Questões de História Sobre o Presidente Itamar Franco

01. Itamar Franco: Itamar Franco, ex-senador da República, assumiu a presidência em quais circunstâncias políticas?


02. Descreva a finalidade do plebiscito realizado em 1993, na presidência de Itamar Franco.


03. O governo Itamar Franco (1992 – 94) teve papel fun­damental na consolidação democrática. O que mais marcou esse governo politicamente?


04. UFES. Quintilhões – Para calcular a inflação do país, desde 1829 até 1993, a Andima precisou utilizar um com­putador de grande porte (mainframe), com elevada capacidade de cálculos matemáticos. A inflação bra­sileira não cabe nos computadores normais por falta de espaço para tantos números antes da vírgula. O número final calculado foi exatamente 6.666.178.625 .954.199.552%.

Em 1º de julho de 1994, durante o governo de Itamar Franco, surgia, no Brasil, uma nova unidade mone­tária, num ambiente inflacionário, na tentativa de se estabilizar a economia.
Explique o contexto político no qual foi criado o Real.


05. PUC-MG. Sobre os governos do período de democratização do Brasil (1 984-2002), é correto afirmar, exceto:

a) Fernando Collor ganhou projeção nacional ao adotar um discurso contra altos salários do fun­cionalismo alagoano, o que lhe garantiu o título de “caçador de marajás”.
b) A vitória de Luiz Inácio Lula da Silva por eleições diretas, em 2002, consolida o processo da demo­cracia representativa no país.
c) O governo de Itamar Franco criou o Plano Real, após o confisco da poupança dos brasileiros e do dinheiro de outras aplicações financeiras.
d) FHC, após coligar-se com setores da direita, como o PFL, conseguiu aprovar a ementa constitucional que lhe permitiu a reeleição.


06. Fatec-SP – O Plano Real entrou em vigência em fins de 1993, durante o governo de Itamar Franco. Sobre esse plano, é correto afirmar que:

a) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e trouxe a estabilização política.
b) reduziu a inflação, desenvolveu a indústria nacional e ajudou a diminuir o desemprego.
c) reduziu a inflação, mas as medidas de ajuste ado­tadas provocaram recessão econômica, quebras de bancos e de empresas, assim como um surto de demissões e desemprego.
d) reduziu a inflação, trouxe a estabilidade econômi­ca, desenvolveu a indústria nacional, resolvendo muitos problemas sociais, com o aumento do poder aquisitivo da população.
e) reduziu a inflação, estabilizou o setor produtivo nacional, ajudou a diminuir a desigualdade social existente no campo e na cidade, enfraquecendo as organizações de oposição, como o Movimento.


07. (UFLA-MG) Em 29 de setembro de 1992, após uma sucessão de escândalos, a Câmara dos Deputados aprovou a abertura de processo contra o então presidente Fernando Collor por vários crimes. Com o afastamento de Collor em 2 de outubro, Itamar Franco assumiu o cargo, inicialmente como interino e, a partir de 29 de dezembro, quando o ex-presidente renunciou à Presidência, em caráter definitivo. Seu governo iniciou-se com amplo apoio popular e sem oposição, mas enfrentou sérios problemas econômicos legados pelos governos anteriores.

Assinale a alternativa que caracteriza CORRETAMENTE ações do Governo Itamar Franco.
A) Criação de um plano de estabilização econômica que estabeleceu uma paridade entre a moeda local e o dólar.
B) Confisco da poupança e congelamento das contas bancárias acima de determinado valor.
C) Quebra do monopólio do petróleo e das telecomunicações e alteração estratégica do conceito de empresa estatal em prol do mercado externo.
D) Lançamento de um conjunto de medidas, como o aumento dos juros, com o objetivo de reduzir o déficit público.
E) Convocação de uma nova Assembleia Constituinte, caracterizada pela descentralização administrativa e financeira do Estado.


08. (PUC-Campinas) Leia os textos.
“A crise econômica recente no Brasil demonstra que qualquer país está ameaçado por turbulências informativas e movimentos especulativos nos mercados financeiros globais.”
(CASTELLS, Manuel. Folha de S. Paulo, 23 mai. 1999. Cad. Mais, p. 5.)

(…) uma crise aguda da economia brasileira seria transmitida a toda a América Latina e provocaria uma catástrofe nos Estados Unidos, que destinam 20% de suas exportações a essa região. A Europa, evidentemente, também não seria poupada por uma crise geral da economia. Foi menos o futuro do Brasil do que o medo de uma tal crise mundial que mobilizou uma ajuda internacional considerável para livrar o país dos apuros.”
(TOURAINE, Alain. Folha de S.Paulo. 31 jan. 1999. Cad. Mais. p. 5.)

O Plano Real, adotado pelo Governo de Itamar Franco, em 1994, contribuiu para a eleição do Presidente Fernando Henrique Cardoso. No início de 1999, o Plano Real sofreu uma crise que fez cair os índices de popularidade do Presidente. De acordo com os textos, essa crise estava relacionada, principalmente:
a) à fuga de capitais ocorrida no final de 1998, que provocou uma redução nas divisas e a desvalorização cambial.
b) aos conflitos entre Brasil e Argentina, na definição das taxas alfandegárias para importação/exportação de alimentos.
c) aos baixos investimentos do Governo nas áreas sociais, especialmente na saúde, educação e moradia.
d) à falta de decisão política do Governo para enfrentar os problemas decorrentes da baixa oferta de trabalho.
e) ao retorno do processo inflacionário com a consequente adoção da política de indexação da economia.


09. (FGV) – O ex-presidente Itamar Franco faleceu em julho de 2011.

A respeito de sua chegada ao poder e de seu governo, é correto afirmar que Itamar
a) foi eleito vice-presidente de Fernando Henrique Cardoso, assumindo interinamente a Presidência da República durante as viagens internacionais do presidente titular.
b) venceu Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições de 1989 e organizou um governo de coalizão nacional, do qual participaram todos partidos políticos brasileiros, inclusive o PT.
c) assumiu a Presidência após o processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello e, com seu ministro Fernando Henrique Cardoso, implementou o Plano Real.
d) foi eleito em janeiro de 1985 pelo Colégio Eleitoral, em pleito direto, e implantou um programa de reformas políticas e econômicas que assegurou sua reeleição em 1994.
e) foi eleito em 1994 devido ao sucesso do Plano Real implementado no governo de Fernando Henrique Cardoso, do qual participou como ministro da Fazenda.


🔵 >>> Confira a nossa lista completa de exercícios sobre a História do Brasil.


Gabarito com as respostas das questões sobre o Presidente Itamar Franco:

01. Em um momento de enorme crise, decorrente da CPI que afastou o presidente Collor e o levou à renúncia. O país estava em colapso moral e Itamar apresentou-se como reserva moral para, como presidente, “tocar” o país.

02. A Constituição de 1988, promulgada em 5 de outubro de 1988, determinou a realização de um plebiscito, em 21 de abril de 1993, para se decidir sobre a forma de governo – república ou monarquia constitucional – e o sistema de governo – parlamentarista ou presidencialista – no Brasil. A maioria dos eleitores brasileiros votou para manter a forma de governo vigente, ou seja, a república  residencialista.

03. As CPIs e o discurso moralizante das instituições políticas. A consolidação democrática e o início do plano de estabilização da economia.

04. No contexto de inflação prolongada e da sucessão presidencial para neutralizar o crescimento da candidatura do PT com Lula.

05. C;

06. C;

07. A;

08. A;

09. C

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário