Exercícios Sistema Nervoso Periférico com Gabarito – 02

11. UFF-RJ. Exercícios Sistema Nervoso Periférico:

A análise da contaminação de alimentos por pesticidas tem mostrado a presença de compostos organofosforados. Tais substâncias são tóxicas, principalmente, por alterarem a fisiologia normal do sistema nervoso, interferindo na degradação do mediador químico do sistema nervoso autônomo parassimpático

O mediador mencionado e uma de suas ações são, respectivamente:

a) adrenalina / estímulo da freqüência cardíaca.

b) acetilcolina / contração da musculatura esquelética.

c) serotonina / inibição da percepção sensorial.

d) noradrenalina / relaxamento da musculatura lisa.

e) dopamina / controle central dos movimentos.

 

 

12. UFPR. Exercícios Sistema Nervoso Periférico:

Durante o ano de 2002, muito foi discutido sobre a crise de energia elétrica no Brasil, e todos estivemos conscientes da possibilidade de haver interrupções no fornecimento de energia em diversas cidades do país. Suponha que um indivíduo A não soubesse desse fato (A poderia ser um estrangeiro recém-chegado ao Brasil), que estivesse em uma dessas cidades e que subitamente fosse surpreendido à noite por um “apagão”.

Com relação ao que ocorreria ao sistema nervoso de A nessas circunstâncias, é correto afirmar:

 

01. Se A se assustasse e exibisse, em função disso, um aumento de freqüência cardíaca, é possível afirmar que o Sistema Nervoso Autônomo desse indivíduo estaria envolvido nessa resposta.

02. Supondo que a ausência de luz fosse um estímulo que desencadeasse a propagação de um impulso nervoso em neurônios de A, para tanto haveria necessariamente inversão da polaridade da membrana plasmática dessas células, com influxo de íons sódio para o meio intracelular e saída posterior de íons potássio para o meio extracelular.

04. Supondo-se que os sinais visuais fossem importantes para a manutenção do equilíbrio e da postura de A, para que ele pudesse continuar caminhando no escuro, o cerebelo seria a principal estrutura do sistema nervoso a monitorar outras informações que compensassem a ausência dos sinais visuais citados.

08. A capacidade do sistema nervoso de responder a uma ausência total ou parcial de luz está relacionada à intensidade de resposta dos neurônios, uma vez que, diferentemente dos demais neurônios, os neurônios oculares não seguem o padrão de resposta “tudo ou nada”, segundo o qual a intensidade de resposta é sempre a mesma, desde que o estímulo seja igual ou superior a um dado limiar.

16. Caso A caísse, em função de estar num local desconhecido no escuro, todas as estruturas citadas a seguir seriam importantes para a proteção do sistema nervoso desse indivíduo: crânio, coluna vertebral, meninges e líquido cefalorraquidiano.

32. A cabeça de A corresponderia à região exploratória do “ambiente escuro”, assim como ocorreria com diversos outros animais, visto que a centralização e a anteriorização das estruturas nervosas são tendências evolutivas que se verificam ao longo da escala zoológica.

64. Se, ao invés de ficar no escuro, A tivesse posto a mão numa chapa quente, a resposta de retirada rápida da mão constituir-se-ia num ato reflexo e envolveria obrigatória e unicamente as seguintes estruturas: receptor sensorial, neurônio sensorial ou aferente, neurônio motor ou eferente e órgão efetor da resposta.

Some os números dos itens corretos.

 

 

13. PUC-SP. Exercícios Sistema Nervoso Periférico:

No quadro abaixo, são mostrados três itens:

I. parte do sistema nervoso estimulada;

II. substância liberada;

III. efeito sobre o ritmo cardíaco.

Qual das alternativas apresenta corretamente o que se dá com uma pessoa em situação de perigo?

Exercícios Sistema Nervoso Periférico com gabarito respostas

 

 

14. UFPE

Diversas atividades humanas estão sob o controle de nossa vontade, enquanto outras ocorrem de forma autônoma. Analise a representação a seguir, considere o neurotransmissor geralmente liberado em cada caso e assinale a alternativa que completa as lacunas 1, 2 e 3, nesta ordem.

a) (1) SNP somático (2) noradrenalina (3) acetilcolina

b) (1) SNP voluntário (2) tiroxina (3) adrenalina

c) (1) SNP visceral (2) adrenalina (3) tiroxina

d) (1) SNP somático (2) somatotrofina (3) noradrenalina

e) (1) SNP visceral (2) acetilcolina (3) somatotrofina

 

 

15. PUC-RS. Exercícios Sistema Nervoso Periférico:

O sistema nervoso autônomo (SNA) é subdividido em simpático e parassimpático, os quais têm atividades, em geral, antagônicas, reguladas pela liberação das catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e da acetilcolina, respectivamente. Um dos importantes efeitos desencadeados pela ativação simpática é:

a) a contração da pupila.

b) a constrição dos brônquios.

c) a diminuição da atividade mental.

d) o aumento da freqüência cardíaca.

e) o aumento do peristaltismo.

 

Sistema Respiratório Humano Questões com Gabarito.

 

16. UERJ

Alguns órgãos de imprensa têm levantado a hipótese do uso de armas químicas em diversos conflitos recentes. Os chamados “gases dos nervos”, o VX e o sarin, compostos organofosforados, são os principais representantes desse arsenal químico. Outros organofosforados, como, por exemplo, malation e fenitrotion, menos tóxicos que aqueles, estão sendo usados como inseticidas na agricultura, provocando intoxicação em trabalhadores do campo. Tais compostos interferem na transmissão do impulso nervoso nas sinapses neuromusculares, provocando contratura do músculo esquelético, o que pode levar à morte por paralisia respiratória.

a) Explique a ação dos organofosforados nas sinapses neuromusculares, indicando por que essa ação acarreta contratura muscular.

b) Cite dois tipos de sinapses do sistema nervoso periférico, além da neuromuscular, que também são afetadas pelos organofosforados.

 

 

17. PUC-MG. Exercícios Sistema Nervoso Periférico:

Conhecendo as ações de substâncias neurotransmissoras periféricas em vertebrados e analisando o diagrama a seguir, não podemos afirmar:

a) O processo de contração muscular é mediado por neurotransmissores.

b) A liberação de adrenalina e noradrenalina está sob controle do sistema nervoso central.

c) A acetilcolina é substância transmissora comum ao sistema nervoso autônomo e nervos moto-res.

d) Os nervos simpáticos e parassimpáticos liberam de seus terminais nervosos a mesma substância transmissora.

 

 

Veja também a primeira parte desta lista de exercícios.

 

Confira a lista completa de exercícios sobre Fisiologia.

 

Gabarito com as respostas sobre Exercícios Sistema Nervoso Periférico:

11. B

12. 55 (01 + 02 + 04 + 16 + 32)

13. C 14. A 15. D

 

16. a) Os organofosforados inibem a degradação do mediador químico acetilcolina, impedindo o relaxamento muscular.

b) Tipos de sinapses: entre neurônios pré e pós-ganglionares do sistema nervoso periférico autônomo (simpático e parassimpático); entre neurônios pós-ganglionares do sistema nervoso parassimpático e os órgãos efetuadores.

 

17. D

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.