Questão 01 sobre o que é populações: Enem–2001. Um produtor de larvas aquáticas para alimentação de peixes ornamentais usou veneno para combater parasitas, mas suspendeu o uso do produto quando os custos se revelaram antieconômicos. O gráfico registra a evolução das populações de larvas e parasitas.
O aspecto biológico, ressaltado a partir da leitura do gráfico, que pode ser considerado o melhor argumento para que o produtor não retome o uso do veneno é: A) A densidade populacional das larvas e dos parasitas não é afetada pelo uso do veneno. B) A população de larvas não consegue se estabilizar durante o uso do veneno. C) As populações mudam o tipo de interação estabelecida ao longo do tempo. D) As populações associadas mantêm um comportamento estável durante todo o período. E) Os efeitos das interações negativas diminuem ao longo do tempo, estabilizando as populações.
Questão 02. Enem–2004. Programas de reintrodução de animais consistem em soltar indivíduos, criados em cativeiro, em ambientes onde sua espécie se encontra ameaçada ou extinta. O mico-leão-dourado da Mata Atlântica faz parte de um desses programas. Como faltam aos micos criados em cativeiro habilidades para sobreviver em seu hábitat, são formados grupos sociais desses micos com outros capturados na natureza, antes de soltá-los coletivamente.
O gráfico mostra o número total de animais, em uma certa região, a cada ano, ao longo de um programa de reintrodução desse tipo.
PRIMACK; RODRIGUES. Biologia da conservação.
A análise do gráfico permite concluir que o sucesso do programa deveu-se: A) à adaptação dos animais nascidos em cativeiro ao ambiente natural, mostrada pelo aumento do número de nascidos na natureza.
B) ao aumento da população total, resultante da reintrodução de um número cada vez maior de animais.
C) à eliminação dos animais nascidos em cativeiro pelos nascidos na natureza, que são mais fortes e selvagens.
D) ao pequeno número de animais reintroduzidos, que se mantiveram isolados da população de nascidos na natureza.
E) à grande sobrevivência dos animais reintroduzidos, que compensou a mortalidade dos nascidos na natureza.
Questão 03. UFMG. Crescimento de uma população de Saccharomyces cerevisiae
Idade da população em horas
Número de células da população
0
20
2
38
4
104
6
264
8
432
10
594
12
624
14
638
De acordo com esta tabela, foi elaborado um gráfico para representar o número de indivíduos que se acrescenta à população na unidade de tempo, tendo nas ordenadas o número de indivíduos e nas abscissas o tempo. A curva que representa os dados anteriores é:
Questão 04 sobre o que é populações: PUC-SP. O gráfico a seguir representa a ação de uma doença epidêmica sobre uma população de coelhos.
Os períodos delimitados por 1, 2, 3 e 4 indicam, respectivamente: A) equilíbrio, recuperação, crescimento e epidemia. B) equilíbrio, epidemia, crescimento e recuperação. C) equilíbrio, epidemia, extinção e recuperação. D) crescimento, equilíbrio, extinção e recuperação. E) crescimento, recuperação, epidemia e extinção.
Questão 05. UFMG. Uma espécie de verme, Turbatrix aceti, foi cultivada em três temperaturas diferentes. A criação foi feita em placas de petri do mesmo tamanho e com o mesmo meio de cultura. Em cada placa, foram colocados, inicialmente, 100 indivíduos. As curvas de crescimento obtidas estão no gráfico.
A partir do gráfico, pode-se afirmar que: A) em baixa densidade, a população de T. aceti cresce melhor a 30 °C.
C) entre a 1ª e a 2ª semanas, o maior crescimento da população se dá à temperatura de 20 °C.
D) para se obter um grande número de T. aceti usando temperatura de 15 °C, deve-se iniciar nova cultura no final da 2ª semana.
E) na 4ª semana, não existe diferença do número total de indivíduos na população, nas três temperaturas.
Questão 06. O que é populações: UFMG. Nos peixes, a fecundação e o desenvolvimento são normalmente externos, o que favorece uma alta predação das fases jovens. Assim, esses animais adotam a estratégia de produzir milhares de gametas, tanto femininos quanto masculinos, para garantir uma alta produção de formas jovens, das quais poucas vão sobreviver e dar continuidade à espécie.
Considerando as informações, o gráfico que melhor representa a curva de sobrevivência desses animais é:
Questão 07. O que é populações: FCC-SP. Qual das curvas a seguir poderia representar uma população de insetos que foi introduzida numa ilha, desenvolveu-se e atingiu o equilíbrio?
Questão 08 sobre o que é populações: Enem–1998. No início do século XX, com a finalidade de possibilitar o crescimento da população de veados no planalto de Kaibab, no Arizona (EUA), moveu-se uma caçada impiedosa aos seus predadores – pumas, coiotes e lobos. No gráfico a seguir, a linha cheia indica o crescimento real da população de veados, no período de 1905 a 1940; a linha pontilhada indica a expectativa quanto ao crescimento da população de veados, nesse mesmo período, caso o homem não tivesse interferido em Kaibab.
AMABIS & MARTHO. Fundamentos de Biologia Moderna. p. 42.
Para explicar o fenômeno que ocorreu com a população de veados após a interferência do homem, um estudante elaborou as seguintes hipóteses e / ou conclusões: I. Lobos, pumas e coiotes não eram, certamente, os únicos e mais vorazes predadores dos veados; quando estes predadores, até então desapercebidos, foram favorecidos pela eliminação de seus competidores, aumentaram numericamente e quase dizimaram a população de veados.
II. A falta de alimentos representou para os veados um mal menor que a predação.
III. Ainda que a atuação dos predadores pudesse representar a morte para muitos veados, a predação demonstrou-se um fator positivo para o equilíbrio dinâmico e para a sobrevivência da população como um todo.
IV. A morte dos predadores acabou por permitir um crescimento exagerado da população de veados, isto levou à degradação excessiva das pastagens, tanto pelo consumo excessivo como pelo seu pisoteamento.
O estudante acertou se indicou as alternativas: A) I, II, III e IV. B) I, II e III, apenas. C) I, II e IV, apenas. D) II e III, apenas. E) III e IV, apenas.
Questão 09. Enem–1999. O crescimento da população de uma praga agrícola está representado em função do tempo, no gráfico seguinte, no qual a densidade populacional superior a P causa prejuízo à lavoura.
No momento apontado pela seta 1, um agricultor introduziu uma espécie de inseto que é inimigo natural da praga, na tentativa de controlá-la biologicamente. No momento indicado pela seta 2, o agricultor aplicou grande quantidade de inseticida, na tentativa de eliminar totalmente a praga.
A análise do gráfico permite concluir que: A) se o inseticida tivesse sido usado no momento marcado pela seta 1, a praga teria sido controlada definitivamente, sem necessidade de um tratamento posterior.
B) se não tivesse sido usado o inseticida no momento marcado pela seta 2, a população de praga continuaria aumentando rapidamente e causaria grandes danos à lavoura.
C) o uso do inseticida tornou-se necessário, uma vez que o controle biológico aplicado no momento 1 não resultou na diminuição da densidade da população da praga.
D) o inseticida atacou tanto as pragas quanto os seus predadores; entretanto, a população de pragas recuperou-se mais rápido, voltando a causar dano à lavoura.
E) o controle de pragas por meio do uso de inseticidas é muito mais eficaz que o controle biológico, pois os seus efeitos são muito mais rápidos e têm maior durabilidade.
Questão 10. UNEB-BA. Uma determinada população, inicialmente constituída por cem indivíduos, foi acompanhada durante quatro anos registrando-se os dados seguintes:
Ano N M E I 1 32 19 2 5 2 30 25 7 2 3 35 30 12 5 4 28 31 6 8
N = número de nascimentos M = número de mortes E = número de emigrantes I = número de imigrantes
Ao final do quarto ano, o número de indivíduos dessa população é: A) 119. B) 116. C) 114. D) 113. E) 100.
Questão 11 sobre o que é populações:UFMG. Observe a tabela. crescimento de uma população de lêvedo com 20 indivíduos iniciais
Idade da população (em horas)
Número de indivíduos que surgem na população
2
19
4
42
6
104
8
176
10
162
12
82
14
46
16
15
A curva que melhor representa o número total de indivíduos na população é:
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína