) Em um evento cerimonial em que a seleção irlandesa de rugby foi recebida pela rainha Elizabeth II um dos atletas da delegação recusou-se a cumprimentá-la.

Considerando os aspectos políticos, culturais e nacionais, o atleta que se recusou a estender a mão à rainha provavelmente seja mais próximo de um:
a) Católico republicano.
b) Protestante monarquista.
c) Católico unionista.
d) Protestante unionista.
e) Protestante separatista.


Questão 06. Nacionalismo e a Xenofobia: (Espm/2015) Observe o mapa abaixo:

mapa referendo independência da Catalunha

Em novembro de 2014 está previsto um referendo na região assinalada que irá encaminhar:
a) a possibilidade de independência da Catalunha, antigo sonho dos habitantes dessa região espanhola.

b) a autonomia do povo basco que se sente alijado da participação política no país.

c) a deposição das armas do IRA que anunciou recentemente a renúncia à luta armada depois de mais de um século de resistência.

d) a retirada da Espanha da União Europeia após uma década de grave crise econômica que elevou sobremaneira a taxa de desemprego no país.

e) a nacionalização do estreito de Gibraltar, antiga rixa entre espanhóis e britânicos pelo controle da estratégica passagem entre o Atlântico e o Mediterrâneo.


Questão 07. (Mackenzie/2015) Observe o mapa a seguir.

mapa três diferentes territórios onde foram observadas manifestações separatistas ao longo do ano de 2014

As letras A, B e C identificam três diferentes territórios onde foram observadas manifestações separatistas ao longo do ano de 2014. Em dois desses territórios a questão separatista foi discutida politicamente, segundo as leis de seus Estados. Em um deles foram registrados conflitos e a influência de outros países. A esse respeito, assinale a alternativa correta.

a) As letras A e C correspondem à Escócia e a Flandres, onde os Estados do Reino Unido e da Holanda permitem a discussão política do separatismo. A letra B corresponde à porção oriental da Ucrânia, onde o Estado enfrenta separatistas apoiados pela Rússia.

b) As letras A e B correspondem à Valônia e ao País de Gales, onde a negociação política da Holanda e do Reino Unido discutem o separatismo. A letra C identifica a Crimeia, território ucraniano que foi incorporado pela Rússia após o uso de forças militares.

c) As letras B e C identificam os territórios do país Basco e a Crimeia, onde os Estados da Espanha e da Rússia permitem as manifestações separatistas. A letra A corresponde à Irlanda do Norte, onde o Reino Unido sufocou separatistas católicos no conflito conhecido como “Domingo Sangrento”.

d) As letras A e C identificam Escócia e Catalunha, com a condução política das discussões separatistas pelos Estados do Reino Unido e da Espanha. A letra B corresponde ao leste da Ucrânia, onde as forças armadas do país reprimem os separatistas apoiados pela Rússia.

e) As letras A e C correspondem a região dos separatistas da Irlanda do Norte e Flandres, que negociam com os Estados do Reino Unido e da Bélgica. A letra B indica a Chechênia, território onde o separatismo é violentamente reprimido pelas forças armadas da Rússia.


Questão 08. Nacionalismo e a Xenofobia: (Mackenzie/2015) Escócia rejeita em plebiscito separação do Reino Unido

“A Escócia votou para continuar como parte do Reino Unido, rejeitando a independência em plebiscito realizado na quinta- -feira. A apuração das urnas nas 32 regiões administrativas escocesas foi concluída na manhã desta sexta-feira. O “Não” (contra a independência) obteve de votos, contra do “Sim”. Em percentuais, a vitória foi de contra Comparecimento nas urnas foi recorde e a contagem atravessou a madrugada na Escócia.”
Atualizado em 19 de setembro, 2014 – 03:54 (Brasília) 06:54 GMT Fonte: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/ 09/140912_escocia_plebiscito_hb.shtml

Levando-se em conta a notícia dada e seus conhecimentos, analise as afirmações que seguem.
I. A Escócia está localizada no norte da Grã – Bretanha onde predominam as Terras Altas (Highlands), importante cadeia montanhosa do Reino Unido.

II. Os movimentos populares pleiteando a independência da Escócia iniciaram no final do século XX, após a descoberta de extensas jazidas petrolíferas no Mar da Irlanda em sua costa oeste.

III. O Reino Unido compreende as três nações que ocupam a ilha da Grã-Bretanha – Inglaterra, Escócia e País de Gales como também sua vizinha Irlanda (Eire e Ulster) que comungam interesses políticos e religiosos.

IV. A economia escocesa é baseada na alta produção têxtil e agrícola, uma vez que Edimburgo e Glasgow são as cidades mais industrializadas da nação. Destaca-se, ainda, na tradicional produção de destilados.

Estão corretas apenas as alternativas
a) I e II.
b) II e III.
c) I e III.
d) III e IV.
e) I e IV.


Questão 09. (Udesc/2015) Charlie Hebdo (Hebdo é a abreviação de hebdomadaire, que significa semanal) é o nome de um jornal satírico francês que veicula crônicas e artigos de economia, de política e sobre a sociedade francesa. Seu alvo mais comum são as religiões (catolicismo, judaísmo, islamismo), os partidos políticos e outros temas controversos. O jornal existe desde os anos 1970, e sua sede já foi alvo de vários atentados. O mais recente foi em janeiro de 2015, quando vários cartunistas e membros do jornal foram assassinados. Analise as proposições sobre as religiões e disputas étnicas na Europa.

I. Existem na Europa muitas religiões, as com maior número de adeptos são as ligadas ao cristianismo e ao islamismo.

II. Os conflitos separatistas têm, na sua origem, questões religiosas e étnicas. Exemplos disso podem ser encontrados nos conflitos da Irlanda do Norte, no País Basco e nos Bálcãs.

III. Na França, a maioria da população se diz católica, mas há um número expressivo de pessoas que se declaram ateias  ou sem religião.

IV. As questões étnicas, na Europa, se misturam às econômicas; a aversão ao imigrante cresce com o aumento do desemprego no continente.

V. O terrorismo é, também, uma expressão dos conflitos étnico-religiosos em suas manifestações mais radicais.

Assinale a alternativa correta.
a) Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
b) Somente as afirmativas III e IV são verdadeiras.
c) Somente as afirmativas I, II e III são verdadeiras.
d) Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
e) Todas as afirmativas são verdadeiras.


Questão 10. Nacionalismo e a Xenofobia: (Unesp/2014)

Catalunha de mãos dadas
Imagine uma corrente humana formada por pessoas que dão as mãos em uma extensão de 400 quilômetros. Cidadãos da Catalunha não só imaginaram como a colocaram em prática nesta quarta-feira [11.09.2013], em que se celebra a Diada, uma espécie de dia do orgulho catalão, por ser a data que relembra a batalha, no século 18, de Barcelona com tropas da monarquia espanhola. O 11 de setembro catalão é celebrado anualmente com atos oficiais e passeatas, mas tem sido nos últimos anos o ponto nevrálgico do pleito dessa região.
(http://luisabelchior.blogfolha.uol.com.br. Adaptado.)

Sobre a Catalunha, é correto afirmar que se trata de
a) uma região autônoma e que reivindica sua integração ao território nacional espanhol, acompanhada de plena participação na vida política e econômica da Espanha.

b) uma região com identidade cultural própria e que reivindica total autonomia política e administrativa em relação à Espanha.

c) uma região pobre, com identidade cultural espanhola, mas que exige sua autonomia administrativa como forma de se proteger da atual crise econômica que assola a Espanha.

d) uma ex-colônia espanhola, que reivindica sua autonomia administrativa, mas com direitos de influenciar na vida política e econômica da Espanha.

e) um país autônomo, com território e governo nacionais próprios e que almeja integrar-se à Espanha para poder participar definitivamente da União Europeia.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas do simulado sobre Nacionalismo e a Xenofobia:

01. a;
02. c;
03. c;
04. b;
05. a;

06. a;
07. d;
08. e;
09. e;
10. b

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário