10 Atividades sobre Placas Tectônicas com Gabarito

Questão 01. Placas Tectônicas: (UFRGS) Na figura a seguir, temos a representação esquemática de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre. Essa concepção, de grande aceitação ao longo da história das ciências da Terra, diz: “[…] considerando-se a crosta terrestre formada por blocos de mesma densidade e admitindo-se como correta a hipótese de que no manto existe uma zona de material viscoso em estado de fusão, quanto mais alto for o bloco continental, maior será sua raiz subterrânea mergulhada no manto.”

esquema de uma das teorias que foram elaboradas para explicar o dinamismo da crosta terrestre

O nome atribuído ao fenômeno descrito através da explicação e da figura apresentada anteriormente é
A) equilíbrio isoclinal.
B) equilíbrio isostático.
C) equilíbrio isométrico.
D) equilíbrio isomagmático.
E) equilíbrio isoterrâneo.


Questão 02. (UFMG) Analise os blocos-diagramas.

esquema blocos-diagramas de Placas Tectônicas

A análise dos dois blocos-diagramas mostra que, na evolução da paisagem durante o intervalo de tempo T1 para T2, ocorreu:
A) a emersão completa da plataforma continental expondo inclusive o talude continental.

B) a expressiva perda da capacidade erosiva dos canais fluviais junto à área continental emersa.

C) a formação de uma cadeia de montanha na área continental emersa, a partir do dobramento da litosfera.

D) a formação de uma fossa tectônica na área continental emersa, a partir da subsidência de blocos da litosfera.

E) o soerguimento significativo da área continental em consequência de movimentos de ordem tectônica.


Questão 03. Placas Tectônicas: (PUC Minas) Responda a esta questão com base no desenho a seguir:

Placas do Pacífico e a Nazca

É correto afirmar, EXCETO:
A) A Dorsal Atlântica foi formada pelo resultado do deslocamento divergente entre as Placas Sul-Americana e Africana.

B) A Cordilheira dos Andes foi formada pelo resultado de colisão entre as Placas Sul-Americana e Nazca.

C) Entre as Placas do Pacífico e a Nazca, verifica-se um movimento predominantemente convergente.

D) Na zona de subducção, podem ocorrer tremores e atividades vulcânicas.


Questão 04. (FUVEST-SP) O conjunto dos lagos destacados no mapa a seguir está associado a:

lago fossas tectônicas

A) fossas tectônicas.
B) glaciais de altitude.
C) barragens de hidroelétricas.
D) drenagens arreicas.
E) projetos de irrigação.


Questão 05. Placas Tectônicas: (UFRGS–2007) Assinale a afirmação CORRETA com relação aos pontos de 1 a 5 que constam no mapa.

mapa mundi Placas Tectônicas exercícios

IBGE. Atlas geográfico escolar, 2004. p. 66. (Adaptação).
A) O ponto 4 situa-se entre as Placas Tectônicas Sul-Americana e Nazca.

B) O ponto 2 localiza-se numa área de colisão de placas tectônicas, responsável pela formação de uma dorsal oceânica.

C) O ponto 3 localiza-se numa área de colisão entre as Placas Africana e Euroasiática.

D) O ponto 4 situa-se numa área de expansão do assoalho oceânico, responsável pela formação da Cordilheira dos Andes.

E) O ponto 5 localiza-se numa área de formação de arco de ilhas, que corresponde a uma zona de subducção.


Questão 06. Placas Tectônicas: (FURG-RS–2009) Em 02/01/2008, entrou em erupção o vulcão Llaima, um dos mais ativos entre os 60 vulcões do sul do Chile, abalando a área com explosões, expelindo lavas e uma coluna de gás e cinzas de 7 km.

Sobre esse fenômeno geológico é CORRETO afirmar que:
A) a margem oriental da América do Sul localiza-se numa borda de placa tectônica, o que a torna susceptível a esse tipo de fenômeno.

B) a margem oriental da América do Sul é tectonicamente ativa, o que resultou na formação do chamado “cinturão do fogo”, onde existem inúmeros vulcões em atividade.

C) na América do Sul, apenas o Chile apresenta vulcões em atividade, os processos exógenos são intensos nessa área.

D) a margem ocidental da América do Sul é tectonicamente ativa, manifestando com frequência abalos sísmicos e atividade vulcânica ao longo de sua extensão.

E) a atividade vulcânica manifesta-se em terrenos antigos e estáveis como a margem ocidental da América do Sul.


Questão 07. (FURG-RS–2008) Em abril de 2008, um sismo de 5,2°, na escala de Richter, atingiu a região costeira do Sudeste e Sul do Brasil, o abalo chegou a gerar danos leves a estruturas de vários edifícios. Sobre os abalos sísmicos no Brasil, pode-se afirmar que:

I. no Brasil, não ocorrem terremotos de grande magnitude, pois o mesmo está distante dos limites da placa sul-americana.

II. os terremotos, no Brasil, ocorrem em maior frequência e menor intensidade que em países situados nas proximidades de borda de placa.

III. mesmo no interior de placas estáveis, podem ocorrer falhamentos ativos onde o acúmulo de esforços pode gerar terremotos.

IV. no Brasil, o estado do Acre é que apresenta sismos em zonas profundas da crosta.

V. a região Sul do Brasil é a que apresenta o menor número de falhamentos ativos, portanto, a de menor sismicidade.

Com base no exposto anteriormente, estão corretas apenas as afirmativas:
A) I, II e V
B) I, III, IV e V
C) II, IV e V
D) II, III e IV
E) I, III e IV


Questão 08. Placas Tectônicas: (UFLA-MG) A expressão geográfica orogênese, pertinente ao relevo, designa:

A) a denominação que se refere genericamente às formas mais comuns de relevo no interior dos continentes: as planícies e os planaltos.

B) o relevo submarino, uma vez que esse possui características bem definidas em relação às outras formas de relevo.

C) a ação dos movimentos internos da crosta terrestre, que determina como resultado, na superfície terrestre, a existência das cadeias montanhosas.

D) o conjunto de terras emersas existentes no globo terrestre e que se dividem em cinco conjuntos diferenciados: África, Eurásia, América, Oceania e Antártida.

E) um agente externo da constituição do relevo.


Questão 09. (Mackenzie-SP) A semelhança das porções central e oriental observadas nos cortes longitudinais é explicada:

Corte longitudinal da América do Norte

placas tectônicas Corte longitudinal da América do Norte

Corte longitudinal da América do Sul

placas tectônicas  Corte longitudinal da América do Sul

MAGNOLI, D; ARAÚJO, R. Projeto de ensino de geografia: natureza, tecnologias, sociedades – geografia geral. São Paulo: Moderna, 2001. p. 37.

A) pela localização dessas porções no interior de placas tectônicas que não foram afetadas por movimentos orogenéticos recentes, associada a um longo processo de erosão.

B) pelo processo de deposição de sedimentos que foi mais intenso nessas porções, principalmente na atual Era Geológica, a Cenozoica.

C) pela pressão dos dobramentos modernos a oeste, empurrando as porções mais centrais e orientais para  o fundo oceânico.

D) pela localização dessas regiões em áreas de intensa instabilidade geológica.

E) pela ação dos movimentos endógenos a que as superfícies dessas regiões estão submetidas.


Questão 10. Placas Tectônicas: (UNESP–2011/1) As quatro afirmações que se seguem serão correlacionadas aos seguintes termos:
(1) vulcanismo
(2) terremoto
(3) epicentro
(4) hipocentro.

a. Os movimentos das placas tectônicas geram vibrações, que podem ocorrer no contato entre duas placas (caso mais frequente) ou no interior de uma delas. O ponto onde se inicia a ruptura e a liberação das tensões acumuladas é chamado de foco do tremor.

b. Com o lento movimento das placas litosféricas, da ordem de alguns centímetros por ano, tensões vão se acumulando em vários pontos, principalmente perto de suas bordas. As tensões, que se acumulam lentamente, deformam as rochas; quando o limite de resistência das rochas é atingido, ocorre uma ruptura, com um deslocamento abrupto, gerando vibrações que se propagam em todas as direções.

c. A partir do ponto onde se inicia a ruptura, há a liberação das tensões acumuladas, que se projetam na superfície das placas tectônicas.

d. É a liberação espetacular do calor interno terrestre, acumulado através dos tempos, sendo considerado fonte de observação científca das entranhas da Terra, uma vez que as lavas, os gases e as cinzas fornecem novos conhecimentos de como os minerais são formados. Esse fluxo de calor, por sua vez, é o componente essencial na dinâmica de criação e destruição da crosta, tendo papel essencial, desde os primórdios da evolução geológica.

TEIXEIRA, Wilson, et al. Decifrando a Terra, 2003. (Adaptação). Os termos e as afirmações estão corretamente associados em:
A) 1d, 2b, 3a, 4c.
B) 1b, 2a, 3c, 4d.
C) 1c, 2d, 3b, 4a.
D) 1a, 2c, 3d, 4b.
E) 1d, 2b, 3c, 4a.


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Gabarito com as respostas dos exercícios de geografia sobre Placas Tectônicas:

01. B;

02. E;

03. C;

04. A;

05. A;

06. D;

07. B;

08. C; 

09. A;

10. E

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