Questão 01 sobre Estudos dos Gases em Física: (Uerj) A bola utilizada em uma partida de futebol é uma esfera de diâmetro interno igual a 20 cm. Quando cheia, a bola apresenta, em seu interior, ar sob pressão de 1,0 atm e temperatura de 27°C.
Considere π = 3, R = 0,080 atm . L . mol-1 . k-1 e, para o ar, comportamento de gás ideal e massa molar igual a 30 g . mol-1.
No interior da bola cheia, a massa de ar, em gramas, corresponde a: a) 2,5 b) 5,0 c) 7,5 d) 10,0
Questão 02. (Uem) Assinale o que for correto.
01) O volume de uma dada massa gasosa será inversamente proporcional à pressão exercida sobre ela, se a temperatura desse gás for mantida constante.
02) Mantida constate a pressão de uma massa gasosa, o volume dessa massa gasosa é diretamente proporcional a sua temperatura absoluta.
04) O número de moléculas em volumes iguais de gases diferentes à mesma temperatura e pressão é o mesmo.
08) Não existe relação entre a energia cinética das moléculas de um gás e a temperatura do gás.
16) A pressão exercida por um gás sobre as paredes do recipiente que o contém é consequência das contínuas e incessantes colisões das moléculas desse gás contra as paredes do recipiente.
Questão 03. (Aman) O gráfico da pressão (P) em função do volume (V) no desenho abaixo representa as transformações sofridas por um gás ideal. Do ponto A até o ponto B, o gás sofre uma transformação isotérmica, do ponto B até o ponto C, sofre uma transformação isobárica e do ponto C até o ponto A, sofre uma transformação isovolumétrica. Considerando TA, TB e TC, as temperaturas absolutas do gás nos pontos A, B e C, respectivamente, pode-se afirmar que:
a) TA = TB e TB < TC b) TA = TB e TB > TC c) TA = TC e TB > TA d) TA = TC e TB < TA e) TA = TB = TC
Questão 04 sobre Estudos dos Gases em Física: (Unesp) Ar do ambiente, a 27°C, entra em um secador de cabelos (aquecedor de ar), e dele sai a 57°C, voltando para o ambiente. Qual a razão entre o volume de uma certa massa de ar quando sai do secador e o volume dessa mesma massa quando entrou no secador?
Questão 05. (Cesgranrio) Um gás ideal passa de um estado A para um estado B, conforme indica o esquema a seguir:
Chamando de TA e TB as temperaturas do gás nos estados A e B, respectivamente, então: a) TA = TB b) TA = 2 TB c) TB = 2 TA d) TA = 4 TB e) TB = 4 TA
Questão 06. (Unesp) A que temperatura se deveria elevar certa quantidade de um gás ideal, inicialmente a 300K, para que tanto a pressão como o volume se dupliquem?
Questão 07 sobre Estudos dos Gases em Física: (Unesp) Dois gases ideais, denominados G1 e G2, ocupam volumes idênticos, porém p1 = 2p2 e T2 = 3/5T1 (p e T são, respectivamente, pressão e temperatura absoluta). Se o número de mols de G 1 é 12, qual será o número de mols de G2?
a) 10 b) 6 c) 14,4 d) 7,2 e) 12
Questão 08. (Aman) Em um laboratório, um estudante realiza alguns experimentos com um gás perfeito. Inicialmente o gás está a uma temperatura de 27°C em seguida, ele sofre uma expansão isobárica que torna o seu volume cinco vezes maior. Imediatamente após, o gás sofre uma transformação isocórica e sua pressão cai a um sexto do seu valor inicial. O valor final da temperatura do gás passa a ser de:
a) 327°C b) 250°C c) 27°C d) –23°C e) –72°C
Questão 09. (Unesp) Um frasco para medicamento com capacidade de 50 mL, contém 35 mL de remédio, sendo o volume restante ocupado por ar. Uma enfermeira encaixa uma seringa nesse frasco e retira 10 mL do medicamento, sem que tenha entrado ou saído ar do frasco. Considere que durante o processo a temperatura do sistema tenha permanecido constante e que o ar dentro do frasco possa ser considerado um gás ideal.
Na situação final em que a seringa com o medicamento ainda estava encaixada no frasco, a retirada dessa dose fez com que a pressão do ar dentro do frasco passasse a ser, em relação à pressão inicial,
a) 60% maior. b) 40% maior. c) 60% menor. d) 40% menor. e) 25% menor.
Questão 10 sobre Estudos dos Gases em Física: (Fuvest) Em um freezer, muitas vezes, é difícil repetir a abertura da porta, pouco tempo após ter sido fechado, devido à diminuição da pressão interna. Essa diminuição ocorre porque o ar que entra, à temperatura ambiente, é rapidamente resfriado até a temperatura de operação, em torno de – 18°C. Considerando um freezer doméstico, de 280 L, bem vedado, em um ambiente a 27°C e pressão atmosférica P0, a pressão interna poderia atingir o valor mínimo de:
Considere que todo o ar no interior do freezer, no instante em que a porta é fechada, está à temperatura do ambiente. a) 35% de P0 b) 50% de P0 c) 67% de P0 d) 85% de P0 e) 95% de P0
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína