Exercícios sobre a Globalização – Geografia

Questão 01. (UFMG). Exercícios sobre a Globalização: As religiões carecem de análises e conhecimentos mais precisos no que se refere à sua distribuição no espaço geográfico – vale dizer, uma Geografia das Religiões. A respeito da distribuição geográfica das grandes religiões, é incorreto afirmar que:

a) as regiões asiáticas de predominância hinduísta, confucionista e, mesmo, muçulmana assistem, nos tempos atuais, ao avanço do budismo, tradicional religião originária do Tibet;

b) a Europa do Sudeste – a Europa balcânica – é, predominantemente, cristã ortodoxa, um ramo multissecular do cristianismo, que se estende, também, pela Rússia Europeia e Asiática;

c) o Oriente Médio, que viu o nascimento do judaísmo e do cristianismo, bem como o início da expansão  deste último, tornou-se majoritariamente muçulmano e cada vez menos cristão;

d) o mundo ocidental, pode-se dizer, é cristão – católico e protestante –, mas qualquer tentativa de generalização é inadequada para o mundo oriental, principalmente o Extremo Oriente.


Questão 02. (UFMG) Considerando-se a globalização, fase atual da expansão capitalista, é incorreto afirmar que ela:

a) promove a crescente vulnerabilidade das economias de muitos países, à medida que sua credibilidade, frente aos investimentos externos, é afetada por relatórios e opiniões de agentes do poder político e econômico internacionais;

b) amplia a capacidade das nações de realizar investimentos públicos em áreas prioritárias – como na educação, saúde e saneamento básico –, à proporção que cresce o controle do Estado sobre o fluxo de capitais oriundos de taxações e impostos;

c) retrata a interdependência crescente entre regiões e lugares que, apesar de geograficamente separados por grandes distâncias, podem ser influenciados por eventos ocorridos em qualquer parte do planeta;

d) propõe uma ruptura com o princípio, até há pouco vigente, de sociedades nacionais a pretexto da necessidade de se considerar a realidade de uma sociedade global, em que são intensas as relações socioeconômicas em escala mundial.


Questão 03. Exercícios sobre a Globalização: (UFC) Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:

a) vem acontecendo uma ampla distribuição geográfica dos investimentos e a mundialização das aplicações financeiras;

b) todos os lucros dessas empresas voltam para serem reinvestidos nos seus países de origem;

c) a estrutura de produção tem pouca relação com o desenvolvimento científico, tecnológico e informacional;

d) a aliança entre as empresas tem dificultado a ampliação e a garantia de novos mercados;

e) com a associação de muitas empresas, foi possível eliminar, na sua totalidade, a existência de holdings e cartéis.


Questão 04. (UFC) A globalização é considerada por alguns estudiosos como a expressão máxima das relações do sistema capitalista em nível mundial. A esse respeito, analise as afirmações.

I. Na ampliação dos investimentos das empresas, não importa a origem do capital, mas as alianças entre empresas e países para a abertura de novos mercados.

II. A globalização ampliou o poder político dos Estados nacionais e possibilitou o desaparecimento dos conflitos entre países.

III. A modernização tecnológica possibilitou a internacionalização dos sistemas produtivos, financeiros e das comunicações.

Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I é verdadeira.
b) Apenas III é verdadeira.
c) Apenas I e II são verdadeiras.
d) Apenas I e III são verdadeiras.
e) I, II, e III são verdadeiras.


Questão 05. Exercícios sobre a Globalização: (PUCRS) Responder à questão com base no texto e nas afirmativas abaixo.

“O desemprego acentua a crise nas grandes cidades e se expressa no aumento da criminalidade e na formação de guetos geográficos e culturais. Ele é também fonte da instabilidade política e da descrença nas instituições de partidos tradicionais que alimentam os novos grupos extremistas europeus”.
Panorama do Mundo. 1999.

O texto se relaciona:
I. À globalização, que provocou uma movimentação mais acentuada das indústrias que necessitam de mão-de-obra para países periféricos, reduzindo o número de empregos na Europa.

II. À revolução técnico-científica, que desenvolveu a informática e a robótica, aumentando as taxas de desemprego.

III. Aos grupos extremistas neoliberais, que se fecham em guetos geográficos para defenderem a permanência de latinos clandestinos em países ricos europeus.

IV. Ao crescente aumento do ramo manufatureiro na Europa, que tende a aprofundar a crise do desemprego, pois este ramo necessita de menores investimentos em tecnologia.

Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas:
a) I, II e III
b) I e II
c) I e III
d) II e IV
e) III e IV


Questão 06. Exercícios sobre a Globalização: (PUC-Campinas) …o que pensaria “Emília” hoje da globalização? Não se sabe, mas a forma de pensar do geógrafo Milton Santos é: “A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista.”

Sobre esta afirmação, pode-se observar que a globalização:
a) é eminentemente um fato político, pois implica no fortalecimento dos Estados nacionais, verdadeiros controladores das transnacionais;

b) tornou-se um fenômeno mundial, entre outros motivos, graças ao avanço dos sistemas de informação;

c) foi, inicialmente, capaz de excluir parte da população mundial, mas, hoje, a beneficia com os avanços da ciência;

d) reduziu a concentração de poderes das grandes potências, uma vez que pulverizou a posse e o comando do capital;

e) ampliou a participação dos países mais pobres no comércio mundial, possibilitando a estes investir em novas tecnologias.


Questão 07. (UFMG) Analise estes gráficos:

usuários de internet no mundo

NACIONES Unidas Cepal. Notas de la Cepal, Santiago, Chile, n. 17, p. 7, jul. 2001.

a) usuários de internet no mundo (nov. 2000, porcentagem);
b) porcentagem da população conectada à internet nos países selecionados.

A partir da análise e interpretação desses gráficos, é incorreto afirmar que estes:
a) demonstram a posição privilegiada da América do Norte em relação ao acesso a benefícios que podem emergir da inter conectividade mundial;

b) evidenciam a superação de desigualdades históricas, nos continentes e entre eles, no que se refere ao acesso a bens e serviços modernos;

c) exemplificam a amplitude do processo de difusão espacial das inovações tecnológicas relacionadas aos recursos computacionais na era da sociedade da informação;

d) sugerem, tendo-se em vista as porcentagens de usuários da África e do Oriente Médio, que a renda per capita é apenas um dos fatores favoráveis à adoção da internet.


Questão 08. Exercícios sobre a Globalização: (UFJF) O espaço mundial da era da informação caracteriza-se, em um certo sentido, pela supressão da distância. Os sistemas de computadores, telefonia e satélites de comunicações possibilitaram a troca de informações – sob as formas de textos, dados, voz e imagem – em tempo com o mundo inteiro. Nesse espaço, as atividades econômicas são estruturadas em redes virtuais.

Marque a alternativa correta:
a) a abrangência espacial das redes revela o poder econômico dos países que detêm reservas de recursos naturais renováveis;

b) o espaço geográfico se diferencia pelas condições técnicas e organizacionais presentes em cada área;

c) as redes virtuais são acessadas exclusivamente pelos governantes e empresários dos países desenvolvidos;

d) o espaço mundial da era da informação não é polarizado, devido à homogeneização econômica promovida pelas redes;

e) o espaço mundial da era da informação não favorece o desenvolvimento de blocos econômicos supranacionais.


Questão 09. (PUC-Rio) O sistema internacional, baseado nas relações entre estados soberanos com fronteiras definidas, vem sendo desestruturado por um sistema de redes organizado por novos atores políticos, como as firmas transnacionais e as organizações não governamentais (ONGs). A nova ordem mundial decorre da:

a) estatização;
b) globalização;
c) planificação;
d) privatização;
e) desregulamentação.


Questão 10. Exercícios sobre a Globalização: (PUCPR) Os impasses da modernização “(…) jamais tantos homens e mulheres foram exterminados, tão submetidos, ou passaram tanta fome (…) dentro de uma nova ordem mundial alicerçada sob  o signo do desemprego, da exclusão, da deportação dos exilados, dos apátridas, dos imigrantes, da guerra econômica entre os países da dívida externa, das guerras interétnicas”.
DERRIDA, Jaques. Espaço e Modernidade. [S.l.]: Atual. p. 27.

Com base no texto acima e nos conhecimentos sobre a modernização mundial, identifique as afirmativas verdadeiras.
I. Os fatos que demonstram a crise da modernização na União Europeia são o grande desemprego, resultado de avanços tecnológicos, e as manifestações contra estrangeiros migrantes.

II. Nos EUA, a crise da indústria, em especial a automobilística e a siderurgia, obrigou as autoridades governamentais a elevarem as taxações e tributos dos produtos estrangeiros para que eles percam em competitividade diante dos produtos americanos. São as chamadas medidas protecionistas, que atingem trabalhadores pela ameaça de desemprego e abertura de novos empregos para jovens que ainda estão fora do mercado de trabalho.

III. No Japão, embora a qualidade de vida seja boa, os trabalhadores estrangeiros sofrem discriminação e são esmagados com jornadas semanais de trabalho de mais de 55 horas.

IV. Na América Latina, a modernização é seletiva: criou um grande contingente de marginalizados, o que pode ser demonstrado por meio da concentração de riqueza, expressa na distribuição de renda, da propriedade rural, dos níveis de consumo, de empregados, desempregados e subempregados.

V. O desenvolvimento tecnológico dos países capitalistas avançados tem um caráter excludente: leva à substituição de produtos primários que antes eram importados dos países pobres. O exemplo é o desenvolvimento da biotecnologia, que permite ampla aplicação na agricultura, agroindústria, mineração e gestão de recursos naturais.

Assinale a alternativa correta:
a) somente II, III e IV;
b) somente I, II, III e IV;
c) somente II, III, IV e V;
d) todas;
e) somente I, II e V.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas da lista dos Exercícios sobre a Globalização:

01. A;
02. B;
03. A;
04. D;
05. B;
06. B;
07. B;
08. B;
09. B;
10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário