Presidente do Brasil Hermes da Fonseca Exercícios com Gabarito

01. FAAP-SP. Hermes da Fonseca:
Nome dado à campanha eleitoral de Rui Barbosa à presidência da República, opondo-se à candidatura do marechal Hermes da Fonseca. Rui era contra militares na presidência da República.

a) Política Interna
b) Questão Militar
c) Campanha Civilista
d) Convênio de Taubaté
e) Política das Salvações


02. Hermes da Fonseca: A Campanha Civilista significou a candidatura de Rui Barbosa, em oposição a Hermes da Fonseca. Sobre o tema, responda ao que se pede.

a) Por que o termo campanha civilista?
b) O que significou?


03. UFPE. Marinheiros rebelados em 1910 no Rio de Janeiro contra os maus tratos na Marinha de Guerra (…). O líder era João Cândido. O Governo de Hermes da Fonseca, diante da ameaça de bombardeio sobre a capital federal (…) concedeu anistia aos revoltosos. Depois eles foram todos punidos. Muitos morreram. João Cândido foi internado como louco.

Indique a alternativa que corresponde ao texto.
a) A Guerra do Contestado
b) A Revolta da Armada
c) A Revolta da Chibata
d) A Coluna Prestes
e) Os Dezoito do Forte de Copacabana


04. Hermes da Fonseca: A princípio a eleição de Hermes da Fonseca transformou o gaúcho Pinheiro Machado na figura mais importante da política nacional. Chegou a ser corriqueira a frase dirigida ao vice-presidente: “Olha, Venceslau, o Pinheiro é tão bom amigo que chega a governar pela gente”. Os paulistas, no entanto, derrotados nas eleições presiden­ciais, não achavam a menor graça na piada.
Brasil – 500 anos

Conforme o texto, responda às questões abaixo.
a) Como se denominou a política colocada em prática por Hermes da Fonseca e Pinheiro Machado?
b) Como ficaram conhecidas as eleições presidenciais em que os paulistas foram derrotados?


05. Hermes da Fonseca: Por que Hermes da Fonseca instituiu a Política das Salvações?


06. Mackenzie-SP. Tratava-se de reduzir o poder das oligarquias nas áreas onde isto parecia mais fácil e onde eram mais chocantes as desigualdades sociais. Tendo muitos laços com a política local, não conseguiram mais do que substituir velhas oligarquias por novas.
Boris Fausto

O texto identifica uma política característica da Re­pública Velha e utilizada pelo governo Hermes da Fonseca, através de interventores militares. Assinale-a nas alternativas abaixo.
a) Política do café com leite
b) Política de Valorização do Café
c) Política das Salvações
d) Política dos Governadores
e) Política de Parceria


07. UnB-DF. Leia, a seguir, um trecho de um discurso pronunciado em 1914, pelo então senador Rui Barbosa, atacando o governo do marechal Hermes da Fonseca, que o havia derrotado nas eleições presidenciais (Campanha Civilista).

A sustentação da verdade atualmente, na política brasi­leira, é um verdadeiro trabalho de Sísifo. Toda vez que ela consegue chegar à altura da montanha, conduzida por esforços ingratos da imprensa ou da tribuna, todos os interesses lhes metem os ombros para fazê-la rolar outra vez montanha abaixo, até o seu ponto de partida. Eu já não sinto atrações por esses excessos, por este desporto ocioso, por estes diálogos estéreis de tribuna, por esta luta de discursos ante um auditório indiferente, uma Câmara indissoluvelmente matrimoniada com o Governo, um país cadavericamente impassível a todas as desgraças que o acabam. (…) Tolerância!! Mas que têm sido estes quarto anos de Governo militar, senão uma época de privilégios, de exclusivismos, de favores, de nepotismos, de desigualdades clamorosas em favor dos homens da situação, de perseguições audazes, acintosas, cruentas contra os seus antagonistas?

Com o auxílio do texto, julgue os itens que se seguem:
1. O início do governo de Hermes da Fonseca foi marcado pela Política das Salvações, apeando do poder muitas oligarquias estaduais; no fim, sob inspiração de Pinheiro Machado, retomou-se a prática de apaziguamento entre as elites.
2. Ao ser derrotado por Hermes da Fonseca, Rui Barbosa protagonizou um fato único na Repúbli­ca Velha: um candidato da situação perder uma eleição presidencial.

3. A partir da análise do texto de Rui Barbosa, é corre­to concluir que a revolução de 1930 significou uma ruptura no processo histórico brasileiro, alterando radicalmente as práticas políticas existentes no país.
4. Nem só de mudanças se faz a História: em 1999, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para examinar atos do Poder Judiciário teve, na denúncia da prática de nepotismo, uma das fortes razões para sua constituição.


08. Hermes da Fonseca: Leia abaixo o trecho de uma das “cartas falsas”. Essa canalha [Hermes da Fonseca] precisa de uma reprimenda para entrar na disciplina. Veja se o Epitácio mostra sua apregoada energia, punindo severamente esses ousados, prendendo os que saíram da disciplina e removendo para bem longe esses generais anarqui­zadores. Se o Epitácio com medo não atender, use de diplomacia, que depois do meu reconhecimento ajustaremos contas. A situação não admite contempori­zações, os que forem venais, que é quase a totalidade, compre-os com todos os seus bordados e galões.
http://www.cpdoc.fgv.br/dhbb/verbetes_htm/640_4.asp (adaptado)

A quem foi atribuída a autoria dessas cartas e sob qual contexto se deu esse episódio?


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas dos exercícios sobre O Presidente do Brasil Hermes da Fonseca:

01. C;

02. a) Porque Rui Barbosa era civil e disputava as eleições com Hermes da Fonseca, que era militar.
b) Significou uma ruptura momentânea na política do café-com-leite.

03. C;

04. a) Política das Salvações
b) Campanha Civilista

05. A Política das Salvações foi instituída para combater as oligarquias estaduais. Por meio de uma aliança entre tropas do Exército e forças populares, aplicou essa política em Pernambuco, na Bahia, no Ceará e em Alagoas.

06. C;

07. V, F, F, V;

08. Como o próprio nome evidencia, algumas cartas de conteúdo ofensivo aos militares publicadas em jornais no final de 1921, em meio à campanha para presidente da República, foram falsamente atribuídas ao candidato do governo, Artur Bernardes. A intenção era provocar o Clube Militar, chefiado na ocasião pelo marechal Hermes da Fonseca, que, por sua vez, apoiava a candidatura de Nilo Peçanha, da chamada Reação Republicana. Bernardes sempre negou a autoria das cartas e soube-se, após as eleições, que elas realmente não tinham sido escritas por ele. Contudo, esse episódio serviu para acirrar os ânimos entre governistas eoposicionistas nas conturbadas eleições presidenciais de 1921-1922.

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário