Simulado de História sobre o que é o Nazifascismo

01. O que é o Nazifascismo: (UNIFESP–2009) Nós queremos, um dia, não mais ver classes nem castas; portanto, comecem já a erradicar isso em vocês mesmos. Nós queremos, um dia, ver no Reich uma só peça, e vocês devem já se educar nesse sentido.
Nós queremos que esse povo seja, um dia, obediente, e vocês devem treinar essa obediência. Nós queremos que esse povo seja, um dia, pacífico, mas valoroso, e vocês devem ser pacíficos.
HITLER, Adolf. Congresso Nazista de Nuremberg, 1933. In: O triunfo da vontade, filme de Leni Riefenstahl, 1935.

O trecho identifica algumas das características do projeto nazista, que governou a Alemanha entre 1933 e 1945. Entre elas, a:
A) defesa da adoção do comunismo, expressa na ideia de supressão de classes.
B) recusa do uso da violência, expressa na ideia de povo pacífico.
C) submissão total da sociedade ao Estado, expressa na ideia de obediência.
D) ampliação do acesso ao ensino básico, expressa na ideia de autoeducação.
E) eliminação das divisões nacionais, expressa na ideia de Reich (Império).

 

 

02. (PUC Minas) A máquina de propaganda nazista procurava sensibilizar os diferentes segmentos da sociedade alemã utilizando os mais diferentes apelos emocionais. A seguir estão reproduzidos dois slogans utilizados pelos nazistas. Para o homem: Arbeit macht frei – É o trabalho que te faz livre. Para a mulher: Kinder, Küche, Kirche – Crianças, Cozinha, Igreja. A análise e integração desses slogans no conjunto ideológico / doutrinário do nazismo permitem concluir, EXCETO:
A) A questão do trabalho foi intensamente utilizada, tendo em vista que a população alemã tinha fresca, em sua memória, a lembrança do desemprego.
B) A ideologia nazista pregava a igualdade entre os sexos, assegurada por meio do trabalho, fator de nivelamento de todos os cidadãos.
C) Os valores tradicionais da família, do trabalho e da religião representavam um apelo muito forte, pois quem poderia se opor a ideias tão sadias?
D) O locus social da mulher era reforçado a partir do enaltecimento das funções tidas como sendo eminentemente femininas.

 

 

03. (Enem–2009) Os regimes totalitários da primeira metade do século XX apoiaram-se fortemente na mobilização da juventude em torno da defesa de ideias grandiosas para o futuro da nação. Nesses projetos, os jovens deveriam entender que só havia uma pessoa digna de ser amada e obedecida, que era o líder. Tais movimentos sociais juvenis contribuíram para a implantação e a sustentação do nazismo, na Alemanha, e do fascismo, na Itália, Espanha e Portugal.
A atuação desses movimentos juvenis caracterizava-se:
A) pelo sectarismo e pela forma violenta e radical com que enfrentavam os opositores ao regime.
B) pelas propostas de conscientização da população acerca dos seus direitos como cidadãos.
C) pela promoção de um modo de vida saudável, que mostrava os jovens como exemplos a seguir.
D) pelo diálogo, ao organizar debates que opunham jovens idealistas e velhas lideranças conservadoras.
E) pelos métodos políticos populistas e pela organização de comícios multitudinários.

 

 

04. O que é o Nazifascismo: (PUCPR) O fascismo, ideologia totalitária de direita, surgida das condições criadas pela Primeira Guerra Mundial, rejeita:
I. a democracia, entendida como instrumento de pressão de grupos econômicos hegemônicos, incapaz de salvaguardar os “reais” interesses da pátria.
II. o liberalismo, ensinando que este leva à degenerescência do interesse maior, que é o grupo.
III. a hierarquização da sociedade, admitindo que o elitismo contraria o interesse nacional e que “todos os homens são iguais”.
IV. o marxismo, porque essa ideologia pregava a luta de classes e isso enfraquecia a nação.
V. o racionalismo, considerando o intelectualismo como nocivo por asfixiar o instinto, a vontade primária do homem.

A) Somente as opções I e II estão corretas.
B) Somente as opções I e V estão corretas.
C) As opções II, III, IV e V estão corretas.
D) As opções I, II, IV e V estão corretas.
E) As opções I, II, III e IV estão corretas.

 

Simulado sobre a Crise Econômica de 1929.

 

05. O que é o Nazifascismo: (Mackenzie-SP–2009) O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.
Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era:
A) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
B) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
C) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
D) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.
E) exaltar a inteligência crítica e o bom desempenho acadêmico dos indivíduos, futuros construtores da nação.

 

 

06. (FUVEST-SP–2009) Em três momentos importantes da história europeia – Revoluções de 1830-1848, Primeira Guerra Mundial de 1914-1918 e movimentos fascista e nazista das décadas de 1920-1930 –, nota-se a presença de uma força ideológica comum a todos esses acontecimentos. Trata-se do:
A) totalitarismo.
B) nacionalismo.
C) imperialismo.
D) conservadorismo.
E) socialismo.

 

 

🔵 >>> Veja também a primeira parte desta lista de atividades sobre o Nazifascismo.

 

Confira todas as nossas questões sobre a História Mundial.

 

Gabarito com as respostas das atividades de História Mundial sobre O que é o Nazifascismo:

01. C;
02. B;
03. A;
04. B;
05. D;
06. B;

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