Questão 01 sobre O Mundo Atualmente: Modelo Enem. O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta:
a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.
Questão 02. Modelo Enem. O Mundo Atualmente: O “peronismo”, fenômeno político que surge na Argentina na década de 1940, pode ser identificado como:
a) a variante argentina do fascismo europeu, tendo nas classes médias sua principal base social;
b) mais um dos regimes ditatoriais da tradição caudilhista latino-americana e identificado com as populações rurais;
c) uma tendência demagógica e oportunista, voltada para o desenvolvimento do operariado em bases nacionalistas;
d) uma forma de “populismo”, apoiada nos setores mais novos do proletariado urbano e nas camadas inferiores das classes médias;
e) uma ditadura popular de novo tipo, uma vez que contava com o apoio do campesinato e dos operários pobres.
Questão 03 sobre O Mundo Atualmente: Modelo Enem. O Mundo Atualmente: Ao longo do século XX, diversos movimentos sociais eclodiram na América Latina. Dentre eles, destacamos a Revolução Mexicana, iniciada em 1911, que se caracterizou, em suas origens, como um movimento:
a) operário pela implantação de um governo socialista no México.
b) nacionalista contrário à dominação política espanhola.
c) burguês em defesa da industrialização do país.
d) camponês de luta por uma reforma agrária.
e) liberal em prol de uma aliança econômica com os Estados Unidos.
Questão 04. Modelo Enem. O fim da Guerra Fria, expresso na extinção da União Soviética, em 1991, acarretou um novo equilíbrio e o ordenamento das relações internacionais, que se caracteriza por um (a):
a) enfraquecimento dos movimentos nacionalistas regionais e das tendências de globalização na Europa ocidental.
b) declínio da liderança política internacional das superpotências em virtude da transferência do controle de seus arsenais nucleares para a Assembleia Geral da ONU.
c) revitalização das alianças militares estratégico-defensivas, conforme os pactos políticos da Europa central e do leste.
d) formação de megablocos político-econômicos que favoreceram a internacionalização dos fluxos de capitais, tais como a da Comunidade Europeia e a do Nafta.
e) decadência econômica dos países da bacia do Pacífico que haviam mantido uma posição de neutralidade durante a Guerra Fria, tais como Cingapura e Malásia.
Questão 05 sobre O Mundo Atualmente: Modelo Enem. No mesmo dia da morte de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a Presidência da República do Brasil. O consenso sobre o processo democrático foi uma das válvulas mestras que impulsionaram Sarney a enviar ao Congresso, em maio de 1985, uma série de medidas democratizantes, transformadas em lei. Com essas medidas:
a) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeito das capitais, das áreas consideradas de segurança nacional e das estâncias hidrominerais.
b) restabeleceram-se as eleições diretas para presidente e vice, e consequentemente manteve-se o colégio eleitoral.
c) criou-se a Lei Falcão, que permitiu a propaganda eleitoral nos veículos de comunicação, principalmente tevê e rádio.
d) apesar da liberdade de organização de novos partidos políticos, não foi permitida a legalização dos partidos que viviam na clandestinidade.
e) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeitos, mas não para a Presidência da República.
Questão 06. Modelo Enem. Neste momento, estamos passando de um estágio emocional para um estágio racional. Em fevereiro, a inflação – a inflação mais a correção monetária – estava nos conduzindo para uma situação na qual o Brasil seria um país absolutamente ingovernável. Naquela ocasião, fizemos o que achamos que deveria ter sido feito, sem levar em consideração os custos políticos das nossas decisões, e sim o bem do povo […] Uma vez anunciada a reforma econômica, o que se viu foi uma extraordinária adesão popular. Não podíamos antever que a reação seria tão favorável. O povo tomou consciência da cidadania. (Trecho de entrevista concedida pelo, então, Presidente da República, José Sarney. “Veja”, n. 949, 12 nov. 1986.)
Nesse trecho, o entrevistado faz referência à reforma econômica conhecida como
a) POLÍTICA DO “FEIJÃO COM ARROZ”, que previa uma redução da intervenção do Estado na economia, buscando deixar o mercado cumprir seu papel.
b) PLANO CRUZADO, que adotou medidas heterodoxas – como o congelamento de preços e o gatilho salarial -, visando ao controle da inflação.
c) PLANO SALTE, que pretendeu estimular as taxas de crescimento da economia nacional por meio da decretação da moratória da dívida externa.
d) PLANO VERÃO, que combinou medidas ortodoxas e heterodoxas, com ênfase especial no controle dos salários dos trabalhadores.
Questão 07 sobre O Mundo Atualmente: Modelo Enem. Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar:
a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou à renúncia do presidente e à posse de seu vice, José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o Regime Militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança Democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais José Sarney e Paulo Salim Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas Forças Armadas, que fecharam questão em torno do nome de José Sarney.
Questão 08. Modelo Enem. As eleições presidenciais brasileiras, ocorridas neste ano, envolveram oito candidatos, concorrendo por partidos ou alianças diversas. Alguns dos candidatos fizeram, em suas campanha, referências a episódios ou a personagens da história política brasileira do século XX. Entre tais referências pode-se mencionar a lembrança do:
a) nascimento de vários partidos entre 1979 e 1982, momento da “reforma partidária”, quando surgiram, entre outros, o PMDB de Orestes Quércia e o PRN de Carlos Gomes.
b) golpe militar de 1964, defendido àquela época pelo PFL e pelo PSC, que instalou no poder o almirante Fortuna, presidenciável nas últimas eleições.
c) desenvolvimentismo de Juscelino Kubitschek, que governou de 1956 a 1961, e que fez aparecer a proposta socialdemocrata, defendida por Esperidião Amin e por Enéas Carneiro.
d) “impeachment” do presidente Fernando Collor de Mello, ocorrido em 1992 e que contou com a participação favorável, entre outros, de Luis Inácio Lula da Silva e de Fernando Henrique Cardoso.
e) período presidencial de Getúlio Vargas entre 1951 e 1954, quando se formaram os atuais partidos políticos de esquerda – PT e PTB – e quando surgiu a liderança política de Leonel Brizola.
Questão 09. Modelo Enem. Segundo o renomado linguista norte-americano Noam Chomsky: “Exatamente como o desejado, as reformas (primazia) de mercado solaparam a base para uma democracia efetiva, deixando o povo isolado, cada um por si se não esmagado como na Europa Oriental e outros lugares mais profundamente atolados na miséria do Terceiro Mundo.” O pensamento exposto critica:
a) o modelo socialista do teste europeu, responsável pelo atraso socioeconômico observado naquela parte da Europa.
b) a postura neoliberal que sacrifica os mecanismos de mobilização social em nome dos interesses da livre iniciativa.
c) o comportamento individualista, dominante na atualidade, como fator determinante pelo fracasso do liberalismo na periferia.
d) a realidade contemporânea, a partir do reconhecimento da incompatibilidade entre democracia e crescimento econômico.
e) o estabelecimento de regimes políticos totalitários, inviabilizando a participação popular e o desenvolvimento do mercado.
Questão 10 sobre O Mundo Atualmente: Modelo Enem. O Mundo Atualmente: Dentre as alterações no panorama político, econômico e ideológico do mundo atual destacam-se:
a) colapso da U.R.S.S., globalização da economia e fim do socialismo nos países do Leste Europeu.
b) formação de dois blocos ideologicamente antagônicos, declínio financeiro dos Tigres Asiáticos e fim da Rússia.
c) dissolução dos grandes blocos econômicos, reinício da guerra fria e democratização europeia.
d) fim da unidade europeia, reunificação das duas Coreias e recolonização da Ásia.
e) surgimento do bloco industrial franco-germânico, independência econômica dos povos do terceiro mundo e criação do Estado Árabe-Palestino.
🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.
Gabarito com as respostas dos melhores exercícios sobre O Mundo Atualmente para passar no Enem e Vestibular:
01. A;
02. D;
03. D;
04. D;
05. A;
06. B;
07. B;
08. D;
09. B;
10.A
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína