Início / Genética / Segunda Lei de Mendel Exercícios Prontos com Gabarito

Segunda Lei de Mendel Exercícios Prontos com Gabarito

01. (MACKENZIE) Segunda Lei de Mendel: Se os indivíduos 7 e 11 se casarem, a probabilidade desse casal ter uma filha com o mesmo fenótipo do avô materno é de:

a) 1/2

b) 1/4

c) 1/8

d) 1/3

e) 2/3

 

 

02. (UTFPR) Segunda Lei de Mendel: Na espécie humana existem várias características cuja herança provém de um par de alelos com relação de dominância completa. Na forma do lobo da orelha o alelo dominante é responsável pelo lobo solto e o alelo recessivo pelo lobo preso. A capacidade de enrolar a língua também é determinada por um par de alelos situados em outros cromossomos autossômicos, onde o alelo dominante determina essa capacidade. A probabilidade de nascer um descendente com o lobo da orelha preso e a capacidade de enrolar a língua de um casal onde ambos são heterozigotos para as duas características é:

a) 12/16

b) 9/16

c) 4/16

d) 3/16

e) 1/16

 

 

03. (FATEC) Na espécie humana, a habilidade para o uso da mão direita é condicionada pelo gene dominante E, sendo a habilidade para o uso da mão esquerda devida o seu alelo recessivo e. A sensibilidade à feniltiocarbamida (PTC) é condicionada pelo gene dominante I, e a insensibilidade a essa substância é devido a seu alelo recessivo i. Esses dois pares de alelos apresentam segregação independente. Um homem canhoto e sensível ao PTC, cujo pai era insensível, casa-se com uma mulher destra, sensível, cuja mãe era canhota e insensível. A probabilidade de esse casal vir a ter uma criança canhota e sensível ao PTC é de:

a) 3/4

b) 3/8

c) 1/4

d) 3/16

e) 1/8

 

 

04. (UNIFOR – 2000.2) Segunda Lei de Mendel: A acondroplasia, um tipo de nanismo, é causado por um alelo autossômico dominante. Os indivíduos homozigóticos para esse alelo morrem antes de nascer e os heterozigóticos apresentam a anomalia, mas conseguem sobreviver. A probabilidade de um casal de acondroplásicos vir a ter uma criança normal é:

A) 3/4

B) 2/3

C) 1/2

D) 1/3

E) 1/4

 

 

05. (Mack-SP) Um homem com ausência de alguns dentes incisivos e molares superiores, de olhos castanhos e com polidactilia casa-se com uma mulher de fenótipo igual e tem uma filha de olhos azuis, normal para os dentes e para o número de dedos. Qual a probabilidade de o casal ter outro filho do sexo masculino, com todas as características dominantes?

 

 

06. (UFPA) Segunda Lei de Mendel: Na Drosophila melanogaster, a cor do corpo ébano é produzida por um gene recessivo (e) e o corpo de cor cinza, pelo seu alelo (E). A asa vestigial é produzida por um gene recessivo (v) e o tamanho normal da asa é determinado pelo seu alelo (V). Se moscas diíbridas são cruzadas entre si e produzem 256 indivíduos, quantas moscas desta progênie apresentarão o mesmo genótipo dos pais?

a) 144

b) 128

c) 64

d) 8

e) 16

 

 

Herança Genética e Sexo Exercícios Completos com Gabarito.

 

07. (UFSE-SE) A proporção fenotípica encontrada na descendência do cruzamento entre indivíduos heterozigotos para dois caracteres com dominância completa é:

a) 3:1

b) 1:2:1

c) 9:4:3

d) 9:7

e) 9:3:3:1

 

 

08. (FEI-SP) Segunda Lei de Mendel: Em Drosophila melanogaster, asa vestigial (curta) e corpo ébano (preto) são características determinadas por dois pares de gens recessivos v e e, respectivamente. Asa longa e corpo cinzento são características determinadas pelos gens dominantes V e F. Do cruzamento entre parentais surgiu, em F1, 25% de indivíduos de asa longa e corpo cinzento. O genótipo provável dos pais será:

a) VvEe X VvEe

b) VVEE X vvee

c) vvee X vvee

d) VvEe X vvee

e) VvEe X VVEE

 

 

09. (FCChagas-BA) Sendo Aa, Bb e Cc três pares de gens com segregação independente, quantos tipos de gametas poderão ser formados por um indivíduo AA Bb Cc?

a) 3

b) 4

c) 6

d) 8

e) 12

 

 

10. Segunda Lei de Mendel: Da autofecundação de uma planta heterozigota para dois pares de alelos independentes e com dominância completa em cada par, foram obtidos 192 descendentes. É esperado que nessa descendência devam existir aproximadamente:

a) 16 tipos diferentes de genótipos.

b) apenas indivíduos heterozigóticos.

c) 48 indivíduos homozigóticos para dois pares de genes.

d) 188 indivíduos heterozigóticos.

e) 144 indivíduos heterozigóticos para os dois pares de genes.

 

Veja também os exercícios sobre a primeira lei de Mendel aqui.

 

11. (OSEC-SP). Quando dois indivíduos que manifestam um caráter dominante têm um primeiro filho que manifesta o caráter recessivo, a probabilidade de um segundo filho ser igual ao primeiro é:

a) 3/4

b) 1/2

c) 1/4

d) 1/8

e) 1/16

 

 

12. (UFRR-RR) Segunda Lei de Mendel: Do cruzamento entre dois indivíduos portadores do genótipo AaBBCcDd, qual a probabilidade de ocorrência numa F1 de indivíduos com o genótipo AABBccDd?

a) 1/85

b) 3/54

c) 1/32

d) 6/95

e) 1/64

 

 

13. (UFJF-MG) Um homem de pele com pigmentação normal e olhos castanhos casa-se com uma mulher de fenótipo igual ao seu. Sabendo-se que o casal já tem um filho albino de olhos azuis, qual a probabilidade de num próximo nascimento este casal vir a ter uma filha de olhos azuis e com a pigmentação da pele normal?

a) 2/16          b) 4/32                 c) 6/16              d) 3/32                e) 7/16

 

 

14) ENEM 2011. Segunda Lei de Mendel:

A Embrapa possui uma linhagem de soja transgênica resistente ao herbicida IMAZAPIR. A planta está passando por testes de segurança nutricional e ambiental, processo que exige cerca de três anos. Uma linhagem de soja transgênica requer a produção inicial de 200 plantas resistentes ao herbicida e destas são selecionadas as dez mais “estáveis”, com maior capacidade de gerar descendentes também resistentes. Esses descendentes são submetidos a doses de herbicida três vezes superiores às aplicadas nas lavouras convencionais. Em seguida, as cinco melhores são separadas e apenas uma delas é levada a testes de segurança. Os riscos ambientais da soja transgênica são pequenos, já que ela não tem possibilidade de cruzamento com outras plantas e o perigo de polinização cruzada com outro tipo de soja é de apenas 1%.

A soja transgênica, segundo o texto, apresenta baixo risco ambiental porque:

a) a resistência ao herbicida não é estável e assim não passa para as plantas-filhas.

b) as doses de herbicida aplicadas nas plantas são 3 vezes superiores às usuais.

c) a capacidade da linhagem de cruzar com espécies selvagens é inexistente.

d) a linhagem passou por testes nutricionais e após três anos foi aprovada.

e) a linhagem obtida foi testada rigorosamente em relação a sua segurança

 

🔵 >>> Segunda Parte desta lista de exercícios.

 

Veja a lista completa de exercícios sobre Genética aqui.

 

Gabarito com as respostas dos exercícios da Segunda Lei de Mendel:

01. B 02. D 03. B 04. D 05. 27/1 28 06. C 07. E 08. D 09. B 10. C 11. C 12. C 13. D 14. C

Veja também:

exercícios de genética sobre Mutações Cromossômicas para enem e vestibular

Atividades de Genética sobre Mutações Cromossômicas

1) Mutações Cromossômicas: (PUC-PR/2016) Algumas mutações genéticas, como a síndrome de Down, ocorrem quando um …

Pleitropia, Genes Complementares, Epistasia e Poligênia exercicios com gabarito

Atividades de Genética sobre Pleitropia, Genes Complementares, Epistasia e Poligênia

1) Pleitropia, Genes Complementares, Epistasia e Poligênia: (PUC-MG) Em genética, em alguns casos, um único …

10 Comentários

  1. Esse gabarito está errado.

  2. A QUESTÃO NUMERO 2 NÃO SERIA CORRETO A LETRA D????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.