Lista com 10 atividades de Ciências sobre Poluição do Solo para o Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. A ação que melhor representa o aproveitamento do lixo é:
A) economizar água.
B) realizar a coleta seletiva para reciclagem.
C) evitar o desperdício de energia elétrica.
D) fazer o plantio de novas mudas.
Questão 02. A reciclagem consiste no reaproveitamento de materiais para a produção de um novo objeto. Esse processo tem se mostrado uma necessidade real para a preservação ambiental, uma vez que diminui a exploração de recursos naturais. Associe as duas colunas, relacionando o objeto ao respectivo recurso natural que será preservado coma sua reciclagem.
Objeto:
1. Pneu usado.
2. Caderno velho.
3. Vidro quebrado.
4. Lata de refrigerante.
Recurso natural preservado:
( ) Vegetação.
( ) Areia.
( ) Alumínio.
( ) Petróleo.
A sequência correta dessa associação de cima para baixo, é:
A) 1, 3, 4, 2
B) 2, 3, 4, 1
C) 2, 4, 3, 1
D) 4, 2, 1, 3
Questão 03. Modelo Enem simplificado. Em uma cesta de lixo foram encontrados alguns tipos de resíduos:
• Casca de laranja.
• Copo plástico.
• Garrafa de vidro.
• Latinha de refrigerante
• Jornal.
Dentre todos aqueles que podem ser reciclados estão:
A) Casca de laranja, copo plástico, Garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal
B) Garrafa de vidro, latinha de refrigerante.
C) Copo plástico, garrafa de vidro, latinha de refrigerante e jornal.
D) Jornal, copo plástico e casca de laranja.
Questão 04. O plástico é um dos materiais mais utilizados pela sociedade. Consequentemente, é um dos
maiores poluentes do ambiente, fazendo-se necessárias medidas urgentes do controle de seu uso.
São iniciativas que ajudam a diminuir a poluição ambiental provocada pelo uso de plásticos:
I. Aumentar a queima do lixo plástico.
II. Reduzir o consumo de embalagens plásticas.
III. Desenvolver tecnologias de plásticos biodegradáveis.
Estão corretas as iniciativas:
A) I e II, apenas.
B) I e III, apenas.
C) II e III, apenas.
D) I, II e III.
Questão 05 com Exercícios sobre Poluição do Solo: “Um caldo negro, resultado da decomposição do lixo, que pode conter produtos tóxicos e contaminar o solo e a água.”
Trata-se do:
A) bolor.
B) microrganismos.
C) suco digestivo.
D) chorume.
Questão 06. Explique o que é aterro sanitário. Quais as vantagens dos aterros sobre os lixões?
Questão 07. Nome que recebem, respectivamente, os resíduos líquidos e os resíduos sólidos?
A) esgoto e lixo
B) lixo e esgoto
C) lixo e lixões
D) esgotos e descartáveis.
Questão 08. Veja na tabela abaixo quanto tempo os materiais demoram para se decompor. (Use a tabela para responder as atividades 08 e 09).
De acordo com a tabela é correto afirmar que:
A) o papel demora mais de um mês para se decompor.
B) o chiclete demora menos de 10 anos para se decompor.
C) o pneu tem prazo definido para se decompor.
D) as latas representam a metade do tempo de decomposição do chicletes.
Questão 09. Dentre todos os materiais listados no quadro, os mais prejudiciais a natureza devido a tempo de decomposição seriam os seguintes produtos:
A) pneu, garrafa pet e vidro.
B) pneu, garrafa pet e tecido.
C) pneu, tecido e lata de alumínio.
D) garrafa pet, papel, couro.
Questão 10 com Exercícios sobre Poluição do Solo: Leia o cartaz abaixo e depois responda a questão assinalando um X nas alternativas corretas.
Se alguém jogasse os objetos abaixo em um terreno em que ninguém passasse, e eles lá ficassem por cem anos, o que estaria lá, após esse tempo?
A) ( ) um copo de vidro.
B) ( ) um fio de varal feito de náilon.
C) ( ) um pneu de carro.
D) ( ) uma garrafa de plástico.
E) ( ) uma folha de papel.
F) ( ) uma camiseta de algodão.
Gabarito com as respostas dos melhores Exercícios sobre Poluição do Solo para o ensino fundamental:
01. B;
02. B;
03. C;
04. C;
05. D;
06. Aterro sanitário é um local de descarte de resíduos sólidos que são previamente tratados e compactados em camadas sobre um revestimento especial no solo. As vantagens dos aterros sanitários em relação aos lixões são a redução do impacto ambiental, menor proliferação de animais e vetores de doenças, e a diminuição dos riscos de contaminação do solo e da água.
07. A;
08. B;
09. A;
10. A, C, D.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína