Questão 01 sobre Mutações Gênicas: UERJ. Uma mutação em uma célula dá origem a um códon de terminação UAG na porção central de um RNA mensageiro que codifica uma determinada proteína. Uma mutação em outro gene dessa mesma célula leva à alteração de uma base nitrogenada no anticódon do RNA transportador (RNAt) da tirosina. Essa alteração faz o RNAt reconhecer o códon UAG como sendo da tirosina e continuar a transportá-la normalmente.
Identifique a trinca de bases do DNA que originou o anticódon mutado e indique como a presença desse RNAt alterado pode interferir nas estruturas primárias das proteínas sintetizadas a partir de genes normais.
Questão 02. Vunesp. Um cientista analisou a sequência de bases nitrogenadas do DNA de uma bactéria e verificou que era formada pelos códons AGA-CAA-AAA-CCG-AAT. Verificou também que a sequência de aminoácidos no polipeptídio correspondente era serina-valina-fenilalanina-glicina-leucina. Ao analisar o mesmo segmento de DNA de outra bactéria da mesma colônia, verificou que a sequência de bases era AGA-CAA-AAG-CCG-AAT, porém não verificou qualquer alteração na composição de aminoácidos da cadeia polipeptídica.
Como você explica o fato de bactérias de uma mesma colônia apresentarem, para o mesmo segmento de DNA, diferentes sequências de bases e o fato de essas bactérias apresentarem a mesma composição de aminoácidos na cadeia polipeptídica correspondente?
Questão 03 sobre Mutações Gênicas: UFSM-RS. Considere, hipoteticamente, que o DNA de uma planta em estudo por pesquisadores brasileiros possui um gene responsável pela produção do óleo aromatizante da planta. Esse gene é repelente natural de mosquitos e possui como parte de sua sequência com sentido:…AGGCCCGTTCCCTTA… Caso ocorressem mutações gênicas que alterassem essa sequência para …AGGCCCCCAACCCAAA…, os novos aminoácidos formados, conforme o quadro, seriam:
a. serina – glicina – valina – glicina – fenilalanina.
b. tirosina – prolina – prolina – valina – leucina.
c. serina – glicina – glutamina – glicina – aspargina.
d. serina – prolina -glicina – prolina – lisina.
e. arginina – prolina – valina – prolina – leucina.
Questão 04. UFRJ. A sequência parcial de nucleotídeos do RNA mensageiro de um determinado gene, constituída de sete códons, está escrita na figura 1.
Pesquisadores submeteram a sequência às seguintes alterações:
I. substituição de A por G no códon 7;
II. deleção de G no códon 3;
III. substituição de C por U no códon 4.
Com base na tabela (figura 2) do código genético, identifique a mutação que produziu o menor peptídeo. Justifique sua resposta.
Questão 05 sobre Mutações Gênicas: UFC-CE. A revista Veja (20 de dezembro de 2006) trouxe, como reportagem, o que chamou de “A última evolução”. Essa diz respeito a uma mutação genética que permitiu o consumo de leite entre pessoas adultas, as quais, normalmente, deveriam apresentar intolerância à lactose. Os itens a seguir abordam aspectos importantes ligados a essa reportagem. Leia-os com atenção e responda às solicitações.
a. A capacidade de digerir a lactose vai desaparecendo à medida que cessa a amamentação. O que impede a digestão da lactose entre indivíduos adultos?
b. A reportagem cita que a tolerância à lactose varia entre as populações. Entre os brasileiros, chega a 50%. Já 99% dos chineses são intolerantes, contra apenas 1% dos suecos. Considerando uma condição hipotética, em que a dieta disponível está baseada apenas no leite bovino, qual processamento o leite deveria sofrer para que os chineses pudessem utilizar esse alimento?
c. Levando em conta que o leite bovino é um alimento rico em muitos nutrientes, cite dois macronutrientes e dois micronutrientes presentes no leite, essenciais para a nutrição humana.
d. Os cientistas que comandaram a pesquisa queriam saber se a mutação da tolerância à lactose presente nos europeus existia também entre povos pastoris de outros lugares. Observaram que povos da Tanzânia, do Quênia e do Sudão possuem também a capacidade de digerir o leite. Entre-tanto, essa capacidade foi propiciada por três mutações genéticas distintas e independentes entre si. Qual a denominação do fenômeno que explica esse fato?
Questão 06. UERJ. Em um experimento, culturas de Escherichia coli foram tratadas com dois agentes mutagênicos que lesam o terceiro nucleotídeo do gene que codifica uma proteína da cadeia respiratória.O primeiro agente induz a troca da base adenina por guanina; o segundo promove a supressão da base adenina.
Foram selecionadas amostras de células tratadas com cada um dos agentes e isolados os genes modificados. Em seguida, as bases nitrogenadas desses genes foram sequenciadas, sendo identificadas as estruturas primárias das proteínas que eles codificam.
O quadro a seguir resume os resultados encontrados:
Explique por que nas células tratadas com o agente 1 não houve alteração na sequência de aminoácidos, enquanto nas tratadas com o agente 2 ocorreram grandes modificações.
Questão 07 sobre Mutações Gênicas: UFF-RJ. A anemia falciforme é gerada a partir de uma mutação pontual no gene da cadeia da hemoglobina, que se localiza no cromossomo 11. Nos indivíduos que apresentam esta doença, observa-se a troca de uma base nitrogenada no gene. Enquanto os indivíduos sadios apresentam um nucleotídeo T, nos indivíduos acometidos pela doença, ele é substituído pelo nucleotídeo A.
a. Que alteração ocorre na estrutura primária da hemoglobina sintetizada, a partir desse gene, em indivíduos com anemia falciforme?
b. Que característica do código genético permite que um gene contendo uma mutação pontual por substituição possa, após a sua tradução, gerar a mesma proteína codificada pelo gene original (não mutado)? Explique.
c. Além da anemia falciforme, existem outros tipos de anemia como a anemia perniciosa, que tem como causa a carência de nutrientes. Identifique os nutrientes dos quais carecem os doentes com anemia perniciosa.
d. Classicamente, sabe-se que indivíduos acometidos pela anemia falciforme podem ser refratários a uma doença parasitária causada por um protozoário. Identifique esta doença e sua principal forma de transmissão.
Questão 08. UFG-GO. Indivíduos portadores do genótipo HSH sofrem uma mutação gênica no cromossomo 11 e expressam anemia falciforme ou siclemia. Sabendo-se que o continente africano possui alto índice de malária e que o Plasmodium malariae tem dificuldade de sobreviver nas hemácias de indivíduos portadores do genótipo HSH, analise a figura a seguir, que representa uma população isolada, em um período de tempo, em uma determinada região africana que possui casos de malária.
Com base nas informações apresentadas, pode-se concluir que:
a. o aumento do número de indivíduos HSH está diretamente associado ao aparecimento de casos de malária.
b. a elevação do número de indivíduos HH está associada ao aparecimento de indivíduos HSH infectados.
c. os genótipos HH e HSH estão igualmente adaptados ao longo do tempo.
d. a variação do meio, durante um certo tempo, desfavorece os indivíduos HSH.
e. a seleção natural, nesse caso, prioriza os indivíduos HH.
Questão 09. Fuvest-SP. A anemia falciforme é uma doença hereditária que afeta pessoas homozigóticas para o alelo Hba do gene que codifica uma das cadeias da hemoglobina. Sem cuidados médicos adequados, essas pessoas morrem na infância. Já homens e mulheres heterozigóticos, portadores do alelo normal HbA e do alelo Hba, não têm anemia. Ambos são resistentes à forma mais grave de malária, que causa alta mortalidade entre as pessoas homozigóticas HbAHbA.
a. Que informações dadas no texto acima permitem concluir que a anemia falciforme tem herança:
1. autossômica ou ligada ao cromossomo X?
2. dominante ou recessiva?
b. A frequência de afetados pela anemia falciforme é alta em regiões da África onde a malária é endêmica, em comparação com regiões nas quais não ocorre malária. Como se explica a alta frequência da anemia falciforme nas regiões maláricas?
Questão 10 sobre Mutações Gênicas: Cesgranrio-RJ. Com referência às mutações, podemos afirmar que:
a. resultam da tentativa de os seres vivos se adaptarem às modificações do ambiente.
b. resultam em alterações do fenótipo sem que ocorram modificações do genótipo.
c. resultam de lentas modificações das moléculas de DNA, não sofrem qual-quer influência resultante da ação de agentes químicos ou físicos externos.
d. ocorrem nas células somáticas, não sendo possível sua ocorrência em células germinativas.
e. resultam em novas características genéticas, representando variações necessárias à evolução.
Estude também com estas listas de exercícios de Genética:
- Parte 01 – Lista de exercícios sobre mutações genéticas;
- Anomalias Genéticas Exercícios com Gabarito;
- Atividades sobre mutações Cromossômicas;
- DNA Recombinante e Clonagem de Genes Exercícios;
🔵 >>> Confira a lista completa com todos os exercícios sobre Genética.
Gabarito com as respostas dos exercícios sobre Mutações Gênicas para passar no Enem:
Resposta do exercício 01. TAG. A presença do códon de terminação UAG fará com que as proteínas sintetizantes a partir de RNAs mensageiros normais apresentem pelo menos um aminoácido a mais em sua estrutura primária.
Resposta do exercício 02. A diferença na sequência de bases nitrogenadas entre bactérias de uma mesma colônia deve-se às mutações. O fato de bactérias apresentarem diferentes sequências de bases nitrogenadas e, ainda assim, terem mesma composição de aminoácidos na cadeia polipeptídica correspondente é possível, pois o código genético, além de universal e não ambíguo, é também degenera-do, ou seja, diferentes códons podem determinar a inserção de um mesmo aminoácido na cadeia polipeptídica.
Resposta do exercício 03.A;
Resposta do exercício 04. A opção 3, pois essa mu-dança produz o códon de parada UAA, gerando um peptídeo com 3 aminoácidos. Na opção 1, o códon de parada passa a codificar o triptofano, gerando um peptídeo com 7 aminoácidos. A opção 2 modifica todos os códons após a deleção, gerando um peptídeo de 6 aminoácidos.
Resposta do exercício 05. a. Ausência de enzima lactase
b. Retirar a lactose / diminuir a concentração de lactose
c. Macronutriente: 1. proteína / gordura; 2. carboidratos / vitaminas; micronutriente: 1. cálcio / potássio / manganês / sódio; 2, cobre / zinco / fósforo;
d. Convergência evolutiva
Resposta do exercício 06. Como no código genético pode haver mais de um códon para o mesmo aminoácido, é possível não ocorrer modificação na sequência primária da proteína quando apenas uma base de um códon é trocada.
No entanto, como um códon corresponde a uma trinca de nucleotídeos, a perda de um deles pode alterar toda a sequência de transcrição do gene.
Resposta do exercício 07. a. A troca de um aminoácido (glutamato por valina) na estrutura primária de cada cadeia R da hemoglobina.
b. A característica do código genético que permite que o gene mutante gere a mesma proteína do gene original é que este é degenerado ou redundante, ou seja, um único aminoácido pode ser codificado por diferentes códons.
c. Vitamina B12 (cobaia-mina ou cianocobalamina) e Ácido fálico (vitamina B9.
d. A doença é a malária, e a forma de transmissão é a picada do mosquito anophelino infectado, vetor da doença.
Resposta do exercício 08.A;
Resposta do exercício 09. a. 1. Herança autossômica, porque o texto menciona homens e mulheres heterozigotos. 2. A anemia falciforme apresenta herança recessiva, porque só se manifesta em homozigose.
b. Em regiões com alta frequência de malária, o gene para a anemia falciforme é selecionado positivamente, ocorrendo um aumento na sua frequência.
Resposta do exercício 10. E
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína