Feudalismo Simulado com Exercícios Resolvidos

1. Feudalismo: (UFRS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações a seguir, que se referem ao quadro da crise geral da Europa ao fnal da Idade Média, quando ocorreu o recrudescimento de surtos de epidemia.
( ) Em 1346, a epidemia surgiu em Kaffa, na Crimeia, espalhando-se por terra e por mar até a maior parte da Europa, tendo, em 1348, atingido Constantinopla,
a Itália e a França; depois, a Inglaterra, a Alemanha, a Polônia e a Escandinávia, entre outros países.
( ) A moléstia contagiosa mais comum do surto epidêmico de 1348-1351 foi a peste bubônica, que se caracterizava pelo aparecimento de inchações, ou ínguas, nas axilas ou virilhas, levando o doente frequentemente à morte em poucos dias.
( ) Devido às más condições de higiene das cidades, a epidemia dizimou apenas as populações pobres dos grandes centros urbanos, enquanto as ricas se refugiaram nas fortificações, menos afetadas pela epidemia.
( ) O efeito da epidemia sobre as camadas populares não foi mais devastador porque os governantes conseguiram implementar medidas de proteção ef
icientes, entre as quais se destaca o “Estatuto dos Trabalhadores Ingleses”, promulgado em 1351 por Eduardo II.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) F – F – V – V
b) V – V – F – F
c) V – F – V – F
d) F – V – F – V
e) F – V – V – F

 


2. (Cesgranrio) Entre os séculos XV e XVIII, a transição do feudalismo para o Capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformações  econômicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente:
a) a fragmentação da propriedade fundiária senhorial e monárquica.
b) a substituição da produção das manufaturas pelo sistema de corporações de ofícios.
c) a supremacia das rotas terrestres e mediterrâneas no comércio com o oriente.
d) o fortalecimento dos laços de servidão e vassalagem.
e) o desenvolvimento da vida urbana através das atividades comerciais.

 


3. Feudalismo: (Unicamp)
a) Explique por que as ações da Inquisição se davam por meio de cerimônias públicas.
b) Caracterize a atuação da Inquisição no Brasil colonial.

 


4. (Unesp)
Observe a ilustração e responda.

Simulado com exercícios resolvidos de História Mundial sobre o Feudalismo, para estudantes, professores e concurseiros.

a) Qual a atividade econômica criticada?
b) Qual era a mais importante e maior riqueza da época?

 

 

5. Feudalismo: (Cesgranrio) A administração colonial portuguesa no Brasil se organizava em vários níveis, cuja autonomia e jurisdição variaram em diversos momentos da colonização. Assinale a opção que expressa corretamente uma característica dessa administração.
a) Há crescente centralização e reforço da autoridade dos governadores e vice-reis no século XVIII, principalmente após o período pombalino.
b) As Câmaras Municipais sempre foram o principal núcleo de poder da colônia, por exercerem as funções policiais e judiciárias.
c) Os governadores gerais tiveram função essencialmente militar, mantendo-se com os donatários o controle da administração fscal e tributária.
d) As autoridades judiciárias como os juízes, ouvidores e ministros dos tribunais eram independentes, reportando-se diretamente ao rei.
e) As necessidades de conquista do território generalizaram a prática de conceder total autonomia administrativa aos que dirigiam expedições de desbravamento.

 

História da Idade Média Lista de Exercícios.

 

6. Feudalismo: (Unicamp) No ano de 1070, os habitantes da cidade de Mans revoltaram-se contra o duque da Normandia. O bispo fugiu e relatou: “Fizeram então uma associação a que chamam comuna, uniram-se por um juramento e forçaram os senhores dos campos circundantes a jurar fidelidade à comuna. Cheios de audácia, começaram a cometer inúmeros crimes. Até queimaram os castelos da região durante a Quaresma e, o que é pior, durante a Semana Santa”.
(LE GOFF Jaques, A Civilização do Ocidente Medieval, Lisboa: Estampa, 1984, v. 2, p.57. Adaptado.)
a) Qual é o conflito social que está representado nesse texto?
b) Relacione esse conflito ao renascimento das cidades a partir do século XII.
c) Por que a Igreja costumava se opor à associação das comunas?

 


7. (Unesp) “As tropas inumeráveis de carneiros que se espalham atualmente por toda a Inglaterra, constituídas por animais tão doces, tão sóbrios mas (que) são, no entanto, tão vorazes e ferozes que comem até pessoas e  despovoam os campos, as casas e as aldeias. Com efeito, em todas as partes do reino, onde se produzem as mais finas e preciosas lãs, acorrem, para disputar a terra, os nobres, os ricos, e mesmo os santos abades.”
O texto, extraído do livro
A Utopia, de Thomas Morus, publicado em 1516, refere-se:
a) às transformações das áreas rurais inglesas com a criação de carneiros e pastagens, com consequente redução de poder econômico dos abades e setores da burguesia.
b) à crise do sistema feudal inglês com a ampliação de pastagens, concentração de propriedades rurais e abandono do campo pelos camponeses.
c) ao êxodo rural que ocorreu com a decadência dos feudos, provocada pela Revolução Industrial e pelo crescimento urbano.
d) à crise do sistema rural, provocada pelos conflitos entre os senhores feudais e realeza, pela posse das terras mais férteis para plantações e pastagens para criação de carneiros.
e) à intervenção dos burgueses, produtores de lã, na organização das propriedades agrícolas, que passaram a ser disputadas por abades, camponeses e artesãos.

 


8. Feudalismo: (Fatec) No século XIII, com o predomínio do capital comercial sobre o trabalho dos artesãos, iniciaram-se os choques entre a burguesia e os trabalhadores. Isso provocou a desagregação das comunas como forma de organização política das cidades, levando à:
a) substituição das comunas por governos representantes dos mais poderosos grupos burgueses; as corporações de ofício foram-se extinguindo, e seus agregados passaram a trabalhar como pequenos e médios comerciantes urbanos; mais tarde os trabalhadores urbanos se constituíram no proletário moderno.
b) substituição das comunas por governos representantes dos mais poderosos grupos da nobreza; as corporações de ofício foram-se extinguindo, e seus agregados passaram a trabalhar como assalariados dos grandes comerciantes; mais tarde esses trabalhadores se constituíram no proletariado urbano.
c) substituição das comunas por governos representantes dos mais poderosos grupos burgueses; as corporações de ofício foram-se extinguindo, e seus agregados passaram a trabalhar como assalariados dos grandes comerciantes; mais tarde, esses trabalhadores assalariados se constituíram no proletariado urbano.
d) substituição das comunas por sindicatos de trabalhadores livres; transformação das corporações de
ofício em governos eleitos democraticamente com
a participação do clero e da nobreza.
e) manutenção das comunas e das corporações de ofício que, com o desenvolvimento da economia capitalista, se transformaram em órgãos representativos das classes trabalhadoras rurais e urbanas.

 

🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas do simulado de História Mundial sobre o Feudalismo:

1. B
2. E
3. a) As cerimônias públicas da Inquisição, tinham, entre outras razões, a finalidade de reafirmar o poder da igreja católica, através da intimidação.
b) No Brasil, a atuação da Inquisição limitou-se a prisões e confisco dos bens dos acusados que eram enviados para Lisboa. Os jesuítas solicitavam ocasionalmente a presença de inquisidores para investigar cristãos novos, luteranos e hereges.


4. a) O comércio voltado para o lucro, envolvendo a prática da usura.
b) Os metais preciosos (ouro e prata), base da economia monetária.

 

5. A

6. a) As revoltas urbanas na Idade Média, contrárias ao poder feudal.
b) O dinamismo das atividades comerciais e as pretensões da emergente burguesia chocavam-se com as estruturas feudais que obstaculavam a autonomia das cidades e o desenvolvimento das atividades mercantis.

c) A ascensão das cidades ameaçava a hegemonia que a igreja medieval exercia sobre a sociedade feudal, seu poder político e sua influência sobre a economia.


7. B
8. C

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.