Símbolos Cartográficos e Sensoriamento Remoto Atividades

Questão 01. Sensoriamento Remoto: (UFSM-RS) Os mapas podem mostrar algo mais do que apenas a posição do lugar, isto é, podem fazer mais do que responder à questão “onde?”

Sensoriamento Remoto tabela com símbolos
Sensoriamento Remoto símbolos exercícios

COELHO, Marcos A. e TERRA, Lygia. Geografia Geral: o espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Moderna, 2001. p. 24.

Considerando as figuras, assinale VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) nas afirmativas a seguir.
( ) A utilização dos símbolos representados na figura 1 permite visualizar o aspecto ordenado, caracterizando relações de ordem dos fenômenos geográficos.

( ) O uso dos símbolos representados na figura 2 permite visualizar o aspecto qualitativo, caracterizando relações de diversidade dos fenômenos geográficos.

( ) O emprego dos símbolos representados na figura 3 permite visualizar o aspecto quantitativo, caracterizando relações de proporcionalidade dos fenômenos geográficos.

A sequência CORRETA é:
A) V – V – V
B) V – F – V
C) F – V – F
D) F – F – V
E) V – F – F


Questão 02. (UFMG) Observe o bloco-diagrama e o mapa.

bloco-diagrama sensoriamento remoro

Considerando-se que a paisagem representada no bloco-diagrama e no mapa é a mesma, é INCORRETO afirmar que
A) a interpretação do mapa permite constatar as variações topográficas da área retratada, em que se distinguem um relevo plano próximo ao rio e montanhoso ao norte.

B) a legenda que acompanha o mapa expressa, por meio de uma simbologia específica, os principais elementos da paisagem observados no bloco-diagrama.

C) a paisagem retratada no bloco-diagrama foi simplificada no mapa, embora possam ser observadas, em ambos,  as principais formas de aproveitamento do espaço.

D) a presença de uma rede de coordenadas geográficas, formada por meridianos e paralelos, permite a localização segura da paisagem retratada no mapa.


Questão 03. Sensoriamento Remoto: (UFRN) A escala é um dos recursos utilizados na Cartografa para representar qualquer realidade espacial em um mapa. Assim, é CORRETO afirmar que:

A) a correspondência entre as distâncias na superfície e no mapa, na escala numérica, é indicada por meio de uma reta graduada, tendo como módulo básico o centímetro.

B) a escala estabelece a correspondência entre as distâncias representadas e as distâncias reais da superfície cartografada.

C) um mapa confeccionado com uma pequena escala abrange uma área pequena, mostrando riqueza de detalhes.

D) a escala gráfica a ser utilizada na confecção de um mapa deverá ser maior quando se tratar de uma área geográfica de grande dimensão.


Questão 04. (UECE–2008) Tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o CORRETO.

A) Os mapas que tratam, tematicamente, dos solos, da pluviometria, do relevo e da fauna correspondem, nesta ordem, aos mapas pedológicos, de isoietas, geológicos e zoogeográficos.

B) A fauna, as rochas, as temperaturas e a vegetação são representadas, nesta ordem, nos mapas zoogeográficos, geológicos, de isotermas e fitogeográficos.

C) Mapas ou cartas que têm escalas grandes e com detalhes a respeito dos temas cartografados são também chamados de Atlas.

D) Nos mapas altimétricos, as linhas que unem pontos que têm as mesmas altitudes são chamadas de linhas isotérmicas ou isobáricas.


Questão 05. Sensoriamento Remoto: (UFOP-MG) Observe este mapa topográfico.

mapa topográfico exercício

Por ele, NÃO se pode afirmar que:
A) a área assinalada com o número 1 constitui um dos trechos mais íngremes da região.
B) a planície fluvial encontra-se a, aproximadamente, 600 m de altitude.
C) o rio principal corre de sudeste para nordeste.
D) as curvas de nível foram traçadas de 25 em 25 m.


Questão 06. Sensoriamento Remoto: (UFMG) Encarte é um recurso cartográfico que permite complementar a informação representada na imagem principal, à qual se encontra associado. Analise as figuras nos quais são apresentadas as imagens A, B e C.

Relevo, vegetação e distribuição dos povoados na região de Gourma

Relevo, vegetação e distribuição dos povoados na região de Gourma

Todas as alternativas contêm afirmações corretas sobre as imagens apresentadas em A, B e C, EXCETO:
A) A imagem apresentada em A mostra a posição geográfica continental e nacional da área cartografada em C.

B) A imagem apresentada em B mostra a posição geográfica regional da área cartografada em C.

C) A imagem apresentada em C mostra os aspectos geográficos da área cartografada, enunciados no título da figura.

D) As imagens A, B e C, dadas suas funções, foram construídas em escalas decrescentes.


Questão 07. (UEL-PR–2010) Sobre a obtenção e interpretação de imagens, é CORRETO afirmar:

A) Dentre os diversos objetivos da utilização do sensoriamento remoto destaca-se a obtenção e análise de informações sobre materiais, objetos ou fenômenos na superfície da Terra, a partir de dispositivos situados a distância.

B) O sensoriamento remoto é uma sofisticação tecnológica entendida como avanço técnico que realiza mapeamento e convenções cartográficas de imagens adquiridas por sensores próximos de seus alvos.

C) Na utilização do sensoriamento remoto, os dispositivos de coleta de dados têm função de digitalizar a informação proveniente dos materiais, objetos ou fenômenos terrestres, para posterior processamento e interpretação possível de ser realizado por qualquer pessoa.

D) As atividades de sensoriamento remoto excluem o processamento digitalizado de imagens, pois a técnica por si mesma fornece instrumentos que facilitam a identificação e extração de informações para posterior interpretação.

E) A transformação de imagens em dados que possam representar informações úteis está inteiramente realizada, uma vez que o sensoriamento remoto descarta a necessidade do especialista humano para identificar cada uma das classes de objetos passiveis de reconhecimento.


Questão 08. Sensoriamento Remoto: (UPE–2010) Um grupo de estudantes foi encarregado pelo professor de Geografa de realizar um estudo sobre os recursos minerais e energéticos de uma determinada área do Brasil. Após amplas discussões, os componentes resolveram empregar como mapa base, em projeção ortogonal, um que tivesse a escala de 1: 250.000.

Com relação a esse mapa, é CORRETO afirmar que:
A) 1 cm no mapa corresponde a 500 km no terreno.

B) 1 cm no mapa representa 250 km, em face do tipo de projeção.

C) 1 cm no mapa corresponde a 2 500 km no terreno e que o sistema de projeção independe da escala adotada.

D) 1 cm no mapa indica 2,5 km no terreno.

E) 1 cm no mapa é igual a 125 km no terreno.


Questão 09. (UFC-CE) Analise as afirmativas a seguir, que se referem a aspectos de natureza cartográfica.:

I. As fotografias aéreas e as imagens de satélite constituem recursos técnicos de sensoriamento remoto, utilizados no mapeamento do espaço geográfico.

II. As i soietas são linhas que unem pontos altimetricamente iguais e servem para representar as variações existentes no relevo submarino.

III. As representações cartográficas de rochas, relevo e solos resultam, respectivamente, em mapas geológicos, geomorfológicos e pedológicos.

De acordo com as afirmativas anteriores, assinale a opção CORRETA.:
A) Apenas II é verdadeira.
B) Apenas III é verdadeira.
C) Apenas I e II são verdadeiras.
D) Apenas I e III são verdadeiras.
E) I, II e III são verdadeiras.


Questão 10. Sensoriamento Remoto: (UEL-PR–2007) Observe a figura a seguir.

Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental

FURLAM, S.A. Técnicas de Biogeografia. In: VENTURI, L.A.B.(Org.). Praticando geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental. São Paulo: Oficina do texto, 2005. p.99-130.

A figura expressa uma técnica de análise espacial vital para o estabelecimento da análise geográfica e diz respeito a:
A) diferentes topografas de um mapa.
B) diferentes estratigrafias paisagísticas.
C) diferentes quilometragens rodadas.
D) diferentes escalas espaciais.
E) diferentes perfis longitudinais.


🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.


Gabarito com as respostas das questões de geografia sobre Sensoriamento Remoto:

01. A;

02. A;

03. B;

04. B;

05. C;

06. D;

07. A;

08. D;

09. D;

10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário