09 Exercícios sobre as Consequências da Guerra Fria

Questão 01 sobre as Consequências da Guerra Fria: (UFU-MG–2009) A essência do Realismo Socialista reside na fidelidade à verdade da vida, por mais penosa que possa ser, e na totalidade expressa em imagens artísticas concebidas de um ponto de vista comunista. Os princípios ideológicos e estéticos fundamentais do Realismo Socialista são os seguintes: devotamento à ideologia comunista, colocar sua atividade a serviço do povo e do espírito do partido, ligar-se estreitamente às lutas das massas trabalhadoras, humanismo socialista e internacionalista, otimismo histórico, recusa do formalismo e do subjetivismo, bem como do primitivismo naturalista.
DICIONÁRIO FILOSÓFICO. Moscou, 1967.

De acordo com o trecho anterior e considerando o contexto cultural dos países socialistas durante o período da Guerra Fria, marque a alternativa CORRETA.
A) O Realismo Socialista rivalizou com as chamadas vanguardas europeias do início do século XX, como, por exemplo, o Surrealismo, o Abstracionismo e o Cubismo, correntes estéticas que sofreram censura por parte do regime stalinista.

B) Durante a Guerra Fria, enquanto as potências capitalistas desenvolveram uma estética a serviço de sua propaganda ideológica, o mundo socialista optou por uma arte realista sem apelo propagandístico e destituída de marcas ideológicas.

C) O otimismo histórico, prescrito anteriormente para a estética socialista, marca o viés conformista da arte russa na década de 1960, destinada tão somente a retratar as “utopias” revolucionárias, sem qualquer relação com a “crua” realidade social.

D) A patrulha ideológica das artes nos países do bloco socialista ocasionou o declínio estético do Leste Europeu. Exemplos disso foram: a proibição do ballet clássico na URSS e o fechamento das orquestras sinfônicas na Tchecoslováquia.


Questão 02. (UEMG–2009 – modificado) Sobre o colapso do regime soviético:

No ano de 1985, Mikhail Gorbachev assumiu a direção da ex-URSS. Para corrigir os rumos do regime comunista no campo econômico, Gorbachev prometeu uma política de abertura e transparência, que ficou conhecida como Perestroika. Todas as alternativas a seguir representam as principais dificuldades econômicas da sociedade soviética nos anos 1980, EXCETO:

A) Economia pouco dinâmica engessada pelo rígido planejamento central do Estado.
B) Crises de abastecimento e baixa oferta de produtos de consumo popular.
C) Processos decisórios lentos e inadequados às dimensões continentais do país e sua diversidade.
D) Baixa escolaridade da população russa e infraestrutura reduzida.


Questão 03 sobre as Consequências da Guerra Fria: No momento atual da história do mundo, quase todas as nações se vêem na contingência de escolher entre modos alternativos de vida. E a escolha, algumas vezes, não é livre. Acredito que a política dos Estados Unidos deve ser a de apoiar os povos livres que estão resistindo à subjugação tentada por minorias armadas ou por pressões vindas de fora. Acredito que precisamos ajudar os povos livres a elaborar os seus destinos à sua maneira […] e fraquejarmos em nossa liderança, poderemos pôr em perigo a paz do mundo e poremos seguramente em perigo o bem-estar da nossa nação.
FARIA, Ricardo de Moura et al. História. Belo Horizonte: Lê, 1993. p. 366-367.

Os princípios contidos na mensagem serviram como justificativa para que o governo dos Estados Unidos da América:
A) ajudasse, militar e economicamente, a luta de independência dos países africanos e asiáticos.

B) contribuísse para a proliferação de governos democráticos em todo o continente americano.

C) desse continuidade à política intervencionista, visando garantir sua hegemonia no mundo.

D) reconhecesse os direitos políticos e a liberdade de expressão dos cidadãos do seu próprio país.

E) desencadeasse uma política de pacificação e ajuda econômica no Oriente Médio.


Questão 04. (UFU-MG–2006) Leia o trecho do discurso a seguir.
Que toda nação saiba […] que pagaremos qualquer preço, suportaremos qualquer fardo, enfrentaremos qualquer privação, apoiaremos qualquer amigo, obstaremos qualquer inimigo, para assegurar a sobrevivência e o triunfo da liberdade.
KENNEDY, John F. Discurso de Posse. Apud NEVINS, A.; COMMAGER, H.S. Breve História dos Estados Unidos. São Paulo: Alfa-Omega, 1986. p. 591.

Baseando-se na citação e na política externa do governo norte-americano na década de 1960, assinale a alternativa INCORRETA.
A) No início do Governo Kennedy, ocorreram intervenções e conflitos envolvendo Cuba e União Soviética. Os Estados Unidos apoiaram a invasão da Baía dos Porcos, promoveram o bloqueio naval e aéreo à ilha e exigiram a retirada dos foguetes soviéticos instalados em Cuba.

B) Ao enfatizar a aplicação do Plano Marshall e da Doutrina Truman, o Governo Kennedy foi marcado pelas negociações com a União Soviética e a China, que objetivaram solucionar os conflitos envolvendo a Coreia e o Vietnã e evitaram a expansão do comunismo na Ásia.

C) Em relação à América Latina, o governo norte-americano formulou a Aliança para o Progresso, cuja proposta era conceder ajuda e financiamentos para o desenvolvimento econômico, a fim de evitar o crescimento da influência comunista sobre as populações latino-americanas.

D) O governo norte-americano organizou iniciativas de treinamento das Forças Armadas e dos serviços de repressão da América Latina, a fim de reprimir manifestações populares e opositores aos governos favoráveis à influência norte-americana.


Questão 05 sobre as Consequências da Guerra Fria: (Mackenzie-SP–2009 – modificado)  Sobre a crise da ex-URSS e, por extensão, do mundo socialista, acerca da qual considere as afirmações a seguir.

I. Frente à crise soviética, o líder Mikhail Gorbachev (1985-1991) deu início a um amplo programa de reestruturação econômica (Perestroika) e de abertura política (Glasnost), cujo desfecho inesperado foi a desintegração política do país.

II. No plano da política externa soviética, esse panorama refletiu em propostas de aproximação e cooperação com os EUA, que resultariam no fim da bipolarização mundial.

III. As transformações ocorridas na ex-URSS promoveram o esfacelamento do bloco socialista, com amplas repercussões, tal como a reunificação da Alemanha (1990).

Das afirmações:
A) todas estão corretas.
B) somente III está correta.
C) somente I e III estão corretas.
D) somente II está correta.
E) somente II e III estão corretas.


Questão 06. (Enem–2009) A figura apresenta diferentes limites para a Europa, o que significa que existem divergências com relação ao que se considera como território europeu.

mapa diferentes limites para a Europa

BOURGEAT, S.; BRÁS, C. (Coord.). Histoire et Géographie. Travaux dirigés. Paris: Hatier, 2008 (Adaptação).

De acordo com a figura:
A) a visão geopolítica recente é a mais restritiva, com um número diminuto de países integrando a União Europeia.

B) a delimitação da Europa na visão clássica, separando-a da Ásia, tem como referência critérios naturais, ou seja, os Monteis Urais.

C) a visão geopolítica dos tempos da Guerra Fria sobre os limites territoriais da Europa supõe o limite entre civilizações desenvolvidas e subdesenvolvidas.

D) a visão geopolítica recente incorpora elementos da religião dos países indicados.

E) a representação mais ampla a respeito das fronteiras da Europa, que engloba a Rússia chegando ao Oceano Pacífico, descaracteriza a uniformidade cultural, econômica e ambiental encontrada na visão clássica.


Questão 07 sobre as Consequências da Guerra Fria: UFRGS-RS
A Guerra Fria, nos anos 1950/1960, deu lugar à política de distensão entre os EUA e a URSS conhecida como Coexistência Pacífica. Entre as causas que contribuíram para essa mudança não se encontra:

a) a grande dianteira econômico-militar alcançada pelos EUA nessa época, que obrigou a URSS a adotar uma posição defensiva.

b) a divergência surgida no campo socialista entre a URSS e a China.

c) a recuperação econômica da Europa, que permitiu maior autonomia política a alguns países, como a França do governo De Gaulle.

d) a relativa equivalência de forças dos blocos que resultou da Guerra da Coréia e do equilíbrio nuclear alcançado entre as duas superpotências.

e) a expansão da descolonização afro-asiática, que gerou uma nova realidade política com a Conferência de Bandung (1955) e o estabelecimento do Movimento dos Não-Alinhados (1961).


Questão 08. Mackenzie-SP
Durante a Guerra Fria, a Guerra do Vietnã pode ser apontada como um momento crítico. O envio de cerca de 1,6 milhão de soldados norte-americanos para submeter o país asiático ao domínio capitalista levou a juventude do mundo todo, na década de 1960, a contestar os valores antigos.

No campo cultural, essa contestação foi traduzida:
a) pelo movimento futurista, que rompia com a concepção tradicional de arte.
b) pela arte primitiva e libertária realizada por jovens ligados ao movimento estudantil.
c) pela contracultura, que levou os jovens a adotarem a cultura do protesto.
d) pela música de forte influência africana e latina, como o jazz.
e) pelo rock progressivo, que estimulava a indústria de consumo.


Questão 09 sobre as Consequências da Guerra Fria: UFRGS-RS
O final da Segunda Guerra Mundial possibilitou a emergência das superpotências que se enfrentaram numa “Guerra Fria”, explícita a partir de 1947, e a divisão do mundo em blocos de poder bipolar. Como aspectos desse processo, apresentam-se os itens abaixo.

I. A “Doutrina Truman”, enunciada pelo presidente dos EUA, e o plano Marshall, de ajuda econômica à Europa.

II. O Comecon e a criação do Kominform pelos par- tidos comunistas europeus.

III. A intensificação da corrida pelo desenvolvimento dos armamentos nucleares e a divisão da Alemanha.

Quais deles apresentam corretamente aspectos do processo citado?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas II e III.
e) I, II e III.


🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.


Gabarito com as respostas das atividades de História sobre as Consequências da Guerra Fria:

01. A;
02. D;
03. C;
04. B;
05. A;

06. B;
07. A;
08. C;
09. E

Deixe um comentário