Tecnopolos Mundiais Questões Resolvidas

1) Tecnopolos Mundiais: (IFSP/2012) Leia o texto a seguir.
A General Eletric, líder mundial na fabricação de produtos eletrônicos, reduziu seu número de funcionários em todo o mundo de 400 mil em 1981 para menos de 230 mil em 1993, triplicando suas vendas ao mesmo tempo. A GE achatou sua hierarquia gerencial nos anos 80 e começou a introduzir novos equipamentos de automação na fábrica. Na GE em Charlottesville, Virgínia, novos equipamentos de alta tecnologia montam
componentes eletrônicos nas placas de circuitos, na metade do tempo da tecnologia anterior.
(http://www.ime.usp.br)


As transformações no mundo do trabalho mostradas no texto podem ser relacionadas à
a) Terceira Revolução Industrial.
b) industrialização periférica.
c) expansão das empresas estatais.
d) formação do Terceiro Mundo.
e) expansão do capitalismo.

 


2) (UERJ) A Intel, líder mundial de inovações em silício, desenvolve tecnologias, produtos e iniciativas para melhorar continuadamente a forma como as pessoas trabalham e vivem.
(www.intel.com)


A Intel investirá mais de US$ 1 bilhão de dólares na Índia ao longo de cinco anos (…). A Intel está conversando com o governo indiano sobre a instalação de unidades de produção no país (…).
(Adaptado de “Valor Econômico”, 06/12/2005)

A Revolução Industrial iniciada no século XVIII na Europa, que resultou na reformulação do mapa econômico desse continente, e o atual processo de desenvolvimento industrial, exemplificado nos textos, têm mecanismos distintos de localização das atividades industriais. Em cada uma dessas fases, as fábricas com novas tecnologias foram atraídas, respectivamente, pela presença de:
a) rede de transporte – governo democrático
b) incentivo fscal – abundante matéria-prima
c) mercado consumidor – legislação ambiental flexível
d) fonte de energia – mão de obra com qualificação

 


3) Tecnopolos Mundiais: (PUC-RIO) A Revolução Tecnológica das últimas décadas acelerou a velocidade de transmissão da informação e modificou as noções de próximo e distante. Essas mudanças influem nas estratégias de localização das indústrias. A alternativa que indica corretamente os fatores que atuam na localização dos estabelecimentos industriais da “nova economia” é:
a) a proximidade das fontes de matérias primas industriais e do abastecimento energético;
b) a existência da logística de circulação e o acesso às redes de informações;
c) a proximidade das agências de notícias e das instituições de coleta de dados;
d) a oferta de mão de obra e a facilidade de acesso aos mercados de consumo;
e) a garantia dos investimentos especulativos e a densidade das redes de transporte.

 

 

4) (UFG) Nas últimas décadas do século XX, a intensificação do uso de alta tecnologia induziu uma nova lógica de localização industrial. Os atuais espaços industriais caracterizam-se pela capacidade organizacional e tecnológica de distribuir o processo produtivo em diferentes localidades. A especialização do processo produtivo revela que

a) os atuais espaços industriais, espalhados pelo globo, utilizam muita força de trabalho qualificada e poucos trabalhadores semiqualificados.

b) as novas indústrias foram instaladas considerando-se a abundância de mão de obra e a proximidade do mercado consumidor.

c) as empresas instalaram unidades produtivas em alguns países de industrialização tardia, incentivadas pela política de substituição de importações.

d) a criação de espaços industriais, nos países do Terceiro Mundo, foi promovida pelas políticas estatais de incentivo ao consumo dos países centrais.

e) os novos espaços industriais organizam-se em torno de fluxos de informação que reúnem e distribuem, ao mesmo tempo, as fases da produção.

 

 

5) Tecnopolos Mundiais: (PUC-MG) São características da atual revolução técnico-científica ou “Terceira Revolução Industrial”, EXCETO:

a) a utilização crescente de biotecnologia e da engenharia genética na indústria, na medicina, nas fontes de energia e na agropecuária.

b) a produção em massa, utilizando a linha de montagem e a padronização dos objetos, além de um consumo de massas.

c) a “co-gestão” na qual os trabalhadores participam da administração da empresa e ficam com parte dos lucros.

d) a valorização das atividades que produzem serviços e conhecimentos: ideias, técnicas e novas formas de utilização dos recursos.

e) o uso intensivo e a evolução da informática e da robótica, o que implica o uso de uma mão de obra qualificada, com elevado nível de escolaridade.

 

Atividades de Geografia sobre a Produção Industrial 2017 –.

 

6) Tecnopolos Mundiais: (Enem/2015) Um carro esportivo é financiado pelo Japão, projetado na Itália e montado em Indiana, México e França, usando os mais avançados componentes eletrônicos, que foram inventados em Nova Jérsei e fabricados na Coreia. A campanha publicitária é desenvolvida na Inglaterra, filmada no Canadá, a edição e as cópias, feitas em Nova Iorque para serem veiculadas no mundo todo. Teias globais disfarçam-se com o uniforme nacional que lhes for mais conveniente.

REICH, R. O trabalho das nações: preparando-nos para o capitalismo no século XXI. São Paulo: Educador, 1994 (adaptado).

A viabilidade do processo de produção ilustrado pelo texto pressupõe o uso de:

a) linhas de montagem e formação de estoques.

b) empresas burocráticas e mão de obra barata.

c) controle estatal e infraestrutura consolidada.

d) organização em rede e tecnologia da informação.

e) gestão centralizada e protecionismo econômico.

 

 

7) (UNICAMP) Considere a relação entre a industrialização e o desenvolvimento tecnológico para fazer o que se pede a seguir:

a) O que diferencia, na atualidade, os “países desenvolvidos” dos “países subdesenvolvidos”?

b) Cite três ramos industriais da chamada nova revolução tecnológica.

c) Por que países como o Brasil apresentam dificuldades em avançar no desenvolvimento de ramos industriais de alta tecnologia?

 

 

8) Tecnopolos Mundiais: (FUVEST/2013) Os centros de inovação tecnológica são exemplos de transformações espaciais originados da chamada Terceira Revolução Industrial. Com base no mapa e em seus conhecimentos,

a) aponte duas características da Terceira Revolução Industrial que favoreceram o aparecimento dos centros de inovação tecnológica. Explique.

b) identifique e caracterize o conjunto de centros de inovação tecnológica destacado na porção sudoeste dos Estados Unidos.

 

 

9) Tecnopolos Mundiais: (UFSCAR) Neste final do século XX surge outra tendência de localização das empresas. A nova forma de organização empresarial tem agregado os centros de formação de pessoal de alto nível às unidades de produção e de serviços, utilizando os mais modernos recursos da microeletrônica: são as cidades científicas ou polos tecnológicos ou tecnopolos.

a) Mencione as principais características de um Tecnopolo.

b) Cite um exemplo de Tecnopolos no Brasil e um no mundo.

 

🔵 >>> Veja também a nossa lista completa de Questões sobre Geografia.

 

Gabarito com as respostas das questões sobre os Tecnopolos Mundiais:

1) a;

2) d;

3) b;

4) e;

5) b;

6) d;

7) a) O que diferencia os “países desenvolvidos” dos “países subdesenvolvidos” é o fato de os primeiros apresentarem produção industrial dotada de modernas tecnologias, enquanto nos segundos a industrialização é incompleta e dependente, em geral utilizando tecnologias obsoletas ou importadas.

b) Biotecnologia, microinformática, telecomunicações e química fina.

c) Falta de recursos financeiros suficientes para avançar no desenvolvimento de ramos industriais de alta tecnologia, que está entre as mais  caras da atualidade e, por isso, é controlada pelas três nações que comandam a economia mundial (Estados Unidos, Japão e Alemanha).

Com pouco capital para investir em pesquisa e desenvolvimento, as nações subdesenvolvidas industrializadas são incapazes de acompanhar o ritmo do desenvolvimento tecnológico de países de ponta, contentando-se em desenvolver alguns tipos de tecnologia mais simples, ligada ainda a revoluções tecnológicas anteriores.

 

8) a) A criação dos centros de inovação tecnológica ou tecnopolos foi favorecida pela Revolução tecnocientífica ou Terceira Revolução Industrial em razão de seu processo exigir maior qualificação de mão de obra; estabelecer avanços na criação de infovias ou redes imateriais e dessa maneira, consolidar a integração espacial; promover a tecnologia como base do sistema de produção econômica.

b) O tecnopolo identificado no sudoeste dos Estados Unidos é o Vale do Silício, área que agrega indústrias high-tech, particularmente de  microeletrônica e informação, com centros de pesquisas, laboratórios e universidades.

 

9) a) Atividades de ponta

– Concentração de mão-de-obra especializada.

– Centros de excelência acadêmica.

– Integração universidade – centros de pesquisa – unidades de produção.

– Infraestrutura sofsticada em informática e telecomunicações.

b) Brasil: S. J. dos Campos – Aeroespacial.

EUA: Vale do Silício Califórnia – Informática.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário