Energia para a Contração Muscular 07 Exercícios

Questão 01 sobre Energia para a Contração Muscular: Fuvest-SP. Consideremos o seguinte fato: o aumento do consumo de carboidrato no músculo é acompanhado de um aumento imediato e considerável do consumo de O2 e de um aumento paralelo da eliminação de CO2. Qual a explicação para esse fato e por que o músculo é considerado um transformador de energia?

🔴 Está com dúvida? Veja nosso resumo sobre fisiologia da energia para a contração muscular.


Questão 02. FCC-SP. Na contração muscular, funcionam, respectivamente, como material contrátil, fonte imediata de energia, reserva de energia e fonte primária de energia:

a) actomiosina, ATP, fosforil-creatina e glicogênio.
b) actomiosina, glicogênio, ATP e ciclo de Krebs.
c) fibrila muscular, ATP, glicogênio e ciclo de Krebs.
d) fibrila muscular, glicólise, ATP e fosforil-creatina (fosfocreatina).
e) fosforil-creatina, glicólise, ATP e glicogênio.


Questão 03. UERJ. Com o objetivo de demonstrar, em laboratório, a importância de certos fatores no processo de contração da célula muscular estriada, um pesquisador colocou células musculares em recipientes com solução fisiológica, à qual diferentes fatores foram adicionados, conforme está representado no esquema.

células musculares em recipientes com solução fisiológica

O número que indica o recipiente onde se observou a contração muscular é:
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
e) 5


Questão 04 Energia para a Contração Muscular: UEL-PR. As células musculares, quando submetidas a um esforço físico intenso, podem obter energia a partir dos processos de:

a) fermentação e quimiossíntese.
b) respiração e quimiossíntese.
c) digestão e fermentação.
d) digestão e quimiossíntese.
e) respiração e fermentação.


Questão 05. UFR-RJ. Os músculos das pernas da galinha apresentam uma coloração escura e são de contração lenta. A coloração escura destas fibras musculares deve-se à presença de um pigmento chamado:

a) mioglobulina.
b) mioglobina.
c) ferritina.
d) hemossiderina.
e) hemoglobina.


Questão 06. UFPI. O ATP gasto durante a contração muscular é rapidamente reposto graças a uma substância que transfere seu grupo fosfato energético para o ADP, transformando-o em ATP. Essa substância é denominada:

a) adenosina trifosfato
b) guanosina trifosfato
c) creatina–fosfato
d) miosina–fosfato
e) actina–fosfato


Questão 07 Energia para a Contração Muscular: UFRJ. Dentre os compostos que regulam o fluxo sangüíneo das artérias coronárias (vasos que nutrem o músculo cardíaco) está a adenosina. A adenosina é um produto de degradação do ATP e é formada segundo a seguinte seqüência de reações: ATP → ADP → AMP → Adenosina. A adenosina promove a vasodilatação das artérias coronárias, o que aumenta o fluxo sangüíneo através do músculo cardíaco.

Explique por que em situações de exercício intenso é vantajoso que a regulação local da vasodilatação seja exercida pela adenosina, e não por outros vasodilatadores produzidos por outras vias metabólicas também presentes no organismo.


🔵 >>>  Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.


Gabarito com as respostas das questões sobre a Energia para a Contração Muscular:

01. A energia da contração vem da oxidação da glicose, que consome O2 e libera CO2. O músculo converte a energia química da glicose em energia mecânica.


02. A;

03. B;

04. E;

05. B;

06. C;


07. A regulação local da vasodilatação pela adenosina é vantajosa porque a via de degradação do ATP é a mais intensa durante o exercício físico. Desse modo, a formação de adenosina fornece um sistema de auto regulação em que, quanto mais ATP for consumido, mais dilatação ocorrerá, porque haverá mais adenosina.

Deixe um comentário