Exercícios sobre Lei Binomial da Probabilidade

01. Lei Binomial da Probabilidade: (UFJF-MG–2006) Um casal planeja ter exatamente 3 crianças. A probabilidade de que pelos menos uma criança seja menino é de:
A) 25%.
B) 42%.
C) 43,7%.

D) 87,5%.

E) 64,6%.

 

 

02. (UFMG–2006) Leandro e Heloísa participam de um jogo em que se utilizam dois cubos. Algumas faces desses cubos são brancas e as demais, pretas. O jogo consiste em lançar, simultaneamente, os dois cubos e em observar as faces superiores de cada um deles quando param:
i) Se as faces superiores forem da mesma cor, Leandro vencerá.
ii) Se as faces superiores forem de cores diferentes, Heloísa vencerá.
Sabe-se que um dos cubos possui cinco faces brancas e uma preta e que a probabilidade de Leandro vencer o jogo é de . Então, é CORRETO afirmar que o outro cubo tem:
A) quatro faces brancas.
B) uma face branca.
C) duas faces brancas.
D) três faces brancas.

 

 

03. Lei Binomial da Probabilidade: (FGV-SP) Num certo país, 10% das declarações de imposto de renda são suspeitas e submetidas a uma análise detalhada; entre estas, verificou-se que 20% são fraudulentas. Entre as não suspeitas, 2% são fraudulentas.
A) Se uma declaração é escolhida ao acaso, qual a probabilidade de ela ser suspeita e fraudulenta?
B) Se uma declaração é fraudulenta, qual a probabilidade de ela ter sido suspeita?

 

 

04. Lei Binomial da Probabilidade: (UFRJ–2006) Com o intuito de separar o lixo para fins de reciclagem, uma instituição colocou em suas dependências cinco lixeiras, de acordo com o tipo de resíduo a que se destinam: vidro, plástico, metal, papel e lixo orgânico.

simulado de matemática sobre a Lei Binomial da Probabilidade

Sem olhar para as lixeiras, João joga em uma delas uma embalagem plástica e, ao mesmo tempo, em outra, uma garrafa de vidro. A probabilidade de que ele tenha usado corretamente pelo menos uma lixeira é igual a:
A) 25%.
B) 30%.
C) 35%.
D) 40%.

 

 

05. Lei Binomial da Probabilidade: (Mackenzie-SP) Numa urna, são colocadas 60 bolas iguais, numeradas de 1 a 60. A probabilidade de sortearmos, sucessivamente, com reposição, 3 bolas com números que são múltiplos de 5 é:
A) 8%.
B) 0,8%.
C) 0,08%.
D) 0,008%.
E) 0,0008%.

 

Exercícios sobre Probabilidade Eventos e Amostra.

 

06. Lei Binomial da Probabilidade: (PUC Rio–2007) Brad quer mandar uma carta para Ana. A probabilidade de que Brad mande esta carta é de . Dez por cento de todas as cartas enviadas são extraviadas pelo correio e a probabilidade de o carteiro entregar a carta é de 90%.
A) Qual a probabilidade de Ana não receber a carta?
B) Dado que Brad mande a carta, qual a probabilidade de Ana receber a carta?

 

 

07. (FEI-SP) Uma moeda viciada apresenta probabilidade de ocorrer face cara quatro vezes maior que a probabilidade de ocorrer face coroa. Em 2 lançamentos consecutivos dessa moeda, qual a probabilidade de ocorrer 2 vezes a face coroa?
A) 0,2
B) 0,1
C) 0,01
D) 0,02
E) 0,04

 

 

08. Lei Binomial da Probabilidade: (VUNESP) O resultado de uma pesquisa realizada pelo Ipespe sobre o perfil dos fumantes e publicada pela revista Veja de 03 de junho de 1998 mostra que, num grupo de 1 000 pessoas, 17% fumam e, entre os fumantes, 44% são mulheres. Se, nesse grupo de 1 000 pessoas, uma é escolhida ao acaso, a probabilidade de ela ser fumante e mulher é, aproximadamente:
A) 0,044
B) 0,075
C) 0,44
D) 0,0075
E) 0,0044

 

 

09. (Enem–2009) Um casal decidiu que irá ter 3 filhos. Contudo, quer exatamente 2 filhos homens e decide que, se a probabilidade fosse inferior a 50%, iria procurar uma clínica para fazer um tratamento específico para garantir que teria os dois filhos homens. Após os cálculos, o casal concluiu que a probabilidade de ter exatamente 2 filhos homens é de:
A) 66,7%, assim ele não precisará fazer um tratamento.
B) 50%, assim ele não precisará fazer um tratamento.
C) 7,5%, assim ele não precisará fazer um tratamento.
D) 25%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer um tratamento.
E) 37,5%, assim ele precisará procurar uma clínica para fazer um tratamento.

 

 

10. Lei Binomial da Probabilidade: (Enem–2005) Um aluno de uma escola será escolhido por sorteio para representá-la em uma certa atividade. A escola tem dois turnos. No diurno há 300 alunos, distribuídos em 10 turmas de 30 alunos. No noturno há 240 alunos, distribuídos em 6 turmas de 40 alunos. Em vez do sorteio direto envolvendo os 540 alunos, foram propostos dois outros métodos de sorteio.
Método I: escolher ao acaso um dos turnos (por exemplo, lançando uma moeda) e, a seguir,
sortear um dos alunos do turno escolhido.
Método II: escolher ao acaso uma das 16 turmas (por exemplo, colocando um papel com o número de cada turma em uma urna e sorteando uma delas) e, a seguir, sortear um dos alunos dessa turma.

Sobre os métodos I e II de sorteio é correto afirmar:
A) Em ambos os métodos, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados.
B) No método I, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método II, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.
C) No método II, todos os alunos têm a mesma chance de serem sorteados, mas, no método I, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior que a de um aluno do noturno.
D) No método I, a chance de um aluno do noturno ser sorteado é maior do que a de um aluno do diurno, enquanto no método II ocorre o contrário.
E) Em ambos os métodos, a chance de um aluno do diurno ser sorteado é maior do que a de um aluno do noturno.

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.

 

Gabarito com as respostas das questões de Matemática sobre Lei Binomial da Probabilidade:

01. D;

02. A;

03. A) 2%;

B) 52,6%

04. C;

05. B;

06. A) 35,2%;

B) 81%;

07) E;
08. B;

09. E;

10. D

Gostou desta lista de Exercícios? Não esqueça de compartilhar com seus amigos:

Deixe um comentário