Nova República José Sarney Exercícios com Gabarito

01. UFTM-MG. José Sarney:
Há vinte anos, a eleição de Tancredo Neves e de José Sarney para presidente e vice-presidente da República, respectivamente, significou um marco importante na História brasileira, porque:

a) permitiu a retomada do poder pelos civis, numa eleição direta vencida no primeiro turno, a exemplo do ocorrido na Argentina.
b) se tornou o primeiro governo civil desde a queda de João Goulart, apesar de Tancredo não ter chegado a assumir a presidência.
c) levou à vitória do partido situacionista no Colégio Eleitoral, o que permitiu a implementação da polí­tica econômica neoliberal.
d) foi a primeira eleição direta desde o golpe militar de 1964 e deu início a uma nova fase, chamada pela imprensa de Nova República.
e) concretizou os objetivos da campanha Diretas-Já, com a vitória da Aliança Democrática em todos os estados.


02. Enem. Em 1985, com a vitória de Tancredo Neves, no Colégio Eleitoral, sobre Paulo Maluf, chegava ao fim o Estado Autoritário que, durante 21 anos, vigorou no Brasil. Com o falecimento de Tancredo Neves, assumiu o vice-pre­sidente José Sarney, em cujo mandato foi promulgada a Constituição de 1988, que atualmente vigora no país. Sobre essa Constituição, assinale a alternativa que contém medida introduzida a partir de 1988:

a) Reeleição para os cargos de presidente da repú­blica e governador estadual.
b) Direito de voto para as mulheres.
c) Direito de voto para os analfabetos.
d) Criação do salário mínimo.


03. Fatec-SP. No mesmo dia da morte de Tancredo Neves, José Sarney assumiu a Presidência da República do Brasil. O consenso sobre o processo democrático foi uma das válvulas mestras que impulsionaram Sarney a enviar ao Congresso, em maio de 1985, uma série de medi­das democratizantes, transformadas em lei.

Com essas medidas:
a) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeito das capitais, das áreas consideradas de segurança nacional e das estâncias hidrominerais.
b) restabeleceram-se as eleições diretas para presi­dente e vice, e conseqüentemente manteve-se o Colégio Eleitoral.
c) criou-se a Lei Falcão, que permitiu a propaganda eleitoral nos veículos de comunicação, principal­mente TV e rádio.
d) apesar da liberdade de organização de novos partidos políticos, não foi permitida a legalização dos partidos que viviam na clandestinidade.
e) restabeleceram-se as eleições diretas para prefeito, mas não para a Presidência da República.


04. PUC-SP. Visando a implementar medidas políticas, Sarney enviou ao Congresso a emenda constitucional nº 25 que ficou conhecida como Emendão. Por ela foram aprovadas, dentre outras:

a) a manutenção das eleições indiretas para as pre­feituras das capitais, das estâncias hidrominerais e das áreas consideradas de segurança nacional.
b) a liberalização das atividades sindicais, acaban­do-se com as intervenções governamentais nos sindicatos.
c) a proibição da organização partidária com a im­possibilidade da legalização dos partidos.
d) a manutenção da proibição do direito de voto aos analfabetos.
e) a proibição de acesso à TV para propaganda pelo partido político de oposição.


05. (Espm 2007) Com a volta dos militares aos quartéis e redemocratização do Brasil, o presidente José Sarney convocou uma Assembleia Nacional Constituinte, que foi eleita em novembro de 1986. Em 5 de outubro de 1988 foi promulgada aquela que ficou conhecida por “Constituição Cidadã”.

Assinale entre as alternativas aquela que apresenta novidades incorporadas ao texto constitucional brasileiro em 1988:
a) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos analfabetos; criação do “habeas-data” que permite ao cidadão obter informações relativas à sua pessoa, constantes de registros oficiais.
b) Ampliação da cidadania com a extensão do direito de voto aos maiores de 16 anos – voto facultativo; fim da unicidade sindical.
c) Fim da unicidade sindical; obrigação das empresas estrangeiras manterem no mínimo 2/3 de empregados brasileiros.
d) Instituição da reeleição para a presidência da república e mandato presidencial de cinco anos.
e) Voto universal obrigatório para maiores de 18 anos (exceto analfabetos, soldados e cabos); o direito do presidente baixar decretos com força de lei.


06. (Ufpel 2007) Lei do Máximo, de 29/09/1793.
Fixa limites para os preços e salários, aprovada sob pressão popular pela Convenção Nacional.

Plano Cruzado
“[…] Se, por um lado, lançou o Plano Cruzado congelando preços e salários, reduzindo bruscamente a inflação que penalizava os trabalhadores de baixo poder aquisitivo, por outro foi extremamente inoperante em relação às elites quando estas iniciaram o boicote ao Plano e passaram a reter produtos provocando a escassez no mercado, assim pressionando para a elevação dos preços através da formação de mercado paralelo. Com isso, a corrosão dos salários se manifestava na prática, sem entrar, contudo, nos cálculos oficiais da inflação.”
AQUINO, Rubim et al. “Sociedade Brasileira: uma história através dos movimentos sociais. Da crise do escravismo ao apogeu do neoliberalismo”. Rio de Janeiro: Record, 2000.

A legislação brasileira contemporânea imitou aquela estabelecida pela Convenção Nacional.
As conjunturas históricas a que correspondem os textos, respectivamente, são:
a) a da Revolução Francesa e a do governo Sarney.
b) a da Revolução Industrial e a do governo Collor de Mello.
c) a da Revolução Americana e a do governo Itamar Franco.
d) a da Revolução Inglesa e a do governo Fernando Henrique Cardoso.
e) a do Império Napoleônico e a do governo João Figueiredo.


07. (FGV) Em janeiro de 1985, Tancredo Neves foi eleito Presidente da República pelo PMDB. A respeito da chamada Transição Democrática, é correto afirmar:

a) O governo de Tancredo Neves foi marcado por uma grande instabilidade política que levou à renúncia do presidente e à posse de seu vice, José Sarney.
b) Tancredo Neves foi eleito presidente de forma indireta pelo Colégio Eleitoral, tendo como vice José Sarney, ex-presidente do PDS, partido que apoiava o Regime Militar.
c) Em torno de Tancredo Neves formou-se a Aliança Democrática, que reunia o PMDB e dissidentes do PDS, entre os quais José Sarney e Paulo Salim Maluf.
d) A candidatura de Tancredo Neves contou com o apoio oficial de todos os partidos de oposição, isolando completamente os colaboradores do Regime Militar.
e) Apesar de vitorioso nas eleições indiretas, Tancredo Neves foi impedido de assumir o governo pelas Forças Armadas, que fecharam questão em torno do nome de José Sarney.


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas das questões sobre o Governo de José Sarney:

01. B;

02. C;

03. A;

04. B;

05. A;

06. A;

07. B

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário