Questão 01 sobre Sucessão Ecológica: UFC-CE. No que se refere à sucessão ecológica, indique as afirmativas corretas.
01. Os organismos que conseguem suportar as duras condições para iniciar uma colonização caracterizam-se como as espécies pioneiras
02. A sucessão ecológica envolve a evolução das comunidades ao longo do tempo, resultando em uma comunidade estável.
04. Durante a sucessão, embora ocorram modificações nas espécies, não há modificação do ambiente pelas comunidades que se sucedem no tempo.
08. O processo de sucessão termina quando se estabelece, na área, uma comunidade o mais estável possivel.
16. A comunidade clímax se caracteriza quando a espécie que atingiu o ápice do seu desenvolvimento dá lugar, a seguir, a outra espécie.
32. Durante o processo de sucessão, observam-se: mudança nos tipos de plantas e animais, aumento da biomassa e aumento da estabilidade das comunidades.
64. À medida que ocorre a sucessão, dá-se uma diminuição na complexidade da comunidade, permitindo que se estabeleça um menor número de relações ecológicas.
Dê a soma das afirmativas corretas.
Questão 02. UFSM-RS. Considerando o processo de sucessão, indique se é verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmativas a seguir.
( ) Espécies pioneiras não são capazes de modificar o ambiente, por isso acabam sendo substituídas por outras espécies de plantas e animais.
( ) Comunidade clímax é a comunidade complexa que se estabelece no final de um processo de sucessão.
( ) A sucessão que se estabelece em campos de cultivo abandonados é chamada de secundária. A sequência correta é:
a) F – F – V
b) F – V – V
c) V – F – F
d) F – V – F
e) V – V – V
Questão 03. UEL-PR. Considere os seguintes ambientes:
I. superfície de rocha nua
II. campo de cultivo abandonado
III. floresta recém-derrubada
IV. dunas de areia recém-formadas.
A sucessão primária só pode ocorrer em:
a) I e II.
b) I e III.
c) I e IV.
d) II e III.
e) III e IV
Questão 04. PUC-RS. Se em uma rocha nua lentamente se iniciar uma colonização por seres vivos, os que irão chamar nossa atenção, em primeiro lugar, serão:
a) os liquens.
b) os musgos.
c) as diatomáceas.
d) as samambaias.
e) as gramíneas.
Questão 05 sobre Sucessão Ecológica: Mackenzie-SP. Durante uma sucessão ecológica, os ecossistemas sofrem profundas mudanças, sob diversos aspectos, até atingir a comunidade clímax.
Dentre essas mudanças, há uma diminuição:
a) da produtividade primária bruta.
b) da produtividade líquida.
c) da reciclagem dos nutrientes.
d) da diversidade das espécies.
e) dos nichos ecológicos.
Questão 06. PUC-PR. Um dos principais temas discutidos em conferências e seminários mundiais sobre o meio ambiente é a destruição da biodiversidade do nosso planeta. Sobre este tema, é incorreto afirmar que:
a) ao longo do processo de sucessão ecológica, observa-se uma diminuição progressiva na diversidade de espécies e na biomassa total.
b) o desmatamento das florestas tropicais causa não somente a destruição desse ecossistema, também causa grande perda da biodiversidade do planeta.
c) a criação de áreas protegidas como parques e reservas é uma das medidas a serem tomadas para salvaguardar a biodiversidade.
d) além de a riqueza de espécies ser fonte potencial de produtos que podem ajudar a espécie humana, a diversidade é importante também para garantir a estabilidade do planeta.
e) projetos de reflorestamento com poucas espécies de árvores são inúteis para a recomposição do equilíbrio original do meio ambiente.
Questão 07. Vunesp. Considerando um ecossistema aquático, em processo de sucessão ecológica, responda às questões.
a) O que ocorre com a biomassa desse ecossistema durante o processo de sucessão?
b) Quando a comunidade atingirá o clímax?
Questão 08. UFU-MG. Assinale a alternativa correta.
a) A sucessão num ecossistema pode ser descrita como uma modificação em direção a uma grande diversidade e, conseqüentemente, a um número de nichos ecológicos muito maior.
b) A sucessão secundária é aquela que leva a comunidade ao estágio de estabilidade bem alta, capaz de pronta resposta a modificações físicas, estágio de comunidade clímax.
c) Acredita-se que a baixa estabilidade das comunidades clímax seja devida, basicamente, à sua grande diversidade de espécies. Muitas interações diferentes causam mudanças constantes na comunidade.
d) No estágio inicial do povoamento de uma área, ou seja, na sucessão primária, diminui a reciclagem de nutrientes e da biomassa total, pois muitas gramíneas são substituídas por árvores.
Questão 09. Unitau-SP. A ilustração a seguir representa os estágios de recuperação vegetal de uma área submetida à extração de areia pelo método de cava, situado num terreno na várzea do rio Paraíba do Sul.
Os algarismos romanos representam os estágios de sucessão ecológica no local. Pode-se considerar como afirmativa correta:
a) No estágio I, a biomassa, a diversidade de espécies, o aproveitamento de energia e a estabilidade são superiores aos estágios II e III.
b) Nos estágios II e III, a energia que entra na comunidade é apenas parcialmente aproveitada, a produção de biomassa e a estabilidade da comunidade são inferiores ao estágio I.
c) O estágio II, por apresentar uma maior diversidade de espécies, ser mais eficiente energeticamente e ter uma constância na produção de biomassa, é denominado de comunidade clímax.
d) No estágio III, a produção de biomassa, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia das comunidades são superiores aos estágios I e II.
e) Nos estágios I e II, a biomassa, a estabilidade, a diversidade de espécies e o aproveitamento de energia que entra nessas comunidades, são superiores ao estágio III.
Questão 10. Fuvest-SP. Considere dois estágios, X e Y, de um processo de sucessão ecológica. No estágio X, há maior biomassa e maior variedade de nichos ecológicos. No estágio Y, há maior concentração de espécies pioneiras e a comunidade está sujeita a variações mais intensas.
a) Qual dos dois estágios representa uma comunidade clímax?
b) Em qual dos estágios há maior biodiversidade? Justifique sua resposta.
c) Descreva o balanço entre a incorporação e a liberação de carbono nos estágios X e Y.
Questão 11 sobre Sucessão Ecológica: Unicamp-SP. Em um frasco (Fig. I) contendo uma cultura estável (clímax) de uma comunidade constituída de 6 espécies de organismos microscópicos planctônicos (ver legenda), foi acrescentada uma certa quantidade do mesmo meio de cultura, dando início a uma nova sucessão ecológica. Após 7, 15 e 22 dias (Figs. II, III e IV respectivamente), foram analisados o número de indivíduos de cada espécie, a produção líquida por biomassa (P/B) e a diversidade de espécies. (Obs.: espécies com número menor que 100 indivíduos não estão representadas nas figuras dos frascos).
a) Que curva do gráfico acima representa a relação P/B e que curva representa a diversidade de espécies? Explique.
b) Indique uma situação possível de ocorrer na natureza que corresponda a este experimento.
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Gabarito com as respostas do simulado com exercícios sobre Sucessão Ecológica:
01. 43 (01 + 02 + 08 + 32);
02. B;
03. C;
04. A;
05 . B;
06. A;
07. a) Aumenta.
b) O estágio de clímax é atingido quando a comunidade se torna estável e diversificada, apresentando sua maior biomassa.
08. A;
09. D;
10 . a) X
b) Há maior diversidade no estágio X. Na comunidade clímax há o maior número possível de nichos ecológicos.
c) Em X, há equilíbrio entre a produção e o consumo. Em Y, a produção é maior do que o consumo, pois representa os estágios iniciais da sucessão ecológica.
11. a) A curva A representa a diversidade das espécies.
Durante a sucessão ecológica verifica-se um aumento do número de espécies ao longo do tempo até o estágio clímax. Nesta fase observa-se a maior biodiversidade. A curva B representa a produção líquida de matéria orgânica (P/B), que é alta no início da sucessão, diminui à medida que esta ocorre e atinge o mínimo no estágio clímax.
b) O experimento representa uma sucessão secundária. Na natureza, poderá ocorrer numa região onde os seres vivos foram eliminados naturalmente ou pela ação humana. Exs.: uma floresta destruída pela ação do fogo, a recuperação da mata após a queda de uma árvore de grande porte etc
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína