Simulado sobre a Nova Ordem Mundial com Gabarito

01. Simulado sobre a Nova Ordem Mundial: (Enem–2009) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta:

A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.

B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.

C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.

D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.

E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.


02. (Enem–1998) Você está fazendo uma pesquisa sobre a globalização e lê a seguinte passagem, em um livro: “A SOCIEDADE GLOBAL”. As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado. Suponhamos que você vá com seus amigos comer Big Mac e tomar Coca-Cola no Mc Donald’s. Em seguida, assiste a um filme de Steven Spielberg e volta para casa num ônibus de marca Mercedes. Ao chegar em casa, liga seu aparelho de TV Philips para ver o videoclipe de Michael Jackson e, em seguida, deve ouvir um CD do grupo Simply Red, gravado pela BMG Ariola Discos em seu equipamento AIWA. Veja quantas empresas transnacionais estiveram presentes nesse seu curto programa de algumas horas.
PRAXEDES et al. O Mercosul. São Paulo: Ed. Ática, 1997 (Adaptação).

Com base no texto e em seus conhecimentos de Geografia e História, marque a resposta correta.
A) O capitalismo globalizado está eliminando as particularidades culturais dos povos da terra.

B) A cultura, transmitida por empresas transnacionais, tornou-se um fenômeno criador das novas nações.

C) A globalização do capitalismo neutralizou o surgimento de movimentos nacionalistas de forte cunho cultural e divisionista.

D) O capitalismo globalizado atinge apenas a Europa e a América do Norte.

E) Empresas transnacionais pertencem a países de uma mesma cultura.


03. (UFMG) A partir dos anos 80 e 90 do século XX, o mundo tem assistido a um fenômeno político importante – o crescimento da influência de grupos de extrema-direita. Tal tendência pode ser comprovada, por exemplo, na proliferação de organizações neonazistas e neofascistas, bem como no aumento dos votos recebidos por partidos de direita em vários países – como a França e a Itália. Assim, é CORRETO afirmar que esse fortalecimento dos partidos radicais de direita pode ser explicado:

A) por mudanças implantadas na legislação eleitoral de vários países, que têm excluído do voto setores sociais importantes.

B) pela decadência do campo e da produção agrícola, que têm sido negligenciados pelos países industrializados.

C) pelas tensões relacionadas à crise econômica, que provoca a diminuição da oferta de trabalho formal e acirra a xenofobia.

D) pelo recrudescimento do tradicional medo ao “perigo comunista”, que voltou a rondar as nações mais ricas do planeta.


04. Simulado sobre a Nova Ordem Mundial: (CEFET-MG–2009) Analise o seguinte texto.

De certa maneira, pode-se resumir os eixos que articulam o poder atual no mundo a partir de três grandes monopólios: das armas, do dinheiro e da palavra. O primeiro reflete a política de militarização dos conflitos, em decorrência do campo em que os Estados Unidos acreditam dispor de superioridade inquestionável. O segundo retrata a política neoliberal, de mercantilização de todas as relações sociais e dos recursos naturais, que busca produzir um mundo em que tudo tem preço, tudo se vende, tudo se compra, e cuja utopia são os shopping centers. O terceiro é o monopólio da mídia privada sobre o processo – profundamente seletivo e antidemocrático – de formação da opinião pública. A América Latina espelha de maneira particular essas contradições do novo período histórico.
SADER, Emir. A nova toupeira: os caminhos da esquerda latino-americana. São Paulo: Boitempo, 2009. p. 55-56.

Todas as ideias defendidas por Sader estão confirmadas nas alternativas seguintes, EXCETO
A) “Remover Saddam Hussein do poder foi uma decisão acertada. Esta é uma luta que a América pode e deve vencer; o mundo está melhor, e os Estados Unidos estão mais seguros”. (BUSH, G. W. Discurso. In: Sítio Uol)

B) “As pessoas se alimentam, se vestem, moram, se comunicam, se divertem, por meio de bens e serviços mundiais, utilizando mercadorias produzidas pelo capitalismo mundial, globalizado”. (PRAXEDES et al. O Mercosul)

C) “Nas esquinas da Europa pequenos grupos de […] índios dos Andes sul-americanos tocavam suas melancólicas flautas e nas calçadas de Nova Iorque, Paris e Roma camelôs negros da África Ocidental vendiam balangandãs aos nativos”. (HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos)

D) “A necessidade de um mercado em expansão constante para seus produtos persegue a burguesia por toda a superfície do globo. Precisa instalar-se em todos os lugares, acomodar-se em todos os lugares, estabelecer conexões em todos os lugares”. (MARX ; ENGELS. O Manifesto Comunista)

E) “A liberdade de expressão, de informar e de opinar sem controles nem tutelas é um princípio maior da convivência democrática. Ocorre que a imprensa – ou a mídia, num sentido mais amplo – é uma instância, diferenciada do espaço público da troca de ideias e informações, que caracteriza as democracias”. (BRITO, Judith. Folha de S. Paulo)


05. Simulado sobre a Nova Ordem Mundial: (FJP-MG–2010) Analise as seguintes afirmativas sobre o fenômeno da globalização e assinale a alternativa INCORRETA.

A) Carece de uma teoria pronta e acabada, em razão da crescente diversidade entre os países que participam do jogo global, tornando qualquer análise comparativa inócua já que as interpretações sobre a globalização revestem-se de conotações políticas e ideológicas.

B) Diferencia-se das fases passadas da internacionalização pelo fato de que praticamente todos os países do mundo estão nele inseridos, buscando se sintonizar com as correntes de comércio e de capitais da economia internacional.

C) Surge a partir da ampliação do espaço de conexão entre os fluxos financeiros, de investimentos, comércio, ideologias, informações e de valores políticos e morais, que vão além da mera caracterização de uma simples internacionalização de mercados.

D) Vem acompanhado de uma nova ideologia política que preconiza a abertura de mercado, de corte de impostos e estímulo à privatização adotada especialmente pelas economias asiáticas a partir da década de 1990.


06. (Enem–2010) A bandeira da Europa não é apenas o símbolo da União Europeia, mas também da unidade e da identidade da Europa em sentido mais lato. O círculo de estrelas douradas representa a solidariedade e a harmonia entre os povos da Europa.
Disponível em: <http://europa.eu/index_pt.htm>. Acesso em: 29 abr. 2010 (Adaptação).

A que se pode atribuir a contradição intrínseca entre o que propõe a bandeira da Europa e o cotidiano vivenciado pelas nações integrantes da União Europeia?

A) Ao contexto da década de 1930, no qual a bandeira foi forjada e em que se pretendia a fraternidade entre os povos traumatizados pela Primeira Guerra Mundial.

B) Ao fato de que o ideal de equilíbrio implícito na bandeira nem sempre se coaduna com os conflitos e rivalidades regionais tradicionais.

C) Ao fato de que Alemanha e Itália ainda são vistas com desconfiança por Inglaterra e França mesmo após décadas do final da Segunda Guerra Mundial

D) Ao fato de que a bandeira foi concebida por portugueses e espanhóis, que possuem uma convivência mais harmônica do que as demais nações europeias.

E) Ao fato de que a bandeira representa as aspirações religiosas dos países de vocação católica, contrapondo-se ao cotidiano das nações protestantes.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas dos exercícios de História Mundial sobre Simulado sobre a Nova Ordem Mundial:

01. A;
02. A;
03. C;
04. E;
05. D;
06. B;

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário