Recursos Minerais do Brasil e do Mundo Questões

01. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (UFOP-MG) Os minérios são muito importantes na indústria por serem utilizados como matérias-primas naturais. Sobre os minérios e sua relação com o setor industrial, é INCORRETO afirmar:
A) A Amazônia brasileira tem imensas reservas minerais e é muito atraente para as siderúrgicas porque tem mão de obra barata e madeira em abundância.
B) A Austrália, embora seja um país altamente industrializado, também se caracteriza como grande exportador de minérios, principalmente para o mercado japonês.
C) A escassez de recursos minerais e os altos custos da importação de metais levaram o Japão a optar por uma indústria de baixo consumo de minerais metalúrgicos.
D) Os Estados Unidos da América, embora tenham território rico em recursos minerais metálicos, destacam-se como um dos maiores importadores de minérios do planeta.

 


02. (UFMS–2007) O Brasil dispõe de uma grande variedade e quantidade de recursos minerais. A indústria extrativa brasileira tem atuado em diversos segmentos do setor, como no de minerais radioativos, energéticos, metálicos e não metálicos.  Em relação à mineração brasileira, é CORRETO afirmar:
01. A balança comercial do setor mineral, durante muito tempo, permaneceu deficitária devido aos gastos com a importação de petróleo.
02. Entre os principais minerais importados pelo Brasil estão o carvão e o cobre.
04. A extração de minerais energéticos está entre as maiores do mundo.
08. O calcário é um mineral pouco encontrado no território brasileiro e suas reservas se concentram em Mato Grosso do Sul e São Paulo.
16. O produto mineral mais significativo das exportações  brasileiras é o ferro, encontrado principalmente no Quadrilátero Ferrífero e na Serra dos Carajás.
Soma ( )

 


03. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (UFV-MG) A produção mundial de um determinado metal é controlada por um cartel de 6 empresas. Nos anos 60 do século XX, os países produtores do minério desse metal iniciaram esforços para elevar o seu preço internacional. As empresas reagiram, intensificando a pesquisa, a descoberta e a instalação de minas na Austrália e no Brasil, hoje, os dois maiores produtores mundiais desse minério. O texto está se referindo ao minério de:
A) manganês.
B) ferro.
C) alumínio.
D) urânio.
E) chumbo.

 


04. (UFSM-RS) Observe e compare os mapas.

SIMIELLI, M.E. Geoatlas. São Paulo: Ática, 2002. p. 82-83 .

Considerando os mapas de geologia e de recursos minerais do Brasil, assinale VERDADEIRA (V) ou FALSA (F) nas alternativas a seguir.
( ) Os minerais metálicos são explorados nas áreas de predomínio de rochas sedimentares muito antigas.
( ) Nas áreas de escudos e faixas de dobramentos antigos, concentra-se a exploração de minerais tanto metálicos quanto não metálicos.
( ) Os minerais energéticos são explorados, essencialmente, onde predominam estruturas geológicas sedimentares.
( ) A maior parte dos minerais está sendo igualmente explorada nas áreas de rochas sedimentares e nas de estruturas cristalinas.
A sequência
CORRETA é:
A) V V F V. C) F V V F. E) F V F V.
B) V F V F. D) F F V V.

 


05. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (UFRGS)

Observe o mapa que apresenta a localização dos mais importantes depósitos lateríticos do Brasil. Os locais identifcados pelos números 1, 2, 3 e 4 correspondem, respectivamente, a depósitos lateríticos de:
A) alumínio, ferro, manganês e níquel.
B) ferro, manganês, níquel e alumínio.
C) níquel, manganês, alumínio e ferro.
D) manganês, ferro, níquel e alumínio.
E) manganês, ferro, alumínio e níquel.

 

Exercícios sobre Migrações e Indicadores Sociais.

 

06. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (FGV-SP–2007) Considere o mapa apresentado. Localização dos mais importantes depósitos minerais de alumínio, ferro, níquel, fosfato e nióbio

Decifrando a Terra. Oficina de Textos. USP.
A partir dos dados apresentados, assinale a alternativa CORRETA.
A) A maior quantidade de minerais concentra-se em áreas sedimentares, situadas em região de clima Tropical de estações contrastadas e, em menor grau, na Amazônia.
B) As áreas de escudos são responsáveis por grandes reservas de minerais, sendo as localizadas no Brasil Central e no Atlântico as mais abundantes.
C) Na Bacia do Paraná, encontram-se as maiores reservas de manganês no Brasil, associadas também a reservas de ouro e prata.
D) No Maciço de Urucum, no Mato Grosso, as reservas de ferro e manganês situam-se em áreas sedimentares.
E) O clima Semiárido encontrado no Nordeste é o responsável pela ausência de grandes reservas de minerais metálicos.

 


07. (UNESP-SP) O Brasil é o sexto produtor mundial de  alumina, mas possui a maior área de exploraçãodo mundo do minério do qual ela é extraída. Observe o mapa.

Assinale a alternativa que indica, CORRETAMENTE, o nome do minério, o estado brasileiro onde essa jazida está localizada e a bacia hidrográfica envolvida.
A) Alumínio; Amazonas; Rio Amazonas
B) Ferro; Pará; Rio Negro
C) Cassiterita; Amazonas; Rio Juruá
D) Cobre; Amazonas; Rio Madeira
E) Bauxita; Pará; Rio Trombetas

 


08. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (UNIFESP-SP) Observe os gráficos:

SANCHEZ, 2003. In: RIBEIRO, 2003.
Assinale a alternativa que identifica o mineral e o relaciona CORRETAMENTE aos gráficos.
A) I. Minério de ferro, aponta a produção na Serra de Carajás, PA, desde 1930; II. Ouro, indica o início da produção aurícola no país.
B) I. Ouro, aponta o início da produção desse mineral no Brasil, em 1930; II. Minério de ferro e início da produção na Serra de Carajás, PA, em 1930.
C) I. Minério de ferro, aponta a produção na Serra de Carajás, PA, na década de 1980; II. Ouro e a produção de Serra Pelada, PA, na década de 1980.
D) I. Ouro, aponta o início da produção em Serra Pelada, PA, em 1930; II. Minério de ferro e início da produção na Serra de Carajás, PA, na década de 1930.
E) I. Minério de ferro, aponta o início da produção no país, na Serra Pelada, PA, na década de 1980; II. Ouro e início da produção aurícola no país, na década de 1980.

 

 

09. (UEL-PR) Cerca de 200 garimpeiros voltaram a invadir a reserva indígena Roosevelt, em Rondônia, para garimpar diamantes. O local foi cenário de uma chacina promovida por índios Cintas-Largas que resultou na morte de 29 homens no último dia 07 de abril de 2004.
Reserva Roosevelt tem nova invasão de garimpeiros. Disponível em: <http://www.terra.com.br/notícias/brasil.> Acesso em: 29 abr. 2004.

Com base no texto e nos conhecimentos sobre o direito de uso das terras indígenas no Brasil, considere as afirmativas a seguir.
I. A Constituição Brasileira de 1988, ao considerar a necessidade de preservação dos recursos naturais necessários à sobrevivência dos povos indígenas, estabeleceu que suas terras pertencem ao Governo Federal e concedeu seu usufruto a essa população territorialmente acuada.
II. O fato de os Cintas-Largas terem direito legal ao uso  das reservas indígenas os desobriga de responderem judicialmente pela chacina cometida, pois esses povos têm direito de defender seus territórios por meio do uso de quaisquer recursos, mesmo que recorram à violência.
III. Por terem sido demarcadas em função da reivindicação de empresários e fazendeiros, as terras indígenas tornaram-se expressão territorial da solidariedade do homem branco com o outro.
IV. A atuação de garimpeiros em terras indígenas fere o direito de uso estabelecido pela Constituição Brasileira de 1988 e conflita com a relação que os povos indígenas estabelecem com o meio ambiente.

Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
A) I e II. D) I, III e IV.
B) I e IV. E) II, III e IV.
C) II e III.

 


10. Recursos Minerais do Brasil e do Mundo: (UFRRJ) O mapa adiante coloca em destaque uma região cuja atividade econômica está articulada com os portos de Vitória (ES) e Santos (SP).

Trata-se da região conhecida como
A) Triângulo Mineiro.
B) Quadrilátero Ferrífero.
C) Polígono da Seca.
D) Zona da Mata Mineira.
E) Grande Belo Horizonte.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das atividades de geografia sobre Recursos Minerais do Brasil e do Mundo:

01. C ;
02. Soma = 19;
03. C; 04. C;  05. D;
06. B; 07. E; 08. C; 09. B; 10. B

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.