Lista com 10 atividades de Geografia sobre a Revolução Industrial e Globalização para o 9º Ano do Ensino Fundamental com Gabarito!
ATENÇÃO!!! O Gabarito encontra-se no final da página!!!
Questão 01. O que é globalização?
a) Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de países isolados.
b) Chama-se globalização, ou mundialização, a diminuição da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.
c) Chama-se globalização, ou mundialização, o crescimento da interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.
d) Chama-se globalização, ou mundialização, a falta de dependência de todos os povos e países da superfície terrestre, uns em relação aos outros.
Questão 02. Observe a figura abaixo:
a) a expansão do agronegócio.
b) o poderio da robótica.
c) a vulgarização da internet.
d) o fortalecimento do mercado interno.
e) a mundialização do capital.
Questão 03. Algumas empresas de países capitalistas buscam acordo entre si visando a controlar a produção e, principalmente, os preços no mercado. A esse tipo de integração denominamos:
a) truste
b) cartel
c) “holding”
d) “pool”
e) conglomerados
Questão 04. Leia, com atenção, o texto do geógrafo J. W. Vesentini. “A descoberta da eletricidade e dos motores elétricos traz grandes inovações técnicas. O carvão vai sendo substituído pelo petróleo. No lugar da indústria têxtil, os setores mais importantes passam a ser a siderurgia, as indústrias metalúrgicas, a petroquímica e a indústria automobilística.”
O texto trata da:
a) Primeira Revolução Industrial que ocorreu de meados do século XVIII até por volta de 1870
b) Segunda Revolução Industrial surgida desde o final do século XIX até os anos 70 do século XX
c) Terceira Revolução Industrial, típica das inovações tecnológicas da época atual
d) O carvão mineral é a principal fonte de energia da atualidade, em função da importância das máquinas a vapor.
Questão 05. Associe as colunas:
1. cartel
2. truste
3. monopólio
4. oligopólio
5. holding
( ) domínio de mercado por uma única empresa.
( ) domínio do mercado por poucas empresas.
( ) fusão de várias empresas para dominar o mercado.
( ) organização que controla várias empresas mediante o controle majoritário das ações.
( ) acordo ou associação de várias empresas independentes para controlar o mercado.
Assinale a alternativa correta:
a) 2 – 1 – 3 -4 -5
b) 4 -2 – 5 – 1 -3
c) 3 -4 – 2 -5 – 1
d) 5 – 4 – 2 -3 -1
e) 1 -2 -4 -3 – 5
Questão 06. Leia os textos abaixo.
Com base nos textos e nos seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas.
I – Os textos referem-se ao avanço técnico-científico-informacional com a redução do tempo de deslocamento entre os lugares e expansão da produção e circulação das mercadorias sob a égide do capitalismo.
II – O desenvolvimento dos meios de transportes, sobretudo o aumento da velocidade e capacidade, encurtou o tempo das viagens, gerando a noção de “encolhimento do mapa do mundo”.
III – As possibilidades de comunicação entre as nações facilitaram os acordos comerciais e financeiros que reduziram as diferenças econômicas entre Norte-Sul.
IV – O avanço técnico na infra-estrutura de transportes localizada no Hemisfério Sul dificultou o livre comércio entre os países subdesenvolvidos.
Estão corretas as afirmativas
a) II e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, III e IV, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I, II, II e IV.
Questão 07 com Exercícios sobre a Revolução Industrial e Globalização para o 9° Ano: Referente a globalização das comunicações é correto afirmar que:
a) Só foi possível graças a TV e acordos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo.
b) tem sua face mais visível nas emissoras de rádio do mundo.
c) Não se deve levar em conta a internet.
d) tem sua face mais visível na internet, a rede mundial de computadores, possível graças a acordos e protocolos entre diferentes entidades privadas da área de telecomunicações e governos no mundo.
Questão 08. Das mudanças ocorridas na economia mundial em que pode ser observada a globalização marque a única INCORRETA:
a) O crescimento do comercio internacional;
b) O aumento do fluxo financeiro internacional;
c) A produção mundializada;
d) A criação de blocos econômicos macrorregionais;
e) Com o uso de tecnologias e máquinas o trabalhador ganhou espaço no mercado de trabalho.
Questão 09. A figura a seguir foi difundida pelo geógrafo David Harvey. Segundo esse autor, a figura mostra o encolhimento do mapa do planeta graças a inovações nos transportes que aniquilam o espaço por meio do tempo.
Interpretando a figura e o que ela representa, pode-se concluir, corretamente, que o planeta está
a) aumentando de tamanho, graças ao advento do GPS, que permite a descoberta de novos lugares a cada dia que passa.
b) diminuindo de tamanho em razão das elevadas emissões de poluentes, responsáveis pela diminuição das calotas polares e, consequentemente, do tamanho do planeta.
c) diminuindo de tamanho, pois, com o descobrimento de novas rotas viárias, os meios de transporte podem encurtar caminhos, diminuindo a distância entre os continentes.
d) mantendo o mesmo tamanho, pois com o desenvolvimento dos meios de transporte, as distâncias e as velocidades dos deslocamentos não se alteram.
e) mantendo o mesmo tamanho, porém aparenta estar diminuindo em função dos avanços nos sistemas de transporte que possibilitam a redução do tempo das viagens.
Questão 10. Qual é a vantagem de se fazer parte de um bloco econômico?
a) Os blocos econômicos se fortalecem e por esse motivo acabam por enfraquecer as relações internacionais.
b) Não realidade não há vantagens e sim desvantagens.
c) Os blocos econômicos se fortalecem cada vez mais. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue mais força nas relações comerciais internacionais.
d) Os blocos econômicos se fortalecem cada vez mais. Desta forma, cada país, ao fazer parte de um bloco econômico, consegue comprar mais produtos nas relações comerciais internacionais, deixando de vender mercadorias.
Gabarito com as respostas dos Exercícios sobre a Revolução Industrial e Globalização para o 9° Ano do ensino fundamental:
01. C;
02. E;
03. B;
04. B;
05. C;
06. B;
07. D;
08. E;
09. E;
10. C.
Encontrou um erro nas questões ou no Gabarito? Avise-nos através do email: [email protected]
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína