Leis de Newton Exercícios Resolvidos

01. Leis de Newton: (PUC Minas–2007) Quando um cavalo puxa uma charrete, a força que possibilita o movimento do cavalo é a força que:
A) o solo exerce sobre o cavalo.
B) ele exerce sobre a charrete.
C) a charrete exerce sobre ele.
D) a charrete exerce sobre o solo.

 

 

02. (UFV-MG) Uma caminhonete sobe uma rampa inclinada com velocidade constante, levando um caixote em sua carroceria, conforme ilustrado na figura a seguir.


Sabendo-se que P é o peso do caixote; N, a força normal do piso da caminhonete sobre o caixote; e f
a, a força de atrito entre a superfície inferior do caixote e o piso da caminhonete, o diagrama de corpo livre que MELHOR representa as forças que atuam sobre o caixote é:

 

 

03. Leis de Newton: (PUC Minas) Em cada situação descrita a seguir, há uma força resultante agindo sobre o corpo, EXCETO em:
A) O corpo acelera numa trajetória retilínea.
B) O corpo se move com o módulo da velocidade constante durante uma curva.
C) O corpo se move com velocidade constante sobre uma reta.
D) O corpo cai em queda livre.

 


04. (UFMG–2007) Um ímã e um bloco de ferro são mantidos fixos numa superfície horizontal, como mostrado na figura a seguir.

Em determinado instante, ambos são soltos e movimentam-se um em direção ao outro, devido à força de atração magnética.
Despreze qualquer tipo de atrito e considere que a massa m do ímã é igual à metade da massa do bloco de ferro.
Sejam a
i o módulo da aceleração e Fi o módulo da resultante das forças sobre o ímã. Para o bloco de ferro, essas grandezas são, respectivamente, af e Ff .
Com base nessas informações, é
CORRETO afirmar que:
A) F
i = Ff e ai = af
B) F
i = Ff e ai = 2af.

C) Fi = 2Ff e ai = 2af.

D) Fi = 2Ff e ai = af.

 

 

05. Leis de Newton: (CEFET-MG) Duas pessoas puxam as cordas de um dinamômetro na mesma direção e em sentidos opostos, com forças de mesma intensidade F = 100 N.


Nessas condições, a leitura do dinamômetro, em newtons, é:
A) 0.

B) 100.

C) 200.

D) 400.

 

Movimento Uniforme Exercícios Resolvidos.

 

06. Leis de Newton: (UFJF-MG) Na figura a seguir, representamos uma esfera de massa m, presa ao teto de um vagão e em repouso em relação a este. O vagão desloca-se em movimento retilíneo com uma aceleração a para a direita em relação ao solo. Do ponto de vista de um observador em repouso em relação ao solo, qual das alternativas seguintes representa CORRETAMENTE as forças que atuam sobre a massa m?

 

 

07. (PUC Minas) Um truque comum de “mágica” é puxar a toalha que cobre uma mesa sem retirar os pratos e talheres que estão sobre ela. Isso é feito dando-se um puxão na toalha. É INCORRETO afirmar que esse experimento:
A) terá maior probabilidade de sucesso com uma toalha lisa, sem saliências.
B) terá maior probabilidade de sucesso com uma toalha de material que tenha pequeno coeficiente de atrito com o material dos pratos e dos talheres.
C) terá maior probabilidade de sucesso aplicando-se à toalha um puxão mais rápido do que aplicando-se a ela um puxão mais lento.
D) é um eficiente meio de demonstrar a Lei da Ação e Reação.
E) é análogo ao experimento que consiste em puxar rapidamente uma folha de papel sobre a qual repousa uma moeda, e observar que a moeda praticamente não se move.

 


08. Leis de Newton: (UFV-MG–2006) Uma partícula desloca-se numa trajetória retilínea de acordo com o gráfico posição S versus tempo t, a seguir.

Assinale a alternativa que representa CORRETAMENTE a relação entre o módulo da força resultante R que atua sobre a partícula com o tempo t.

 

 

09. (Fatec-SP) Um corpo está sujeito a três forças coplanares, cujas intensidades constantes são 10 N, 4,0 N e 3,0 N. Suas orientações encontram-se definidas no esquema:

A aceleração que o corpo adquire quando submetido exclusivamente a essas três forças tem módulo 2,0 m/s2. Pode-se concluir que a massa do corpo é, em kg:
A) 8,5.

B) 6,5.

C) 5,0.

D) 2,5.

E) 1,5.

 


10. Leis de Newton: (Unirio-RJ)

Leis de Newton exerecícios e atividades com gabarito

A análise sequencial da tirinha e, especialmente, a do quadro final, nos leva imediatamente ao(à):
A) Princípio da Conservação da Energia Mecânica.
B) propriedade geral da matéria, denominada inércia.
C) Princípio da Conservação da Quantidade de Movimento.
D) Segunda Lei de Newton.
E) Princípio da Independência dos Movimentos.

 

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Gabarito com as respostas das atividades de Física sobre Leis de Newton:

01. A;

02. A;

03. C;

04. B;

05. B;

06. A;

07. D;

08. B;

09. D;

10. B

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