Questão 01 sobre Gráficos de Funções: (Mack) Examinando o gráfico da função f seguinte,
podemos concluir:
a) Se f(x) < 0, então x > 3
b) Se x > 2, então f(x) > f(2)
c) Se x < 0, então f(x) < 0
d) Se f(x) < 0, então x < 0
e) Se x > 0, então f(x) > 0
Questão 02. (Vunesp) O gráfico, publicado na Folha de S. Paulo de 16/8/2001, mostra os gastos (em bilhões de reais) do governo federal com os juros da dívida pública.
Pela análise do gráfico, pode-se afirmar que:
a) em 1998, o gasto foi de R$ 102,2 bilhões.
b) o menor gasto foi em 1996.
c) em 1997, houve redução de 20% nos gastos, em relação a 1996.
d) a média dos gastos nos anos de 1999 e 2000 foi de R$ 79,8 bilhões.
e) os gastos decresceram de 1997 a 1999.
Questão 03 sobre Gráficos de Funções: (UFRN) Um comerciante decidiu fabricar camisetas de malha para vendê-las na praia, ao preço de R$ 8,00 a unidade. Investiu no negócio R$ 320,00. Sabendo que o lucro(y) obtido é função da quantidade de unidades vendidas(x), o gráfico que mais se aproxima da representação dessa função é:
Questão 04. (ENEM) Um estudo sobre o problema do desemprego na Grande São Paulo, no período 1985-1996, realizado pelo SEADE-DIEESE, apresentou o seguinte gráfico sobre taxa de desemprego.
Pela análise do gráfico, é correto afirmar que, no período considerado,
a) a maior taxa de desemprego foi de 14%.
b) a taxa de desemprego no ano de 1995 foi a menor do período.
c) a partir de 1992, a taxa de desemprego foi decrescente.
d) no período 1985-1996, a taxa de desemprego esteve entre 8% e 16%.
e) a taxa de desemprego foi crescente no período compreendido entre 1988 e 1991.
Questão 05 sobre Gráficos de Funções: (ENEM) Em uma prova de 100 m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico a seguir:
Baseado no gráfico, em que intervalo de tempo a velocidade do corredor é aproximadamente constante?
a) Entre 0 e 1 segundo.
b) Entre 1 e 5 segundos.
c) Entre 5 e 8 segundos.
d) Entre 8 e 11 segundos.
e) Entre 12 e 15 segundos.
Questão 06. Dado o gráfico da função f abaixo, onde cada quadradinho corresponde a uma unidade,
responda:
a) Qual o domínio de f?
b) Qual a imagem de f?
c) Quanto vale f(1) ?
d) Qual o conjunto das raízes de f(x)?
Questão 07 sobre Gráficos de Funções: Identificar a função dada pelo gráfico:
Questão 08. (ENEM) O número de indivíduos de certa população é representado pelo gráfico abaixo.
Em 1975, a população tinha um tamanho aproximadamente igual ao de:
a) 1960
b) 1963
c) 1967
d) 1970
e) 1980
Questão 09. (ENEM) No gráfico a seguir estão representados os gols marcados e os gols sofridos por uma equipe de futebol, nas dez primeiras partidas de um determinado campeonato.
Considerando que, neste campeonato, as equipes ganham 3 pontos para cada vitória, 1 ponto por empate, e 0 ponto em caso de derrota, a equipe em questão, ao final da décima partida, terá acumulado um número de pontos igual a:
a) 15
b) 17
c) 18
d) 20
e) 24
Questão 10 sobre Gráficos de Funções: (ENEM) Um dos aspectos utilizados para avaliar a posição ocupada pela mulher na sociedade é a sua participação no mercado de trabalho. O gráfico mostra a evolução da presença de homens e mulheres no mercado de trabalho, entre os anos de 1940 e 2000.
Da leitura do gráfico, pode-se afirmar que a participação percentual do trabalho feminino no Brasil
a) teve valor máximo em 1950, o que não ocorreu com a participação masculina.
b) apresentou, tanto quanto a masculina, menor crescimento nas três últimas décadas.
c) apresentou o mesmo crescimento que a participação masculina, no período de 1960 a 1980.
d) teve valor mínimo em 1940, enquanto que a participação masculina teve o menor valor em 1950.
e) apresentou-se crescente desde 1950 e, se mantida a tendência, alcançará, a curto prazo, a participação masculina.
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Gabarito com as respostas da lista com 10 Atividades de Matemática sobre Gráficos de Funções:
01. a;
02. d;
03. b;
04. d;
05. c;
06. a) D = [–1,8]
b) Im = [–2,3]
c) f(1) =2
d) {2; 4; 7}
07. a) y = 7
b) y = 2x – 6
c) y = x + 1
d)
08 b;
09. c;
10. e
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína