Dilatação Térmica 10 Exercícios com Gabarito

Questão 01 sobre Dilatação Térmica: (Epcar (Afa)) No gráfico a seguir, está representado o comprimento L de duas barras A e B em função da temperatura θ.

gráfico comprimento de duas retas

Sabendo-se que as retas que representam os comprimentos da barra A e da barra B são  paralelas, pode-se afirmar que a razão entre o coeficiente de dilatação linear da barra A e o da barra B é

a) 0,25.
b) 0,50.
c) 1,00.
d) 2,00.


Questão 02. (IFCE) Um bloco em forma de cubo possui volume de 400 cm3 a 0°C e 400,6 cm3 a 100°C. O coeficiente de dilatação linear do material que constitui o bloco, em unidades °C1, vale

a) 4 x 10-5.
b) 3 x 106.
c) 2 x 106.
d) 1,5 x 10-5.
e) 5 x 106.


Questão 03. (Unisc) Normalmente encontra-se como invólucro de cigarros, no interior do maço, uma folha que apresenta duas faces: uma de papel comum e outra de alumínio, coladas entre si. Se pegarmos essa folha dupla e a  aproximarmos, cuidadosamente, de uma fonte de calor, o que observaremos em relação a dilatação dessa folha?

a) A folha curva-se para o lado do papel.
b) A folha não sofre nenhum tipo de curvatura.
c) A folha curva-se para o lado do alumínio.
d) A folha curva-se ora para o lado do papel, ora para o lado do alumínio.
e) A folha dilata sem sofrer curvatura.


Questão 04 sobre Dilatação Térmica: (Uepg) Considere uma garrafa de vidro totalmente cheia com água, hermeticamente fechada, submetida a alterações de temperatura.

Nesse contexto, assinale o que for correto.
01) Diminuindo a temperatura do sistema, desde que a água permaneça líquida, o volume da água diminui em relação ao volume da garrafa, criando um espaço vazio no seu interior.

02) Se a variação de temperatura for de 15°C para – 5°C a garrafa não se romperá.

04) Sendo o coeficiente de dilatação da água menor que o coeficiente de dilatação do vidro, a dilatação observada na água não é real.

08) Aquecido o sistema, o volume interno da garrafa aumenta, enquanto que o volume de água permanece o mesmo.


Questão 05. (Cesgranrio) O comprimento l de uma barra de latão varia, em função da temperatura è, segundo o gráfico a seguir.

gráfico comprimento de uma barra de latão

Assim, o coeficiente de dilatação linear do latão, no intervalo de 0°C a 100°C, vale:
a) 2,0.10-5/°C
b) 5,0.10-5/°C
c) 1,0.10-4/°C
d) 2,0.10-4/°C
e) 5,0.10-4/°C


Questão 06. (Ueg) Dentro de um cilindro com pistão móvel está confinado um gás monoatômico. Entre a parte superior, fixa, do cilindro e o pistão existe uma barra extremamente fina de metal, de comprimento I0, com coeficiente de dilatação linear a ligada por um fio condutor de calor a uma fonte térmica. A barra é aquecida por uma temperatura t que provoca uma dilatação linear ΔI, empurrando o pistão que comprime o gás. Como a área da base do cilindro é A e o sistema sofre uma transformação isobárica a uma pressão π o trabalho realizado é igual a:

a) πtαAI0
b) πAt2α2I02
c) π2tαAI0
d) (πtαAI0)/2


Questão 07 sobre Dilatação Térmica: (Upe) Uma esfera oca metálica tem raio interno de 10 cm e raio externo de 12 cm a 15°C. Sendo o coeficiente de dilatação linear desse metal 2,3 x 10-5 (°C)-1, assinale a alternativa que mais se aproxima da variação do volume da cavidade interna em cm3 quando a temperatura sobe para 40°C. Considere π = 3

a) 0,2
b) 2,2
c) 5,0
d) 15
e) 15,2


Questão 08. (Uel) Um retângulo é formado por um fio de cobre e outro de alumínio, como mostra a figura A. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação linear do cobre é de 17 x 10-6 °C-1 e o do alumínio é de 24 x 10-6 °C-1, qual o valor do ângulo se a temperatura do retângulo for elevada de 100°C, como está apresentado na figura B?

coeficiente de dilatação linear

a) 89,98°
b) 30°
c) 15°
d) 0,02°
e) 60°


Questão 09. (Ufba) Impossibilitados de medir a longitude em que se encontravam, os navegadores que tomaram parte nas grandes explorações marítimas se viam literalmente perdidos no mar tão logo perdessem contato visual com a terra. Milhares de vidas e a crescente riqueza das nações dependiam de uma solução. (SOBEL, 1997).

A determinação da longitude ao longo de viagens marítimas é feita pela comparação entre a hora local e a hora no porto de origem. Portanto, é necessário que se tenha, no navio, um relógio que seja ajustado antes de zarpar e marque, precisamente, ao longo de toda a viagem, a hora do porto de origem. Os relógios de pêndulo daquela época não serviam a esse propósito, pois o seu funcionamento sofria influência de muitos fatores, inclusive das variações de temperatura, devido à dilatação e à contração da haste do pêndulo.

A longitude pôde finalmente ser determinada através de um relógio, no qual o problema das variações de temperatura foi resolvido com a utilização de tiras de comprimentos diferentes feitas de materiais de coeficientes de dilatação diferentes.

coeficientes de dilatação diferentes

Com base nesse mesmo princípio físico, considere um conjunto formado por duas barras de comprimento L 1 = 10,0 cm e L2 = 15,0 cm fixadas em uma das extremidades, inicialmente submetido à temperatura To. Supondo que o conjunto tenha sua temperatura aumentada para T = To + DT, determine a relação entre os coeficientes de dilatação linear, a1 e a2, das barras, para a qual a distância D = 5,0 cm não se altera com a variação de temperatura.


Questão 10 sobre Dilatação Térmica: (Cesgranrio) Uma régua de metal mede corretamente os comprimentos de uma barra de alumínio e de uma de cobre, na temperatura ambiente de 20°C, sendo os coeficientes de dilatação linear térmica do metal, do alumínio e do cobre, respectivamente iguais a 2,0.10-5/°C, 2,4.10-5/°C e 1,6.10-5/°C, então é correto afirmar que, a 60°C, as medidas fornecidas pela régua para os comprimentos das barras de alumínio e de cobre, relativamente aos seus comprimentos reais nessa temperatura, serão, respectivamente:

a) menor e menor.
b) menor e maior.
c) maior e menor.
d) maior e maior.
e) igual e igual.


🔵 >>> Verifique todos os nossos exercícios e atividades de Física.


Gabarito com as resposta da lista de exercícios de física sobre Dilatação Térmica para passar no Enem:

01. a;
02. c;
03. a;
04. d;
05. c;

06. a;
07. e;
08. b;
09. c;
10. a

2 comentários em “Dilatação Térmica 10 Exercícios com Gabarito”

Deixe um comentário