Questão 01 sobre Parnasianismos e Simbolismo: UFMS – Assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) Em Broquéis, predominam imagens que, a cada leitura, compõem um novo “desenho”, sugerindo uma constante busca pela renovação da expressão poética.
(02) Um dos temas prediletos dos simbolistas era a sugestão por meio das palavras, criando um universo onde os elementos não eram nomeados objetivamente. O tema da sugestão pode ser vislumbrado na estrofe a seguir, pertencente ao livro de poemas Broquéis: “Sangue coalhado, congelado, frio, / Espasmado nas veias… / Pesadelo sinistro de algum rio? De sinistras sereias…”
(04) Os poemas que compõem Matéria de poesia apresentam-se ao leitor como fotografias realistas da paisagem. Esse realismo advém da precisão de detalhes e das cores com que o poeta “pinta” os pássaros, as flores, as árvores e os animais que povoam o Pantanal sul-mato-grossense, enquanto espaço da poesia de Manoel de Barros.
(08) Em Matéria de poesia, observa-se uma libertação do poeta em relação aos temas literários tradicionais. Apesar dos traços de lirismo que perpassam seus versos, o escritor apresenta uma nova ordem poética que reflete as rupturas características da literatura contemporânea.
Dê, como resposta, a soma das alternativas corretas.
Questão 02. UFMS – Com base na leitura do livro de poemas Broquéis, de Cruz e Sousa, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
(01) Nos versos:
“Do imenso Mar maravilhoso, amargos,
Marulhosos murmurem compungentes,
Cânticos virgens de emoções latentes”,
encontra-se a presença da sinestesia, no cruzamento entre as percepções do paladar e
da audição, além da aliteração, consubstanciada na repetição do fonema /m/.
(02) O objeto “broquel” — um escudo antigo, pequeno e redondo — simboliza proteção e, como os demais objetos que surgem nos versos que compõem a obra em questão, não remete a um único significado, mas a uma rede de sugestões e associações.