Questão 01 sobre a Revolução Russa Questões: (UFRRJ) “Decreto sobre terras da reunião dos sovietes de deputados operários e soldados.
26 de outubro (8 de novembro) de 1917.
1) Fica abolida, pelo presente decreto, sem nenhuma indenização, a propriedade latifundiária.
2) Todas as propriedades dos latifundiários, bem como as dos conventos e da igreja, acompanhadas de seus inventários, construções e demais acessórios ficarão a disposição dos comitês de terras e dos Sovietes de Deputados Camponeses, até a convocação da Assembleia Constituinte.
3) Quaisquer danos causados aos bens confiscados, que pertencem, daqui por diante, ao povo, é crime punido pelo tribunal revolucionário.
Presidente do Soviete de Comissários do Povo – Vladimir Ulianov – Lênin.
(ln: NENAROKOV, A. P: 1917: A revolução mês a mês. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1967. p.169.)
A edição desse decreto pelo novo governo revolucionário russo, imediatamente após a tomada do poder, exprime a necessidade de:
a) explicitar o caráter camponês da Revolução Russa.
b) dar a burguesia russa uma garantia de que seus bens e propriedades permaneceriam intocados.
c) enfraquecer o poder dos antigos latifundiários e ganhar a imensa massa camponesa russa para a causa da Revolução, garantindo seu acesso à terra a partir de uma reforma agrária.
d) permitir aos antigos proprietários das terras, a nobreza expropriada pela Revolução de fevereiro de 1917, a retomada de seus direitos.
e) garantir a propriedade privada da terra para os novos detentores do poder, os Sovietes de Deputados e Camponeses.
Questão 02. (UFF) A Revolução Russa, que iniciou o processo de construção do Socialismo na antiga URSS, teve o seu desfecho, em 1917, marcado por dois momentos. O primeiro, em fevereiro, quando os mencheviques organizaram o governo provisório e o segundo, em outubro, quando os bolcheviques assumiram a condução da revolução e a tornaram vitoriosa. A respeito dos Mencheviques e Bolcheviques, afirma-se:
I. Os mencheviques defendiam a construção do Socialismo por meio de alianças com os burgueses ligados ao grande capital.
II. Os bolcheviques consideravam o Capitalismo consolidado na Rússia e pretendiam a mobilização das massas em direção ao Socialismo, sem quaisquer alianças com os setores burgueses.
III. Mencheviques e Bolcheviques eram denominações decorrentes da origem geográfca dos revolucionários: os Mencheviques tinham sua origem social nos núcleos urbanos e os Bolcheviques estavam ligados a bases rurais.
Com relação a estas afirmativas, conclui-se que:
a) Apenas a I e a II são corretas.
b) Apenas a I e a III são corretas.
c) Apenas a II e a III são corretas.
d) Apenas a II é correta.
e) Apenas a III é correta.
Questão 03 sobre a Revolução Russa Questões: (UFRRJ) “A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Não fez senão substituir novas classes, novas condições de opressão, novas formas de lutas às que existiam no passado.”
(MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista Obras Escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega,1953. p. 22. v.1.)
O elemento presente na Revolução Russa de 1917 que caracteriza a luta de classes, apontada no Manifesto Comunista, publicado em 1848, é:
a) a transformação profunda e permanente, conduzida pela burguesia por meio dos avanços tecnológicos.
b) o apoio do czar russo à luta contra a exploração burguesa, promovido pelo proletariado, exemplificando a solidariedade entre as classes sociais.
c) a liderança revolucionária, assumida pelos camponeses, confirmando a força de mobilização dos mais espoliados.
d) o caráter transnacional do Capitalismo, que permitiu a unidade do proletariado nos países vizinhos à Rússia e a posterior invasão e tomada do país.
e) o confronto entre o proletariado e as forças dominantes (czar, exército e burguesia), indicando que a luta de classes está no centro da história de qualquer sociedade.
Questão 04. (PUC-Rio) O estado alemão durante o regime de Hitler e o estado soviético sob Stálin costumam ser pensados como estados totalitários. Considere as seguintes afirmativas sobre esses estados:
I. Em ambos, a organização do partido – quer o nazista, quer o bolchevique – acabou confundindo-se com a organização do estado, dando origem a uma política de partido único.
II. Os governos da Alemanha hitlerista e da Rússia stalinista fundavam sua legitimidade apresentando-se como únicas alternativas aos fracassos políticos e econômicos dos Impérios alemão e russo.
III. Os Estados hitlerista e stalinista utilizaram a propaganda política nos meios de comunicação e a política secreta como armas eficazes na eliminação dos seus adversários políticos.
IV. A crise do Capitalismo mundial de 1929 forneceu os principais argumentos para a implementação de uma política de restrição à ação do grande capital monopolista, por parte do Estado, tanto na Alemanha quanto na União Soviética.
Assinale a opção que contém as afirmativas corretas:
a) somente I e II.
b) somente I e III.
c) somente I, III e IV.
d) somente II e III.
e) somente II e IV.
Questão 05 sobre a Revolução Russa Questões: (Fatec) “Os sofrimentos dos combatentes e da retaguarda levaram-nos a associar espontaneamente o regime capitalista e a guerra, a considerar que esta guerra não era a “sua guerra”; o prestígio das classes dirigentes, que não souberam evitar o conflito, nem abreviá-lo ou poupar as vidas humanas, debilitou-se tanto mais quanto o enriquecimento rápido e espetacular de toda uma parte dessas classes contrastava com o luto e a aflição das massas. Por um momento submergidos, no início das hostilidades, pela vaga nacionalista, os conflitos de classe reaparecem, mais vigorosos e exacerbados por quatro anos de miséria. As classes dirigentes têm consciência do fato, e o medo do contágio revolucionário cria em seu meio um intenso terror que se manifesta na vontade de destruir este novo estado, onde, pela primeira vez, o Socialismo transporta-se do terreno da teoria para o das realidades. A união do mundo branco está rompida; doravante não haverá mais neutros; conscientemente ou não, é em relação à Revolução Russa – objeto de receios e repulsa para uns, de esperança para outros – que se classificarão governos, partidos e simples particulares.”
(CROUZET, M. História Geral das Civilizações: A época Contemporânea.)
A partir da descrição do Autor, é correto afirmar que:
a) o Socialismo seria a única solução para evitar uma luta de classes.
b) o medo do Socialismo levaria o empresariado a apoiar ações contrárias, e isso provocou, mais tarde, o estabelecimento do Fascismo e do Nazismo.
c) a passagem das ideias do Socialismo à prática levou toda a Europa a se conscientizar do perigo comum.
d) a união do mundo branco rompeu-se e, após a Revolução Russa provocou reflexos imediatos na libertação dos povos coloniais.
e) a Europa saiu da guerra mais nivelada politicamente, pois a guerra acabou com as grandes fortunas, dando chances para uma estabilização sócioeconômica.
Questão 06. (FGV) A abolição do princípio da propriedade privada, a estatização dos meios de produção e a assinatura de um tratado de paz com a Alemanha, marcando a saída do país da guerra, foram as principais medidas adotadas na Rússia por:
a) Stálin, em agosto de 1929.
b) Lênin, em outubro de 1917.
c) Trotsky, em abril de 1924.
d) Kerensky, em fevereiro de 1917.
e) Kornilov, em setembro de 1921.
Questão 07 sobre a Revolução Russa Questões: (UFMG) Analise os textos.
“O que conta é que tenham a certeza de que não existirão mais proprietários fundiários no campo, e que serão eles, camponeses, que decidirão suas coisas, que organizarão a sua própria existência.”
“O que se produziu é uma insurreição e não uma composição. A insurreição das massas populares não precisa de justificação. Nós demos têmpera à energia revolucionária dos operários e dos soldados. Nós forjamos abertamente a vontade das massas para a insurreição. Nosso levante alcançou a vitória.”
Esses textos expressam o sentimento de vitória:
a) dos comunards, em 1871.
b) dos democratas russos, em 1905.
c) dos espartaquistas, em 1919.
d) dos líderes do Contestado, em 1912.
e) dos líderes da Revolução Russa, em 1917.
Questão 08. (Fatec) “Quando a terra pertencer aos camponeses e as fábricas aos operários e o poder aos sovietes, aí teremos a certeza de possuir alguma coisa pela qual lutar e por ela lutaremos!”
(HILL, Christopher, Lenin e a Revolução Russa. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.)
Com essas palavras de ordem, o Socialismo tinha por meta:
a) abolir a propriedade privada, a luta de classes e a dominação do homem pelo homem.
b) extinguir as relações religiosas, familiares e filantrópicas, instituindo formas comunitárias de convivência.
c) promover o desenvolvimento por meio da distribuição da renda e da consolidação de um Estado assistencial.
d) instaurar uma sociedade organizada em associações profissionais, com base na competência.
e) garantir a presença do Estado, que funcionaria como mediador das relações interclasses sociais.
Questão 09. (PUC Minas) Nos primeiros tempos da República Soviética implantada na Rússia em 1917, o trabalho é visto como um direito sagrado e como um valor moral. Depois, esses princípios são negados pelo trabalho forçado e compulsório, porque é preciso, exceto:
a) superar o arcaísmo de caráter semifeudal.
b) promover o desenvolvimento rápido da indústria pesada.
c) conter os opositores temerosos de uma “nova exploração proletária”.
d) disciplinar os trabalhadores para nobres metas do Socialismo.
e) bloquear a entrada dos vícios do trabalhador do Capitalismo.
Questão 10 sobre a Revolução Russa Questões: (Unicamp) Referindo-se aos acontecimentos ocorridos em Paris no ano de 1871, assim se expressou um militante socialista: “Eis o que significaram os acontecimentos de 18 de março. Eis por que esse movimento é uma revolução, eis por que todos os trabalhadores o reconhecem e aclamam”.
a) A que movimento político a citação faz referência?
b) Explique o que foi esse movimento.
c) Qual foi sua importância para o movimento socialista até o período inaugurado com a Revolução Russa de 1917?
Questão 11. (Unirio) A Revolução Russa foi um dos grandes acontecimentos históricos que marcaram a crise da sociedade liberal no início do século XX.
Sobre as etapas do processo de construção do Socialismo na Rússia, podemos afirmar corretamente que:
a) o Governo Provisório, iniciado com a Revolução de fevereiro (1917), levou ao poder os grupos liberais burgueses aliados aos mencheviques que, liderados pelo primeiro ministro Kerensky, fecharam a Duma (Parlamento) e encerraram as atividades dos Comitês de Sovietes.
b) a liderança exercida pelos bolcheviques sobre os demais partidos políticos atuantes no período pré-revolucionário permitiu que controlassem as reformas econômicas empreendidas pela Duma (Parlamento), convocada pelo Czar Nicolau II no Manifesto de Outubro (1905).
c) a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918) fez retroceder o processo revolucionário, pois as baixas excessivas, sofridas pelo exército russo, foram compensadas por diversas anexações territoriais, tais como a Rússia Branca e a Georgia.
d) as diversas agitações populares e as tentativas revolucionárias, lideradas por segmentos burgueses e citadinos, enfraqueceram-se progressivamente após a vitória russa na guerra contra o Japão (1903 – 05), que abriu aos russos os ricos mercados comerciais do Oriente.
e) as “Teses de Abril”, enunciadas por Lênin (1917), popularizaram os ideais revolucionários bolchevistas ao reivindicarem a divisão das grandes propriedades fundiárias entre os camponeses e a entrega do poder aos sovietes, fortalecendo o partido bolchevique no processo da revolução.
Questão 12. (UERJ)
Camaradas, a vida de nosso bem-amado Stálin pertence ao povo inteiro. Stálin é nosso guia, nosso sol. Morte a todos os restos do bando fascista.
SOKORINE, militante do Partido Comunista da URSS, 1936. apud FERREIRA, Jorge. O socialismo soviético. In: REIS, Daniel Aarão Filho (Org.). O século XX: o tempo das crises. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. Disponível em: <http://www.apaginavermelha.hpg.ig.com.br>.
O terror e a propaganda foram dois lados complementares do regime stalinista. Contudo, muitos historiadores afirmam que eles não são suficientes para explicar o grau de aprovação conseguido por esse regime tanto dentro como fora da União Soviética. O apoio político dado a Stálin dentro da URSS também é explicado pela:
A) eclosão da Segunda Revolução Russa, que modificou as bases ideológicas do bolchevismo e excluiu lideranças como a de Trotsky.
B) manipulação estatal do nacionalismo, que possibilitou a mobilização popular e revitalizou o caráter messiânico da cultura russa.
C) entrada de capitais estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, que facilitou a retomada da industrialização e permitiu a diminuição do desemprego.
D) introdução da Nova Política Econômica, que permitiu a manutenção da pequena propriedade privada e assegurou a permanência da aliança operário-camponesa.
Questão 13 sobre a Revolução Russa Questões: (UFJF-MG–2009) Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944.
A grande mãe Rússia consolidou para sempre
A união indestrutível das repúblicas livres.
Viva a criada pela vontade dos povos,
Única, poderosa União Soviética.
Formamos o nosso exército nas batalhas,
Varreremos os infames inimigos do caminho!
Nas batalhas, decidimos o destino das gerações,
Levaremos nossa pátria para a glória!
Sobre o processo histórico soviético durante o século XX, é INCORRETO afirmar que:
A) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “…voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas.
B) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da Crise de 1929.
C) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a ideia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham.
D) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar.
E) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do primeiro homem ao espaço.
🔵 >>> Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.
Gabarito com as respostas do simulado sobre a Revolução Russa Questões com Gabarito:
01. C;
02. A;
03. E;
04. B;
05. B;
06. B;
07. E;
08. A;
09. E;
10. a) “A Comuna de Paris”.
b) A instalação de um governo socialista em Paris após a derrota francesa na Guerra Franco-Prussiana (1870-1871).
c) A Comuna de Paris representou a primeira experiência de um governo democrático e popular tendo por base o ideal socialista.
11. É a Floresta de Taiga; seu aproveitamento é na indústria de papel e celulose.
12. B;
13. B
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína
Parabéns pela atividade sobre revolução russa você é top