Questão 01 sobre Receptores Elétricos: (Cesgranrio) Pilhas de lanterna estão associadas por fios metálicos, segundo os arranjos:
Ligando-se resistores entre os pontos terminais livres, pode-se afirmar que as pilhas estão eletricamente em:
a) paralelo em I, II, e III; b) paralelo em III e IV; c) série em I, II, e III; d) série em IV e V; e) série em III e V.
Questão 02. (G1 – cftmg) A figura representa o modo como um estudante colocou quatro pilhas novas em sua lanterna.
Nessa situação, é correto afirmar que ( ) a lâmpada irá queimar. ( ) a lanterna não irá acender. ( ) as pilhas durarão pouco tempo. ( ) a luz emitida terá um brilho forte.
Questão 03. (Puccamp) Hoje, ninguém consegue imaginar uma residência sem eletrodomésticos (aparelho de TV, aparelho de som, geladeira, máquina de lavar roupa, máquina de lavar louça, etc). Uma enceradeira possui força contra-eletromotriz de 100 V.
Quando ligada a uma tomada de 120 V ela dissipa uma potência total de 40 W. Nestas condições, a resistência interna da enceradeira, em ohms, vale: a) 2,0 b) 3,0 c) 5,0 d) 10 e) 20
Questão 04 sobre Receptores Elétricos: (UFRGS) O circuito a seguir representa três pilhas ideais de 1,5V cada uma, um resistor R de resistência elétrica 1,0 Ω e um motor, todos ligados em série.
(Considere desprezível a resistência elétrica dos fios de ligação do circuito.)
A tensão entre os terminais A e B do motor é 4,0 V. Qual é a potência elétrica consumida pelo motor?
a) 0,5W. b) 1,0W. c) 1,5W. d) 2,0W. e) 2,5W.
Questão 05. (Ufal) Considere os gráficos a seguir.
Eles representam as curvas características de três elementos de um circuito elétrico, respectivamente;
a) gerador, receptor e resistor. b) gerador, resistor e receptor. c) receptor, gerador e resistor. d) receptor, resistor e gerador. e) resistor, receptor e gerador.
Questão 06. (Cesgranrio) No circuito esquematizado a seguir, tem-se um gerador G, que fornece 60 v sob corrente de 8,0 A, uma bateria com f.e.m. de 12 v e resistência interna de 1,0 Ω, e um resistor variável R.
Para que a bateria seja carregada com uma corrente de 8,0 A, deve-se ajustar o valor de R para:
a) 1,0 Ω b) 2,0 Ω c) 3,0 Ω d) 4,0 Ω e) 5,0 Ω
Questão 07 sobre Receptores Elétricos: (Puccamp) Considere o circuito esquematizado a seguir constituído por três baterias, um resistor ôhmico, um amperímetro ideal e uma chave comutadora. Os valores característicos de cada elemento estão indicados no esquema.
As indicações do amperímetro conforme a chave estiver ligada em (1) ou em (2) será, em amperes, respectivamente,
a) 1,0 e 1,0 b) 1,0 e 3,0 c) 2,0 e 2,0 d) 3,0 e 1,0 e) 3,0 e 3,0
Questão 08. (Uece/2015) Um motor elétrico disponibiliza 400W de potência e consome ),8 kWh de energia durante uma determinada realização de trabalho.
A eficiência do motor nesse processo é a) 50%. b) 80%. c) 40%. d) 100%.
Questão 09. (Fatec) Três pilhas de f.e.m E = 1,5 V e resistência interna r = 1,0 Ω são ligadas como na figura a seguir.
A corrente que circula pelas pilhas é de: a) 0,50 A, no sentido horário. b) 0,50 A, no sentido anti-horário. c) 1,5 A, no sentido horário. d) 2,0 A, no sentido anti-horário. e) 2,0 A, no sentido horário.
Questão 10 sobre Receptores Elétricos: (Ufsc) No circuito a seguir representado, temos duas baterias de forças eletromotrizes E1= 9,0V e E2= 3,0V, cujas resistências internas valem r1 = r2 = 1,0 Ω. São conhecidos, também, os valores das resistências R
1 = R2 = 4,0 Ω e R3 = 2,0 Ω. V1, V2 e V3 são voltímetros e A é um amperímetro, todos iguais:
Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S): (01) A bateria E1 está funcionando como um gerador de força eletromotriz e a bateria E2 como um receptor, ou gerador de força contra eletromotriz.
(02) A leitura no amperímetro é igual a 1,0A.
(04) A leitura no voltímetro V2 é igual a 2,0 V.
(08) A leitura no voltímetro V1 é igual a 8,0 V.
(16) A leitura no voltímetro V3 é igual a 4,0V.
(32) Em 1,0h, a bateria de força eletromotriz E2 consome 4,0Wh de energia.
(64) A potência dissipada por efeito Joule, no gerador, é igual 1,5W.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína