06 Atividades sobre o Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922

Questão 01 sobre Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922: (PUC-SP) Cruz e Sousa e Alphonsus de Guimaraens são poetas identificados com um movimento artístico cujas características são:

a) O jogo de contrastes, o tema da fugacidade da vida e fortes inversões sintáticas.

b) A busca da transcendência, a preponderância do símbolo entre as figuras e o cultivo de um vocabulário ligado às sensações.

c) A espontaneidade coloquial, os temas do cotidiano e o verso livre.

d) O perfeccionismo formalista, a recuperação dos ideais clássicos e o vocabulário precioso.

e) O jogo dos sentimentos exacerbados, o alargamento da subjetividade e a ênfase na adjetivação.


Leia:
Faz descer sobre mim os brandos véus da calma,
Sinfonia da Dor, ó Sinfonia muda,
Voz de todo meu Sonho, ó noiva da minh’alma,
Fantasma inspirador das Religiões de Buda.

Questão 02 (UEL) A estrofe anterior é de Cruz e Souza, e nela estão os seguintes elementos típicos da poesia simbolista:

a) realidade urbana, linguagem coloquial, versos longos.
b) erotismo, sintaxe fluente e direta, ironia.
c) desprezo pela métrica, linguagem concreta, sátira.
d) filosofia materialista, linguagem rebuscada, exotismo.
e) misticismo, linguagem sonora, valorização do inconsciente.


Atente:
Hão de chorar por ela os cinamomos,
Murchando as flores ao tombar do dia.
Dos laranjais hão de cair os pomos,
Lembrando-se daquela que os colhia.
As estrelas dirão: — “Ai! nada somos,
Pois ela se morreu, silente e ria…”
E pondo os olhos nela como pomos,
Hão de chorar a irmã que lhes sorria.
A lua, que lhe foi mãe carinhosa,
Que a viu nascer e amar, há de envolvê-la
Entre lírios e pétalas de rosa.
Os meus sonhos de amor serão defuntos…
E os arcanjos dirão no azul ao vê-la,
Pensando em mim: -“Por que não vieram juntos?”
Alphonsus de Guimaraens

Questão 03 sobre Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922: (Faap) Só um tema domina os versos do poeta: a morte da amada Constança, sua prima. Morre adolescente; eis o fantasma que o acompanha na maioria dos versos. Escreveu estas obras, exceto:

a) Câmara ardente.
b) Dona mística.
c) Missal.
d) Kiriale.
e) Pastoral aos crentes do amor e morte.


Questão 04 (UFPE) Marque a incorreta.

a) Este autor representa o Simbolismo no Brasil, propondo uma poesia pura e intuitiva, explorando imagens e não conceitos.

b) A poesia simbolista é hermética, misteriosa e despreza a poética racional.

c) Cruz a Sousa, principal figura do movimento, era filho de escravos e, como tal, usou a escravidão e as injustiças como tema central de sua poética.

d) Pela espiritualização contínua de sua poesia, tenta desfazer-se de todos os referenciais concretos, adotando para isso uma linguagem sublimada e musical.

e) O trecho anterior, pertencente à “Litania dos Pobres”, tem o tom do amargor social, apesar do idealismo platônico do autor e de sua tendência à espiritualização.


(UFMG) Leia o poema “Acrobata da Dor”, de Cruz e Sousa:

Gargalha, ri, num riso de tormenta,
Como um palhaço, que desengonçado,
Nervoso, ri, num riso absurdo, inflado
De uma ironia e de uma dor violenta.
Da gargalhada atroz, sanguinolenta,
Agita os guizos, e convulsionado
Salta, “gavroche”, salta, “clown”, varado
Pelo estertor dessa agonia lenta…
Pedem-te bis e um bis não se despreza!
Vamos! retesa os músculos, retesa
Nessas macabras piruetas d’aço…
E embora caias sobre o chão, fremente,
Afogado em teu sangue estuoso e quente,
Ri! Coração, tristíssimo palhaço.

Questão 05 Uma característica simbolista do poema anterior é a

a) linguagem denotativa na composição poética.
b) biografa do poeta aplicada à ótica analítica.
c) perspectiva fatalista da condição amorosa.
d) exploração de recursos musicais e figurativos.
e) presença de estrangeirismos e de barbarismos.


(UFV-MG) Leia atentamente os textos a seguir, respectivamente, dos poetas Olavo Bilac e Cruz e Souza:

Texto I
E horas sem conta passo, mudo.
O olhar atento,
A trabalhar longe de tudo.
O pensamento.
Porque o escrever – tanta perícia,
Tanta requer,
Que ofício tal […] nem há notícia.
De outro qualquer.

Texto II
Infinitos espíritos dispersos,
Inefáveis, edênicos, aéreos,
Fecundai o Mistério destes versos.
Com a chama ideal de todos os mistérios.
Do sonho as mais azuis diafaneidades.
que fuljam, que na Estrofe se levantem.
e as emoções, todas as castidades.
da alma do Verso, pelos versos cantem.

Questão 06 sobre Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922: A partir de uma reflexão sobre os fragmentos acima, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O texto I está contido nos padrões estéticos do Parnasianismo por propor valores específicos da “Arte pela Arte”.

b) O texto II insere-se na poética simbolista por priorizar elementos vagos, oníricos e, sobretudo, os mistérios da alma.

c) O texto I é parnasiano por transformar o fazer poético em um ato consciente, de elaboração e aperfeiçoamento formais.

d) Ambos os textos apresentam elementos de representação simbólica que estabelecem uma correspondência entre os mundos interior e exterior.

e) O texto II é simbolista por sugerir uma poética voltada para valores metafísicos, transcendentais e subjetivos.


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Gabarito com as respostas das questões de Literatura sobre o Simbolismo no Brasil de 1893 a 1922:

01. b;
02. e;
03. c;
04. c;
05. d;
06. d

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