Gráficos Estatísticos Questões de Matemática

1. Gráficos Estatísticos: Os gráficos I, II e III, a seguir, esboçados em uma mesma escala, ilustram modelos teóricos que descrevem a população de três espécies de pássaros ao longo do tempo.

Sabe-se que a população da espécie A aumenta 20% ao ano, que a população da espécie B aumenta 100 pássaros ao ano e que a população da espécie C permanece estável ao longo dos anos. Assim, a evolução das populações das espécies A, B e C, ao longo do tempo, correspondem, respectivamente, aos gráficos
a) I, III e II.
b) II, I e III.
c) II, III e I.
d) III, I e II.
e) III, II e I.

 


2
. Representando no mesmo sistema de coordenadas os gráficos das funções reais de variável real f(x) = log x e g(x) = x (x2– 4), verificamos que o número de soluções da equação f(x) = g(x) é
a) 0.
b) 1.
c) 2.
d) 3.
e) 4.

 


3
. Gráficos Estatísticos: A importância do desenvolvimento da atividade turística no Brasil relaciona-se especialmente com os possíveis efeitos na redução da pobreza e das desigualdades por meio da geração de novos postos de trabalho e da contribuição para o desenvolvimento sustentável regional.

No gráfico são mostrados três cenários — pessimista, previsível, otimista — a respeito da geração de empregos pelo desenvolvimento de atividades turísticas.

De acordo com o gráfico, em 2009, o número de empregos gerados pelo turismo será superior a
a) 602.900 no cenário previsível.
b) 660.000 no cenário otimista.
c) 316.000 e inferior a 416.000 no cenário previsível.
d) 235.700 e inferior a 353.800 no cenário pessimista.
e) 516.000 e inferior a 616.000 no cenário otimista.

 


4
. A figura a seguir mostra a porcentagem de oxigênio (O2) presente na atmosfera, ao longo de 4,5 bilhões de anos, desde a formação da Terra até a era dos dinossauros.

Lista de questões respondidas de matemática sobre Gráficos Estatísticos para quem vai prestar o Vestibular, Enem e Concurso Público.

Considere que a escala de tempo fornecida seja substituída por um ano de referência, no qual a evolução química é identificada como 1º de janeiro à zero hora e a era dos dinossauros como dia 31 de dezembro às 23h59 min e 59,99 s.

Desse modo, nesse ano de referência, a porcentagem de oxigênio (O2) presente na atmosfera atingiu 10% no
a) 1º bimestre.
b) 2º bimestre.
c) 2º trimestre.
d) 3º trimestre.
e) 4º trimestre.

 


5
. Gráficos Estatísticos: Um desfibrilador é um equipamento utilizado em pacientes durante parada cardiorrespiratória com objetivo de restabelecer ou reorganizar o ritmo cardíaco. O seu funcionamento consiste em aplicar uma corrente elétrica intensa na parede torácica do paciente em um intervalo de tempo da ordem de milissegundos.
O gráfico seguinte representa, de forma genérica, o comportamento da corrente aplicada no peito dos pacientes em função do tempo.

De acordo com o gráfico, a contar do instante em que se inicia o pulso elétrico, a corrente elétrica inverte o seu sentido após
a) 0,1 ms.
b) 1,4 ms.
c) 3,9 ms.
d) 5,2 ms.
e) 7,2 ms.

 

Exercícios de Matemática sobre Probabilidade.


6
. Gráficos Estatísticos: As condições de saúde e a qualidade de vida de uma população humana estão diretamente relacionadas com a disponibilidade de alimentos e a renda familiar. O gráfico I mostra dados da produção brasileira de arroz, feijão, milho, soja e trigo e do crescimento populacional, no período  compreendido entre 1997 e 2003. O gráfico II mostra a distribuição da renda familiar no Brasil, no ano de 2003.
Lista de questões respondidas de matemática sobre Gráficos Estatísticos para quem vai prestar o Vestibular, Enem e Concurso Público.

Considere que três debatedores, discutindo as causas da fome no Brasil, chegaram às seguintes conclusões:
Debatedor 1 – O Brasil não produz alimento suficiente para alimentar sua população. Como a renda média do brasileiro é baixa, o País não consegue importar a quantidade necessária de alimentos e isso é a causa principal da fome.
Debatedor 2 – O Brasil produz alimentos em quantidade suficiente para alimentar toda sua população. A causa principal da fome, no Brasil, é a má distribuição de renda.
Debatedor 3 – A exportação da produção agrícola brasileira, a partir da inserção do País no mercado internacional, é a causa majoritária da subnutrição no País.
Considerando que são necessários, em média, 250 kg de alimentos para alimentar uma pessoa durante um ano, os dados dos gráficos I e II, relativos ao ano de 2003, corroboram apenas a tese do(s) debatedor(es)
a) 1.
b) 2.
c) 3.
d) 1 e 3.
e) 2 e 3.

 


7
. Gráficos Estatísticos: Muitas vezes o objetivo de um remédio é aumentar a quantidade de uma ou mais substâncias já existentes no corpo do indivíduo para melhorar as defesas do organismo. Depois de alcançar o objetivo, essa quantidade deve voltar ao normal.

Se uma determinada pessoa ingere um medicamento para aumentar a concentração da substância A em seu organismo, a quantidade dessa substância no organismo da pessoa, em relação ao tempo, pode ser melhor representada pelo gráfico

 

 

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
A população mundial está ficando mais velha, os índices de natalidade diminuíram e a expectativa de vida aumentou. No gráfico seguinte, são apresentados dados obtidos por pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), a respeito da quantidade de pessoas com 60 anos ou mais em todo o mundo. Os números da coluna da direita representam as faixas percentuais. Por exemplo, em 1950 havia 95 milhões de pessoas com 60 anos ou mais nos países desenvolvidos, número entre 10% e 15% da população total nos países desenvolvidos.

Fonte: Perspectivas da População Mundial, ONU, 2009.

 

8. Em 2050, a probabilidade de se escolher, aleatoriamente, uma pessoa com 60 anos ou mais de idade, na população dos países desenvolvidos, será um número mais próximo de

 

9. Gráficos Estatísticos: Neste plano cartesiano, estão representados os gráficos das funções y = f(x) e y = g(x), ambas definidas no intervalo aberto ]0, 6[ :

Seja S o subconjunto de números reais definido por S = {x R; f (x) . g (x) < 0}.

Então, é correto afirmar que S é
a) {x
R; 2 < × < 3} {x R; 5 < × < 6}
b) {x
R; 1 < × < 2} {x R; 4 < × < 5}
c) {x
R; 0 < × < 2} {x R; 3 < × < 5}
d) {x
R; 0 < × < 1} {x R; 3 < × < 6}

 


10
. Gráficos Estatísticos: Para medir o perfil de um terreno, um mestre-de-obras utilizou duas varas (VI e V ), II iguais e igualmente graduadas em centímetros, às quais foi acoplada uma mangueira plástica transparente, parcialmente preenchida por água (figura abaixo). Ele fez 3 medições que permitiram levantar o perfil da linha que contém, em sequência, os pontos P , P , P 1 2 3 e P . 4 Em cada medição, colocou as varas em dois diferentes pontos e anotou suas leituras na tabela a seguir. A figura representa a primeira medição entre

P1 e P2.

Ao preencher completamente a tabela, o mestre-de-obras determinou o seguinte perfil para o terreno:

 

🔵 >>> Confira nossa lista completa de exercícios sobre Matemática.

 

Gabarito com as respostas das questões de matemática sobre Gráficos Estatísticos:

1. E
Sejam P ,P 0 0 A B e P , 0C respectivamente, as populações iniciais das espécies A,B e C.
De acordo com as informações do enunciado temos:

PA (t) P0A . (1,2)t , PB (t) = P0B + 100 . t e PC(t) = P0C
em que PA(t), PB (t) = PC(t) indicam a população das espécies A, B e C após t anos. Portanto, como PA é uma função exponencial, PB é uma função afim e PC é uma função constante, segue que a alternativa correta é a letra (e).


2. D
Construindo os gráficos das funções temos:

Verificamos três pontos de intersecção


3. E
De acordo com o gráfico em 2009 no cenário otimista o número de empregos será maior que 516.000 e menor que 616.000.

4. D
4 bilhões de anos atrás – 1 de janeiro ( primeiro trimestre).
3 bilhões de anos atrás – 1 de abril( segundo trimestre).
2 bilhões de anos atrás – 1 de julho( terceiro trimestre).
1 bilhão de anos atrás – 1 de outubro( quarto trimestre).
Eucariontes atuais entre 1 e dois milhões de anos atrás.
Portanto no terceiro trimestre.


5. C


6.
B
A quantidade de alimentos produzidos é suficiente para alimentar a população. Em 2003 a produção de alimentos foi de 842 milhões de toneladas. Isto daria para alimentar aproximadamente 3,3 bilhões de pessoas. No gráfico 2, nota-se uma má distribuição de rendas (pessoas sem rendimento).


7. D
O melhor gráfico é a letra d, pois mostra o nível da substância A, antes, durante e depois da presença do medicamento no organismo.

8.
No gráfico o número procurado se encontra entre 30% e 35%
Escrevendo todas as frações na forma decimal temos:
½ = 50%     7/ 20 = 35%     8/25 = 32%     1/5 = 20%     3/25 = 12%
Então o valor procurado é de 32%( ou seja 8/25)


9. A


10.A
De acordo com as informações da tabela, temos o seguinte gráfico:

Deixe um comentário