Exercícios de Literatura sobre as Características do Romantismo

1) Características do Romantismo: Marque a alternativa incorreta a respeito de Camilo Castelo Branco:

a) Escritor polígrafo, exímio novelista; compôs sua obra refletindo, de certa maneira, os revezes de sua vida tumultuada.

b) Escreveu novelas satíricas e passionais; as primeiras já com caráter naturalista pelas fortes caricaturas das personagens e enredos críticos, enquanto que nas outras, o sentimentalismo exacerbado e a idealização constante privilegiam mais a ação do enredo ultrarromântico do que propriamente a coerência dos fatos.

c) Por apresentar comportamento irreverente e criativo, assegurou lugar de destaque como escritor de fôlego, pois inaugurou o romance histórico português, misturando o resgate histórico com a trama amorosa.

d) O vocabulário de suas obras é amplo, destacando desde expressões eruditas até ditados populares; nota-se ainda a constante inserção de cartas trocadas entre as personagens, na tentativa de colocar veracidade ao enredo.

e) Em A Queda de um anjo (1866), novela satírica, narra a trajetória de Calisto Elói; demonstrando, particularmente, as transformações pelas quais passa a personagem – de ingênuo tradicional para esperto libertino –, e, no geral, as transformações nos usos e costumes portugueses.

 

 

2) Características do Romantismo: (Vunesp) Em Amor de perdição (1862), de Camilo C. Branco:

a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana da Cruz e o de Teresa de Albuquerque.

b) Simão rejeitou a oportunidade oferecida pelo seu pai, Domingos Botelho, para livrar-se do desterro.

c) dentro do maniqueísmo anjo e diabo, Teresa representa a mulher diabólica, porque leva o amado Simão à perdição; já Mariana comporta-se como a mulher angelical, prestativa e companheira.

d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo, demonstrando as virtudes individuais das religiosas e o convívio harmonioso nas casas de reclusão.

e) João da Cruz, pai de Mariana, é um homem sofisticado e leal, que usa frequentemente expressões e ditados populares, demonstrando o domínio do autor nos diversos níveis de linguagem: medicina, direito, náutica…

 

 

3) Complete: O Romantismo é a primeira estética cultural I. ________________. Privilegia a subjetividade, a liberdade de expressão, o sentimentalismo e a idealização – grosso modo, resgata os traços medievais do período II. ________________ , demonstrando nacionalismo (formação estado nacional burguês) e religiosidade (Teocentrismo). De origem alemã e inglesa, o Romantismo se difunde através dos ideais da Revolução Francesa (1789). Seu universo ficcional se constitui como o avesso do mundo real e, de maneira III. ___________________ , expressa a vitória do bem sobre o mal. Em 1774, na Alemanha, Goethe publica Werther e lança as bases do sentimentalismo e do escapismo; em 1781, Schiller publica Os salteadores e recupera o passado histórico medieval. Na Inglaterra, George Byron se destaca com a poesia impregnada de pessimismo (IV. _________________ / “spleen”), e W. Scott exalta o passado com romances históricos medievais, do tipo Ivanhoé. Na França, autores como Alfred Musset, Alexandre Dumas, Victor Hugo, e outros difundem enredos V. ________________ .

 

Leia o texto:

“O pacto feito por ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos inféis, em vez de pelejar até a morte pela

liberdade. Fora isto o que Pelágio preferira, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros Godos e na piedade de Deus.”

 

 

4) Características do Romantismo: Qual das características abaixo está presente no texto?

a) Retomada dos valores medievais.

b) Denúncia de situações sociais.

c) Despreocupação com a linguagem.

d) Análise psicológica das personagens.

e) Aproveitamento da mitologia greco-latina.

 

 

5) Características do Romantismo: O autor do texto acima transcrito é:

a) José Saramago.

b) José de Alencar.

c) Camilo Castelo Branco.

d) Alexandre Herculano.

e) Almeida Garrett.

 

Conceitos Literários Exercícios com Gabarito.

 

6) Características do Romantismo: O livro enfocado no texto anterior é:

a) Viagens na minha terra.

b) Amor de perdição.

c) Frei Luís de Sousa.

d) As pupilas do senhor reitor.

e) Eurico, o presbítero.

 

 

7) A novela sentimental e trágica do Romantismo, em que as personagens são movidas pelas paixões e pelas “questões de honra”, encontrou em _____________________ , de ___________________ a sua mais completa realização.

Marque a alternativa correta:

a) Frei Luís de Sousa – Almeida Garrett.

b) A moreninha – Joaquim Manuel de Macedo.

c) Amor de perdição – Camilo C. Branco.

d) As pupilas do senhor reitor – Júlio Dinis.

e) Eurico, o presbítero – Alexandre Herculano.

 

 

8) Narrativa digressiva, marcada por comentários criativos aos moldes jornalísticos, com linguagem de fluxo fácil, que descreve não só um traslado geográfico, como, também, cultural, político, histórico e sentimental que caracterizam a obra:

a) Folhas caídas.

b) O retrato de Vênus.

c) Camões.

d) Flores sem frutos.

e) Viagens na minha terra.

 

 

9) “Autor de uma vastíssima obra, toda ela orientada pelo espírito histórico, mesmo quando escreve romances, o pano de fundo é a história, da qual foi um profundo estudioso.” Em se tratando do Romantismo português, o trecho acima se refere a:

a) Alexandre Herculano.

b) Júlio Dinis.

c) Almeida Garrett.

d) Camilo Castelo Branco.

e) Antero de Quental.

 

 

10) A questão versa sobre aspectos do Romantismo, enquanto “estado de alma” e “estilo literário”. Marque C, para certo, e E, para errado:

Nenhuma força virá me fazer calar

Faço no tempo soar minha sílaba

Canto somente o que pede para se cantar

Sou o que soa

Eu não douro pílula.

Tudo o que eu quero

É um acorde perfeito, maior

Com todo mundo podendo brilhar

Num cântico

Canto somente o que não pode mais se calar

Noutras palavras, sou muito romântico.

(Caetano Veloso / “Muito Romântico”)

 

1. É comum encontrar traços de Romantismo até na literatura dos nossos dias, a exemplo destes versos, em que o “eulírico” mostra seu “estado de alma” romântico. ( )

2. Enquanto “estado de alma”, o Romantismo encontra-se unicamente concentrado na literatura da primeira metade do século XIX. ( )

3. Pela temática explorada, Caetano Veloso integra o “estilo de época” chamado Romantismo. ( )

4. Não há qualquer distinção entre Romantismo, como “estado de alma”, e Romantismo, como “estilo de época”. ( )

5. A fuga da realidade através da imaginação, o comportamento baseado na liberdade, na emoção e na idealização da realidade defnem o “estado de alma” romântico. ( )

6. Hoje em dia, a palavra “romântico” designa um rótulo, não raro comercial, demonstrando imaginação e sentimentalismo. ( )

7. Como “estilo de época”, o Romantismo resgata, grosso modo, posturas medievais.( )

 

🔵 >>> Acesse todos as nossas atividades sobre Literatura através deste link.

 

Gabarito com as respostas das atividade de Literatura sobre as Características do Romantismo:

1) c; 2) c;

 

3) I. burguesa, II. Trovadoresco, III. Maniqueísta, IV. mal-do-século,

V. idealizados.

 

4) a; 5) d; 6) e; 7) c; 8) e; 9) a;

10) 1-C, 2-E, 3-E, 4-E, 5-C, 6-C, 7-C

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário