Questão 01 sobre Cinemática Vetorial: (UFC–2006) Analisando a disposição dos vetores BA, EA, CB, CD e DE, conforme figura a seguir, assinale a alternativa que contém a relação vetorial CORRETA.
A) CB + CD + DE = BA + EA
B) BA + EA + CB = DE + CD
C) EA – DE + CB = BA + CD
D) EA – CB + DE = BA – CD
E) BA – DE – CB = EA + CD
Questão 02. (UNITAU-SP) Uma grandeza física vetorial fica perfeitamente definida quando dela se conhecem:
A) valor numérico, desvio e unidade.
B) valor numérico, desvio, unidade e sentido.
C) desvio, direção, sentido e unidade.
D) valor numérico, unidade, direção e sentido.
Questão 03. (UFC) A figura adiante mostra o mapa de uma cidade em que as ruas retilíneas se cruzam perpendicularmente, e cada quarteirão mede 100 m. Você caminha pelas ruas a partir de sua casa, na esquina A, até a casa de sua avó, na esquina B. Dali, segue até sua escola, situada na esquina C. A menor distância que você caminha e a distância em linha reta entre sua casa e a escola são, respectivamente:
A) 1 800 m e 1 400 m.
B) 1 600 m e 1 200 m.
C) 1 400 m e 1 000 m.
D) 1 200 m e 800 m.
E) 1 000 m e 600 m.
Questão 04 sobre Cinemática Vetorial: (Mackenzie-SP) Num mesmo plano vertical, perpendicular à rua, temos os segmentos de reta AB e CD, paralelos entre si. Um ônibus se desloca com velocidade constante de módulo v1, em relação à rua, ao longo de , no sentido de A para B, enquanto um passageiro se desloca no interior do ônibus, com velocidade constante de módulo v2, em relação ao veículo, ao longo de , no sentido de C para D. Sendo v1 > v2, o módulo da velocidade do passageiro em relação ao ponto B da rua é:
A) v1 + v2.
B) v1 – v2.
C) v2 – v1.
D) v1.
E) v2.
Questão 05. (FEI-SP) Um barco movido por motor desce 120 km de um rio em 2 h. No sentido contrário, demora 3 h para chegar ao ponto de partida. Qual é a velocidade da água do rio? Sabe-se que, na ida e na volta, a potência desenvolvida pelo motor é a mesma.
A) 15 km/h
B) 20 km/h
C) 30 km/h
D) 10 km/h
E) 48 km/h
Questão 06. (PUC Rio) Um veleiro deixa o porto navegando 70 km em direção leste. Em seguida, para atingir seu destino, navega mais 100 km na direção nordeste. Desprezando a curvatura da Terra e admitindo que todos os deslocamentos são coplanares, determine o deslocamento total do veleiro em relação ao porto de origem.
(Considere √2 = 1,40 e √5 = 2,20)
A) 106 km
B) 34 km
C) 154 km
D) 284 km
E) 217 km
Questão 07 sobre Cinemática Vetorial: (UERJ–2010) Dois automóveis, M e N, inicialmente a 50 km de distância um do outro, deslocam-se com velocidades constantes na mesma direção e em sentidos opostos. O valor da velocidade de M, em relação a um ponto fixo da estrada, é igual a 60 km/h.
Após 30 minutos, os automóveis cruzam uma mesma linha da estrada. Em relação a um ponto fixo da estrada, a velocidade de N tem o seguinte valor, em quilômetros por hora:
A) 40 km/h
B) 50 km/h
C) 60 km/h
D) 70 km/h
Questão 08. (PUC Rio–2006) Um avião em voo horizontal voa a favor do vento com velocidade de 180 km/h em relação ao solo. Na volta, ao voar contra o vento, o avião voa com velocidade de 150 km/h em relação ao solo. Sabendo-se que o vento e o módulo da velocidade do avião (em relação ao ar) permanecem constantes, o módulo da velocidade do avião e do vento durante o voo são, respectivamente:
A) 165 km/h e 15 km/h.
B) 160 km/h e 20 km/h.
C) 155 km/h e 25 km/h.
D) 150 km/h e 30 km/h.
E) 145 km/h e 35 km/h.
Questão 09. (ENEM) A utilização dos rios como via de transporte / navegação sempre foi presente na história da humanidade. No Brasil, o transporte fluvial é muito utilizado na região Norte devido ao elevado número de rios e devido à escassez de rodovias. Uma característica positiva desse meio de transporte é o baixo custo e o baixo impacto ambiental. Um dos principais problemas desse tipo de transporte está ligado à irregularidade da superfície (topografa), que deve ser plana, além de levar em conta aspectos de caráter natural, como os períodos de cheias e de vazantes dos rios, ambas relacionadas ao volume de água que sofrem variações e que interferem na navegação. Assim como as estradas, os rios apresentam suas regras de tráfego para os barcos. Barcos que descem o rio o fazem movimentando-se sempre no meio do rio, enquanto que os barcos que sobem o rio o fazem trafegando sempre próximo às margens.
A característica dos rios que melhor explica as regras do tráfego descritas é:
A) a diferença do nível de água do rio entre o período de cheias e o período de seca.
B) a menor velocidade da água do rio próximo à margem em comparação à posição central.
C) o desgaste desigual das margens direita e esquerda dos rios devido à rotação da Terra.
D) o desnível das diferentes partes do rio no seu curso superior, intermediário e inferior.
E) o fato de os rios apresentarem maior profundidade do seu leito na parte central que nas margens.
Questão 10. (PUC Minas) Você e um amigo resolvem ir ao último andar de um edifício. Vocês partem juntos do primeiro andar. Entretanto, você vai pelas escadas e seu amigo, pelo elevador. Depois de se encontrarem na porta do elevador, descem juntos pelo elevador até o primeiro andar.
É CORRETO afirmar que:
A) o seu deslocamento foi maior que o de seu amigo.
B) o deslocamento foi igual para você e seu amigo.
C) o deslocamento de seu amigo foi maior que o seu.
D) a distância que seu amigo percorreu foi maior que a sua.
Questão 11 sobre Cinemática Vetorial: (UFSC) Descendo um rio em sua canoa, sem remar, dois pescadores levam 300 segundos para atingir o seu ponto de pesca, na mesma margem do rio e em trajetória retilínea. Partindo da mesma posição e remando, sendo a velocidade da canoa, em relação ao rio, igual a 2,0 m/s, eles atingem o seu ponto de pesca em 100 segundos. Após a pescaria, remando contra a correnteza do rio, eles gastam 600 segundos para retornar ao ponto de partida.
Considerando que a velocidade da correnteza v(CR) é constante, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação à margem, foi igual a 4,00 m/s.
02. Não é possível calcular a velocidade com que os pescadores retornaram ao ponto de partida, porque a velocidade da correnteza não é conhecida.
04. Quando os pescadores remaram rio acima, a velocidade da canoa, em relação ao rio, foi de 1,50 m/s.
08. A velocidade da correnteza do rio é 1,00 m/s.
16. Como a velocidade da canoa foi de 2,0 m/s, quando os pescadores remaram rio abaixo, então, a distância do ponto de partida ao ponto de pesca é 200 m.
32. Não é possível determinar a distância do ponto de partida até o ponto de pesca.
64. O ponto de pesca fica a 300 metros do ponto de partida.
Soma ( )
🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.
Gabarito com as respostas das 11 atividades de Física sobre Cinemática Vetorial:
01. D;
02. D;
03. C;
04. B;
05. D;
06. C;
07. A;
08. A;
09. B;
10. B;
11. Soma = 76
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína