Questão 01. Espaço Industrial: UFSE – A presença de matéria-prima pode representar um fator muito importante para a localização industrial, principalmente tendo em vista os custos dos transportes.
Confirma o texto, no Brasil, a instalação da indústria:
a) siderúrgica em São Paulo.
b) eletroeletrônica em Manaus.
c) automobilística no Paraná.
d) de beneficiamento da bauxita no Pará e Maranhão.
e) metalúrgica no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Questão 02. U. Santa Ursula-RJ
“Uma fusão com a cara do futuro: A América Online (AOL), o maior provedor de acesso à Internet do mundo, comprou a Time Warner, maior empresa do mundo no setor de comunicação e entretenimento.”
O Globo, 11/01/2000.
Essa fusão indica:
I. a criação de “preços administrados” a fim de estabelecer a concorrência entre produtos, e não entre preços;
II. A ocorrência de acordos de cooperação técnica para domínio dos mercados globais;
III. a união dos capitais de empresas industriais e/ou financeiras;
Com relação a estas afirmativas conclui-se que:
a) apenas a I é correta;
b) a I e a II são corretas;
c) apenas a II é correta;
d) a I e a III são corretas;
e) todas são corretas.
Questão 03. Espaço Industrial: UFGO
“As cidades estão passando por um período de transição especialmente difícil. Têm cada vez mais gente e menos emprego, menos saúde, menos qualidade de vida. Elas eram centros que viviam da indústria. Surgiram com essa função no final do século XVIII. Agora, o fenômeno acabou. As indústrias querem distância das cidades. (…) Estão abandonando os grandes centros urbanos e deixando muita gente sem trabalho”.
A citação acima (extraída da Revista Veja,28 de junho de 1999) refere-se à geografia das grandes cidades. Analisando-a, depreende-se que:
( ) nas grandes cidades do século XX, o setor econômico que mais cresce é o terciário moderno (produção de programas para computadores, meios de comunicação e serviços em geral), conforme o sugere a frase onde se lê que as cidades “eram centros que viviam da indústria”.
( ) o conteúdo social das cidades, constituído por segmentos sociais cujas condições de vida são diversas entre si, ocultado pela generalização feita na referência a “menos qualidade de vida” nas cidades, atualmente.
( ) há uma idéia equivocada na afirmação de que as indústrias estão “abandonando os grandes centros urbanos e deixando muita gente sem trabalho”, pois a causa imediata do desemprego urbano não é a “fuga” das indústrias das grandes cidades, mas a atuação do capital transnacional: no campo, privilégio à produção para exportação, e, na cidade, automação da indústria e dos serviços.
( ) em “as indústrias querem distância das cidades” tem-se uma alusão à desconcentração geográfica das indústrias, fenômeno devido aos altos preços dos terrenos urbanos e à organização sindical dos trabalhadores, entre outros.
Questão 04. U. Católica de Salvador-BA – Com base nos conhecimentos sobre a evolução e a distribuição industrial no Brasil e no mundo, pode-se afirmar:
a) A indústria automobilística brasileira está toda concentrada na Região Sudeste, cabendo ao Estado de Minas Gerais a liderança na produção de carros populares.
b) As grandes multinacionais ligadas ao setor automobilístico, além dos altos investimentos realizados em pesquisa e desenvolvimento, são grandes dinamizadoras das atividades econômicas em geral.
c) A URSS, na época da Guerra Fria, destacou-se nas conquistas tecnológicas, criando uma infinidade de bens de consumo e modernizando seu parque industrial.
d) Os investimentos tecnológicos americanos se destinam ao desenvolvimento industrial fora dos Estados Unidos, a fim de minimizar os efeitos da poluição.
e) O Japão possui mais pesquisadores que todos os países do mundo Ocidental, demonstrando o potencial técnico- científico daquele País do Hemisfério Sul.
“A indústria automobilística no Brasil é uma grande geradora de desemprego. A VOLKSWAGEN, em São Bernardo do Campo, chegou a empregar 40.000 pessoas e, atualmente, tem 17 mil empregados.”
Jornal do Brasil – 09/01/2000.
b) O trabalho mais idoso e com mais experiência ao ser demitido é mais facilmente reintegrado ao mercado de trabalho.
c) A linha de montagem robotizada, em São Paulo, provoca um excedente de mão-de-obra que será demitido mais cedo ou mais tarde.
d) A indústria de bens de consumo duráveis, implantada a partir do governo Juscelino Kubistchek, teve participação apenas do capital nacional, com destaque para o setor automobilístico.