Início / Geografia / Questões sobre a Geografia dos Estados Unidos: Política, Organização do Espaço, Uso da terra e Indústria

Questões sobre a Geografia dos Estados Unidos: Política, Organização do Espaço, Uso da terra e Indústria

1) Geografia dos Estados Unidos: (UPF) Analise as informações sobre o processo de industrialização mundial e marque V para as afrmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os tecnopolos concentram indústrias de alta tecnologia associados a pesquisas de inovação técnica, garantindo formação de pesquisadores. Exemplo: o tecnopolo do Vale do Silício, no litoral atlântico dos Estados Unidos.

( ) As incubadoras de empresas, surgidas nas universidades americanas no início do século XXI, desenvolvem-se em espaço virtual e oferecem suporte técnico a grandes empresas. Exemplo: os parques científicos do Brasil.

( ) A tendência recente é de muitas indústrias abandonarem áreas tradicionais e de aglomeração. Exemplo: as indústrias de alta tecnologia, em expansão nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, buscam localização em subúrbios afastados ou em cidades interioranas.

( ) O advento de empresas multinacionais promoveu a instalação de indústrias de grande porte em países com fraca industrialização, inserindo-os na economia internacional, mas causando comprometimentos e subordinação.

Exemplo: Brasil e México, que sofreram urbanização desordenada e degradação ambiental.

( ) A reforma industrial chinesa passou pela criação das Zonas Econômicas Especiais (ZEEs), verdadeiros enclaves econômicos internacionalizados, cuja produção se destina ao mercado externo. Exemplo: a orla litorânea concentra a maior parte das ZEEs chinesas e registra a maior renda per capita.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) V – F– V – V – F. d) F – V – V – F – F.

b) V – V – V – F – F. e) V – F – V – V – V.

c) F – F – V – V – V.

 

 

2) Geografia dos Estados Unidos: (Espcex-Aman) “O poder imenso dos Estados Unidos é, antes de tudo, multidimensional […]. Isto significa que a influência global norte-americana estende-se por todos os setores da vida das nações, nas suas relações internacionais e internas.”

(Magnoli, D. Geografa para o Ensino Médio, 2012. p.513).

Sobre a economia norte-americana, suas relações e influências no mercado global, podemos afirmar que:

I. o Canadá é, atualmente, um dos maiores parceiros comerciais dos Estados Unidos, que absorvem a maior parte das exportações canadenses.

II. o mercado consumidor norte-americano funciona como um dos principais dínamos da economia global e contribui, decisivamente, para expansão da indústria asiática.

III. atualmente, o Japão fgura como o maior investidor no mercado financeiro norte-americano, utilizando os títulos do Tesouro dos Estados Unidos como principal veículo de aplicação de suas vastas reservas monetárias.

IV. a criação do Acordo de Livre-Comércio das Américas (NAFTA) e os consequentes investimentos feitos pelos Estados Unidos no México revelam que o principal objetivo do bloco é facilitar a circulação de riquezas e de pessoas entre os dois países.

V. as significativas remessas de lucro, por parte das empresas norte-americanas no exterior, para suas sedes, não vêm garantindo o equilíbrio nas contas externas dos Estados Unidos.

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

a) I, III e IV. d) II, III e IV.

b) II, III e V. e) I, II e V.

c) II, IV e V.

 

 

3) (Uepb) Com a finalidade de gerar excedentes e se tornarem altamente competitivos no mercado internacional, os Estados Unidos desenvolveram uma agricultura comercial bastante especializada, que se utiliza de técnicas modernas e está bastante integrada à indústria e ao comércio daquele país, denominada de:

a) Belts ou Cinturões agrícolas

b) Agricultura de jardinagem

c) Kibutz

d) Kolkhozes

e) Plantation

 

 

4) Geografia dos Estados Unidos: (Uel) Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é INCORRETO afirmar:

a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas ou “belts”.

b) Apresenta um elevado grau de mecanização.

c) Detém o maior índice de produtividade do planeta.

d) Caracteriza-se pela agroindústria.

e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.

 

 

5) Geografia dos Estados Unidos: (Uerj/2013)

Geografia EUA

Adaptado de magnoli, Demétrio. Geografia para o ensino médio. São Paulo: Atual, 2008.

Os Estados Unidos se caracterizam pela presença de diferentes grupos étnicos em sua população. Alguns desses grupos encontram-se concentrados em determinadas áreas do território.

Identifique o grupo étnico majoritário, respectivamente, nas áreas B e C. Em seguida, justifique a maior concentração de cada um desses grupos nas respectivas áreas do território estadunidense.

 

Atividades sobre a Geografia Europeia: População e Economia.

 

6) Geografia dos Estados Unidos: (Uem) Considere os dados da tabela abaixo e assinale a(s) alternativa(s) correta(s) sobre os indicadores sociais que ela apresenta:

INDICADORES SOCIAIS – 2010

Países IDH IPM (%)*
Estados Unidos 0,960 13,6
Brasil 0,813 8,5
Etiópia 0,340 93

Fonte: Relatório de Desenvolvimento Humano 2011. Nova York: PNUD; Coimbra: Almedina, 2011

(Disponível em www.pnud.org.br. Acesso em 24 de abril de 2011.)

* Em 2010, o IPH (Índice de Pobreza Humana) sofreu mudanças na medição da desigualdade e da pobreza e é substituído pelo IPM (Índice de Pobreza Multidimensional), que considera uma gama maior de variáveis.

 

(01) Um IDH elevado corresponde a uma condição de vida melhor para toda a população de forma igualitária, como a alta da renda per capita.

(02) O Índice de Desenvolvimento Humano considera três dimensões básicas de desenvolvimento: longevidade, alfabetização e o PIB per capita.

(04) O Índice de Desenvolvimento Humano é uma média que ainda esconde as desigualdades, como no caso brasileiro.

(08) O Índice de Pobreza Multidimensional revela a parcela de pessoas que sofrem carências em dimensões básicas como saúde, educação e padrões de vida.

(16) O Índice de Desenvolvimento Humano mede a qualidade de vida considerando quatro dimensões básicas: PEA, PIB per capita, saneamento básico e alfabetização.

 

 

7) Geografia dos Estados Unidos: (IFSP) Leia o texto.

(…) abrange várias cidades dos Estados Unidos e é composto por um conjunto de empresas com o objetivo de gerar inovações científicas e tecnológicas, destacando-se na produção de chips. Entre as empresas que fazem parte desse complexo de desenvolvimento tecnológico, estão as gigantes

Apple, Google, NVIDIA Corporation, Eletronic Arts, AMD (Advanced Micro Devices), Yahoo!, HP (Hewllet-Packard), Intel, Microsoft, entre outras.

(http://www.techlider.com.br/2010/07/.Adaptado)

O texto descreve a região:

a) dos Grandes Lagos, na divisa com o Canadá, o berço da indústria de automóveis.

b) do sul da Flórida, onde se localiza a sede da Disneyworld, um dos centros de lazer mais visitados do mundo.

c) da megalópole San-San, área urbana contínua que concentra mais de 60% da população dos Estados Unidos.

d) do oeste do Texas, a principal área de exploração de petróleo e onde se concentram as refinarias.

e) do Vale do Silício, na Califórnia, onde se concentram muitas empresas de informática.

 

 

8) Geografia dos Estados Unidos: (Uerj) Cresce a proporção de latinos nos EUA Já se sabe que a população latina está mudando a face dos Estados Unidos, e os números confirmam: a cada 30 segundos nasce no país uma pessoa dessa origem. Os latinos são 14,2% da população, 40,5 milhões de pessoas. De acordo com os dados do censo americano, os latinos representam o segmento mais jovem.

PILAR MARRERO. Adaptado de http://politicainternacional-jorge.blogspot.com

O texto faz referência ao aumento da proporção de hispânicos na população estadunidense.

Além da imigração elevada, esse aumento é consequência direta do seguinte aspecto demográfico característico desse grupo:

a) estrutura etária associada a altas taxas de natalidade

b) taxa de emigração marcada por percentual elevado de idosos

c) população economicamente ativa concentrada nas áreas rurais

d) altas taxas de mortalidade masculina gerada por condições precárias de trabalho

 

 

9) (UFRRJ) Leia o texto a seguir e responda:

CAI NÚMERO DE BRANCOS NAS MAIORES CIDADES AMERICANAS

Eles são maioria só em 52 das 100 maiores cidades, enquanto em 1990 eram em 70.

ERIC SCHMITT “The New York Times” WASHINGTON.

Pela primeira vez, em quase metade das cem maiores cidades dos Estados Unidos há mais negros, hispânicos, asiáticos e outras minorias do que brancos, segundo análise dos números do último censo. Enquanto a população das cidades que apresentaram o crescimento mais rápido do país, como Las Vegas e Phoenix, aumentou em todas as raças e etnias, a grande maioria das cidades americanas – 71 entre as 100 maiores – perdeu habitantes brancos. Como resultado, brancos não-hispânicos são agora minoria no total da população dos cem maiores centros urbanos do país.

Enquanto os brancos deixavam muitos núcleos urbanos para ir morar nos bairros afastados ou além deles, as maiores cidades americanas ganharam 3,8 milhões de habitantes hispânicos, o que representa um aumento de 43% em relação a uma década atrás. A combinação de fuga dos brancos dos centros urbanos e do influxo de hispânicos, em particular, evidencia até que ponto a imigração e as altas taxas de natalidade entre os nascidos no exterior estão modificando o caráter das cidades, fomentando um renascimento em alguns centros urbanos e obrigando os líderes civis a tomar decisões difíceis sobre como lidar com uma coletividade em rápido processo de mudança.

“Isso mostra a volatilidade e a complexidade das mudanças nos Estados Unidos hoje em dia”, disse Bruce Katz, diretor do Centro de Política Urbana e Metropolitana da Brookings Institution daqui. “Quem fica e quem deixa as cidades têm enormes implicações econômicas para a força fscal, vitalidade econômica e influência política das cidades.” Muitas dessas descobertas estão contidas em uma análise preliminar elaborada pelo centro de política urbana da Brookings, que oferece algumas das provas mais detalhadas até agora da diversidade crescente nas cidades do país, com grandes implicações para as autoridades municipais. Por exemplo, as bases tributárias das cidades podem estar encolhendo.

(“O Estado de São Paulo”, 2/4/01.)

Apresente duas razões para a grande participação de imigrantes latino-americanos no mosaico étnico dos Estados Unidos.

 

 

10) Geografia dos Estados Unidos: (Ufrgs) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afrmações a seguir, referentes à urbanização e à formação das cidades.

( ) As cidades de Nova Iorque, Tóquio e Londres são chamadas de cidades globais, pois influenciam a economia mundial e possuem os principais centros financeiros do globo.

( ) A área metropolitana de São Paulo é formada pela conurbação do município de São Paulo com Santo André, São Caetano do Sul e Diadema, entre outros.

( ) Na região nordeste dos Estados Unidos, localizam-se as cidades de Boston, Los Angeles, São Francisco e Washington, que constituem a primeira megalópole mundial.

( ) As megacidades são aglomerados urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, tais como o Rio de Janeiro, a Cidade do México, Cairo, Calcutá e Tóquio.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

a) F – V – V – F. d) F – F – V – V.

b) V – V – F – V. e) F – V – F – F.

c) V – F – V – F.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades sobre a Geografia dos Estados Unidos:

1) c; 2) e; 3) a; 4) e

5)

Área B – hispânicos.

Área C – negros.

6) 02 + 04 + 08 = 14.

7) e; 8) a;

9) Os EUA localizam-se mais próximos da América Latina e exercem, a partir de seu estilo de vida, forte influência sobre as populações latino-americanas que buscam nos EUA melhores condições de vida a partir do grande dinamismo da economia americana.

10) b

Veja também:

exercícios Recursos Minerais do Brasil e do Mundo com gabarito

Recursos Minerais do Brasil e do Mundo Questões

01. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (UFOP-MG) Os minérios são muito importantes na …

simulado com questões sobre Migrações e Indicadores Sociais

Exercícios sobre Migrações e Indicadores Sociais

01. Migrações e Indicadores Sociais: (FGV-SP–2009) Nos cadernos internacionais dos principais jornais, já se tornou …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.