Questão 01 sobre as Características do Romantismo: Marque a alternativa incorreta a respeito de Camilo Castelo Branco:
a) Escritor polígrafo, exímio novelista; compôs sua obra refletindo, de certa maneira, os revezes de sua vida tumultuada.
b) Escreveu novelas satíricas e passionais; as primeiras já com caráter naturalista pelas fortes caricaturas das personagens e enredos críticos, enquanto que nas outras, o sentimentalismo exacerbado e a idealização constante privilegiam mais a ação do enredo ultrarromântico do que propriamente a coerência dos fatos.
c) Por apresentar comportamento irreverente e criativo, assegurou lugar de destaque como escritor de fôlego, pois inaugurou o romance histórico português, misturando o resgate histórico com a trama amorosa.
d) O vocabulário de suas obras é amplo, destacando desde expressões eruditas até ditados populares; nota-se ainda a constante inserção de cartas trocadas entre as personagens, na tentativa de colocar veracidade ao enredo.
e) Em A Queda de um anjo (1866), novela satírica, narra a trajetória de Calisto Elói; demonstrando, particularmente, as transformações pelas quais passa a personagem – de ingênuo tradicional para esperto libertino –, e, no geral, as transformações nos usos e costumes portugueses.
Questão 02. (Vunesp) Em Amor de perdição (1862), de Camilo C. Branco:
a) Simão ficou indeciso entre o amor de Mariana da Cruz e o de Teresa de Albuquerque.
b) Simão rejeitou a oportunidade oferecida pelo seu pai, Domingos Botelho, para livrar-se do desterro.
c) dentro do maniqueísmo anjo e diabo, Teresa representa a mulher diabólica, porque leva o amado Simão à perdição; já Mariana comporta-se como a mulher angelical, prestativa e companheira.
d) o autor revela grande respeito pelas instituições religiosas de seu tempo, demonstrando as virtudes individuais das religiosas e o convívio harmonioso nas casas de reclusão.
e) João da Cruz, pai de Mariana, é um homem sofisticado e leal, que usa frequentemente expressões e ditados populares, demonstrando o domínio do autor nos diversos níveis de linguagem: medicina, direito, náutica…
Questão 03 sobre as Características do Romantismo: Complete: O Romantismo é a primeira estética cultural I. ________________. Privilegia a subjetividade, a liberdade de expressão, o sentimentalismo e a idealização – grosso modo, resgata os traços medievais do período II. ________________ , demonstrando nacionalismo (formação estado nacional burguês) e religiosidade (Teocentrismo). De origem alemã e inglesa, o Romantismo se difunde através dos ideais da Revolução Francesa (1789). Seu universo ficcional se constitui como o avesso do mundo real e, de maneira III. ___________________ , expressa a vitória do bem sobre o mal. Em 1774, na Alemanha, Goethe publica Werther e lança as bases do sentimentalismo e do escapismo; em 1781, Schiller publica.
Os salteadores e recupera o passado histórico medieval. Na Inglaterra, George Byron se destaca com a poesia impregnada de pessimismo (IV. _________________ / “spleen”), e W. Scott exalta o passado com romances históricos medievais, do tipo Ivanhoé. Na França, autores como Alfred Musset, Alexandre Dumas, Victor Hugo, e outros difundem enredos V. ________________ .
Leia o texto:
“O pacto feito por ele com os árabes não tardou a ser por mil modos violado, e o ilustre guerreiro teve de se arrepender, mas já debalde, por haver deposto a espada aos pés dos infiéis, em vez de pelejar até a morte pela liberdade. Fora isto o que Pelágio preferira, e a vitória coroou o seu confiar no esforço dos verdadeiros Godos e na piedade de Deus.”
Questão 04. Qual das características abaixo está presente no texto?
a) Retomada dos valores medievais.
b) Denúncia de situações sociais.
c) Despreocupação com a linguagem.
d) Análise psicológica das personagens.
e) Aproveitamento da mitologia greco-latina.
a) José Saramago.
b) José de Alencar.
c) Camilo Castelo Branco.
d) Alexandre Herculano.
e) Almeida Garrett.
a) Viagens na minha terra.
b) Amor de perdição.
c) Frei Luís de Sousa.
d) As pupilas do senhor reitor.
e) Eurico, o presbítero.