Questão 01 sobre o Ciclo do Carbono e do Oxigênio: UFSM-RS. Em relação ao ciclo do carbono na natureza, é correto afirmar que:
I. esse elemento provém da atmosfera e é incorporado diretamente nos seres vivos.
II. os depósitos de carbono fósseis, como carvão, turfa e petróleo, são inesgotáveis, uma vez que vão sendo supridos por todos os organismos que morrem.
III. um dos fatores que aumentam a liberação de CO2 na atmosfera é a queimada das florestas.
Está(ão) correta(s): a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e II. e) apenas II e III.
Questão 02. UFMG. Analise o esquema do ciclo do carbono.
Considerando esse esquema, todas as setas estão corretamente direcionadas, exceto: a) seta 1. b) seta 2. c) seta 3. d) seta 4. e) seta 5.
Questão 03. Fuvest-SP. O elemento carbono presente nas moléculas que constituem os seres vivos é restituído ao ambiente, em forma aproveitável pelas plantas, através da:
a) ação desnitrificadora de bactérias do solo. b) ação fotossintetizante de organismos produtores. c) respiração celular de produtores e consumidores. d) transformação da amônia em nitritos. e) liberação de gás oxigênio pelas algas.
Questão 04 sobre o Ciclo do Carbono e do Oxigênio: UFSM-RS. Observe o esquema a seguir, que é uma simplificação do ciclo do carbono.
Nesse ciclo, se I representar os: a) consumidores, II representará os decompositores. b) consumidores, II representará os produtores. c) produtores, II representará os consumidores. d) produtores, II representará os decompositores. e) decompositores, II representará os consumidores
Questão 05. UEL-PR. Considere os processos a seguir.
I. Respiração II. Decomposição III. Fotossíntese IV. Combustão
Enriquecem a atmosfera com CO2 apenas: a) II e III. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
Questão 06. Unisa-SP – No ciclo do carbono em ambientes terrestres, esquematizado abaixo:
a) as plantas verdes participam apenas da etapa I. b) os animais participam apenas da etapa I. c) os animais participam das etapas I e II. d) as plantas verdes participam das etapas I e II. e) as plantas verdes e os animais participam das etapas I e II.
Questão 07. FCC-SP – O esquema abaixo representa o ciclo do carbono.
Os processos de fotossíntese e respiração estão, respectivamente, representados pelas setas: a) I e II. b) I e III. c) II e I. d) II e IV. e) V e III.
Questão 08 sobre o Ciclo do Carbono e do Oxigênio: Fatec-SP. Se forem reflorestadas várias áreas, ao redor e dentro de grandes centros urbanos, podem-se combater os poluentes liberados pela queima de combustíveis fósseis. O dióxido de carbono é um dos poluentes mais abundantes, e sua remoção envolve a elaboração de um produto por um evento metabólico.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, o produto e o fenômeno metabólico do processo descrito. a) Carboidrato e fotossíntese. b) Proteína e fermentação. c) Carboidrato e fermentação. d) Proteína e fotossíntese. e) Oxigênio e respiração aeróbica.
Questão 09. UFES (modificado). O carbono é o constituinte básico de todos os compostos orgânicos, sendo utilizado como fonte primária de energia pelos seres vivos. Quanto a sua utilização por esses organismos, é correto afirmar que:
a) os autótrofos e os heterótrofos devolvem o carbono à atmosfera na forma de CO2, através da respiração ou da fotossíntese.
b) o dióxido de carbono atmosférico absorvido pelos animais entra na síntese dos carboidratos que, com proteínas e lipídios, formam os seus tecidos.
c) a quantidade de energia contida nas moléculas de gordura e de carboidratos passará ao longo da cadeia alimentar, de um organismo para o outro, aumentando a cada nível trófico.
d) as bactérias dos nódulos radiculares fixam o carbono atmosférico e fornecem parte dele à planta hospedeira.
e) o carbono é incorporado às moléculas orgânicas que compõem os seres vivos.
Questão 10 sobre o Ciclo do Carbono e do Oxigênio: FESP. O gráfico abaixo se refere ao ciclo de um elemento químico importante nos processos biológicos. Analise a alternativa que substitua corretamente os numerais de 1 a 3 respectivamente.
a) Carbono, respiração, respiração. b) Oxigênio, fotossíntese, respiração. c) Monóxido de carbono, fotossíntese, decomposição. d) Nitrogênio, respiração, combustão. e) Dióxido de carbono, respiração, decomposição.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína