Segunda Guerra Mundial Exercícios Resolvidos

1. Segunda Guerra Mundial: (UERJ)

Lista de exercícios de História sobre A Segunda Guerra Mundial para estudantes, vestibulandos, concurseiros e professores.

(BELMONTE. Caricatura dos Tempos. São Paulo: Melhoramentos, 1982.)


Os anos de 1941 e 1942 foram decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Identifque, na caricatura acima, um episódio e seu respectivo desdobramento para o desfecho da Segunda Guerra Mundial.

 


2. (UFRRJ)

O pacto germano-soviético satirizado pelos traços de Belmonte representou um elemento chave para a eclosão da Segunda Guerra Mundial em 1939. E, apesar do texto da charge, podemos afirmar que uma das intenções do acordo seria de:
a) garantir para a União Soviética a posse da Ucrânia e da Bielorússia, perdidas com a saída da Rússia da Primeira Guerra Mundial no início de 1918.
b) permitir à Alemanha que, no caso de ocorrência de guerra não fosse necessário o combate em duas frentes, evitando o conflito imediato a leste (União Soviética).
c) estabelecer com a invasão da Polônia, ocorrida logo após a assinatura do Pacto, que esta tivesse seu território dividido por Rússia, Áustria e Alemanha repetindo o ocorrido em 1815, ao final das Guerras Napoleônicas.
d) evitar que a União Soviética e a Alemanha, as duas superpotências de então, se destruíssem mutuamente, fortalecendo os projetos dos governos democráticos da França e Itália no continente europeu.
e) desestabilizar a política de alianças na Europa levando os governos francês e inglês a declararem guerra à Alemanha, a qual acabaria reagindo com apoio italiano e soviético (Eixo Berlim/Roma/ Moscou).

 


3. (PUC-Rio) As duas grandes Guerras Mundiais foram travadas a partir de contextos políticos muito diferentes. No entanto, é possível identificar certas continuidades entre os dois conflitos. Sobre essas semelhanças, podemos afirmar que:

I. ambas as guerras tiveram início nas agitações e turbulências políticas promovidas por grupos nacionalistas nos Balcãs. O nacionalismo étnico da Sérvia e
da Bósnia foram o estopim para as ações militares que deram origem aos conflitos mundiais.
II. as duas guerras envolveram a participação da maioria dos cidadãos dos países envolvidos, atingindo indiscriminadamente a população civil. A mobilização de tão grande contingente humano foi possível graças ao uso ampliado de meios de comunicação de massa.
III. nas duas Guerras Mundiais, o emprego de armamentos em escala maciça exigiu a rápida conversão de grande parte das indústrias dos países envolvidos para a produção bélica.
IV. as duas guerras estão diretamente relacionadas às crises sociais típicas do capitalismo imperialista que, reduzindo a oferta de empregos fazem fracassar as políticas econômicas dos principais países industrializados.
Assinale a alternativa:
a) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
b) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
c) se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

 


4. (PUC-Rio) A Segunda Grande Guerra (1939-1945), por suas dimensões, perdas humanas e materiais e por  seus impactos, provocou uma série de modifcações no cenário das relações internacionais. Considerando essas modificações, avalie as aifrmações a seguir.
I. Houve a configuração da bipolaridade de interesses e disputas entre blocos de países liderados pelos governos dos EUA e da URSS.
II. Assistiu-se ao incremento das lutas de descolonização em regiões asiáticas e africanas.
III. Concretizou-se a hegemonia britânica sobre a exploração de reservas petrolíferas no Oriente Médio.
IV. Proibiu-se o uso de armas nucleares, devido ao impacto causado pelo lançamento das bombas atômicas sobre o Japão.
V. Encerraram-se, em função do Holocausto, as perseguições e conflitos políticos por motivos étnicos, religiosos ou raciais.
Assinale:
a) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.
b) se apenas as afirmativas II e IV estiverem corretas.
c) se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
d) se apenas as afirmativas III e V estiverem corretas.
e) se apenas as afirmativas IV e V estiverem corretas.

 


5. (UFRJ)

– Há muito tempo que o Sr. está incomodando
minha afilhada! Falemos claro: as suas intenções
são boas?
– Não senhor!
– Ah! Bem! Pensei que as suas intenções não
eram boas…
Belmonte 17-09-1938.


“Estamos diante de uma catástrofe de primeira grandeza. Não fechemos os olhos em face desse espetáculo. Devemos agora aceitar a ideia de que todos os países
da Europa Central e Oriental se acertarão tão bem como puderem com a Alemanha (…). O sistema de alianças na Europa Central (…) foi arruinado. Não vejo como poderá ser restaurado.”
(Churchill, 5 de outubro de 1938. D’une Guerre à L’autre 1914-1939. Paris, Hachette, 1982, p. 352.)


No período que antecede a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as democracias europeias optaram por uma política de não-intervenção nos conflitos originados pelo expansionismo alemão e italiano. O acordo de Munique (30 de setembro de 1938) assinado entre a Inglaterra, a França, a Itália e a Alemanha é representativo dessa política e provocou grande impacto e poucos protestos, como o de Winston Churchill expresso no documento acima.
a) Cite um argumento utilizado por Hitler para justificar a invasão da Tchecoslováquia.
b) Explique por que as democracias europeias tardaram em reagir ao expansionismo alemão.

 

A Crise de 1929 Exercícios Resolvidos.


6. (Fatec) “É lógico que os EUA devem fazer o que lhes for possível para ajudar a promover o retorno ao poder econômico normal do mundo, sem o que não pode haver estabilidade política nem garantia de Paz.”
(Plano Marshall – 5 jun. 1947.)

O Plano Marshall se constituiu:
a) na principal meta da política externa norte-americana, que era pacifcar o Extremo Oriente.
b) num projeto de ajuda industrial aos países da América Latina.
c) num importante instrumento de expansão do comunismo na Europa.
d) na definição da política externa isolacionista dos EUA, paralela à montagem do complexo industrial militar.
e) num dos meios de penetração dos capitais norte americanos nas economias europeias.

 


7. (UFPE) Em torno de fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, estabeleça a correspondência:
1) Blitzkrieg
2) Kamikaze
3) A Grande Aliança
4) As nações do eixo
5) Nagazaki
( )Guerra relâmpago
( )Cidade arrasada pela bomba atômica
( )Piloto suicida utilizado pela aviação japonesa
( )Inglaterra, União Soviética e Estados Unidos
( )Japão, Itália e Alemanha
A sequência correta é:
a) 2, 3, 5, 4 e 1.
b) 1, 2, 5, 4 e 3

c) 1, 5, 2, 4 e 3.
d) 1, 5, 2, 3 e 4.
e) 4, 5, 2, 3 e 1.

 


8. (UFPE) Em 24 de outubro passado, chefes de estados, reunidos em Nova Iorque, comemoraram 50.o aniversário da Organização das Nações Unidas – ONU. O que representa esta organização?
a) A organização dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.
b) A vitória da Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais.
c) O fim da guerra fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.
d) A descolonização da América e da África e os respectivos engajamentos políticos dos dois continentes.
e) Uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.

 

9. (UEL) A economia japonesa do pós-guerra apresentou um dos maiores índices de crescimento da renda nacional de todo o mundo, tornando o Japão o segundo país em importância dentro do capitalismo, devido, dentre outros aspectos:
a) ao crescimento da indústria de bens de consumo duráveis, à vocação agrícola e ao controle dos capitais internacionais oriundos dos planos de recuperação pós-1945.
b) à estabilidade da moeda, ao crescimento populacional e à grande quantidade de mão- de-obra barata com baixo grau de exigência salarial.
c) ao excelente nível de produtividade agrária, à exportação de matérias-primas baratas – fio de seda, minério de ferro etc – e à importação de tecnologia.
d) ao excesso de produtos essenciais – petróleo, gás natural etc. – à alta taxa de escolaridade e o crescimento do mercado consumidor interno.
e) à importação em larga escala, ao desenvolvimento da indústria pesada – siderurgia, produtos químicos, automóveis etc. – e ao alto índice de exportação.

 


10. (Unesp) Num de seus últimos discursos, o presidente dos Estados Unidos, Franklin Delano Roosevelt declarou o seguinte:
“A conferência da Crimeia foi um esforço bem sucedido das três Nações principais de encontrar um terreno comum para a paz. Ela representa o fm do sistema da
ação unilateral, das alianças exclusivas, das esferas de influência, do equilíbrio de forças, e de todos os outros expedientes que há séculos são experimentados – e
falham.”
a) Quais as “três Nações principais” a que se refere Roosevelt?
b) Caracterize sucintamente as relações internacionais do pós-guerra que contrariaram as previsões otimistas de Roosevelt.

 

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Gabarito com as respostas dos exercícios de História sobre a Segunda Guerra Mundial:

1. A Batalha de Stalingrado – marco da contenção do avanço nazista na União Soviética e do início da contraofensiva.
2. B
3. D
4. C


5. a) A ideia de espaço vital, incorporando a região dos sudetos (maioria alemã).
b) As potências democráticas liberais da Europa estavam interessadas no expansionismo alemão rumo à União Soviética, uma vez que o comunismo preocupava mais que o nazismo.


6. E
7. D
8. E
9. E


10. a) Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética.
b) Uma Nova Ordem Mundial bipolarizada (EUA x URSS).

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