Questão 01 sobre Bacterioses Enem: (UFMG) Desde sua introdução na década de 1940, os antibióticos tornaram-se um sucesso no controle de doenças bacterianas, sendo considerados medicamentos milagrosos. Consequentemente, passou-se a acreditar que essas doenças eram coisas do passado. Entretanto, tem-se verificado o “ressurgimento” de muitas delas.
Todas as seguintes medidas podem ser implementadas, em nível de saúde pública, para minimizar o problema crescente de bactérias com resistência múltipla a antibióticos, EXCETO:
A) Aumentar o uso profilático desses medicamentos em rações de animais, objetivando a imunização dos consumidores.
B) Criar programas de vigilância hospitalar e comunitária para evitar o uso inadequado e abusivo desses medicamentos.
C) Proibir a venda livre desses medicamentos e esclarecer a população dos riscos de automedicação.
D) Vacinar a população para aumentar as defesas do organismo contra as doenças bacterianas, reduzindo o uso desses medicamentos.
Questão 02. (FGV-SP) É de conhecimento geral que não se deve fazer uso indiscriminado de antibióticos, pois os agentes patogênicos tornam-se resistentes ao medicamento.
Essa resistência é conseguida:
A) porque os antibióticos induzem mutações para resistência nos micro-organismos.
B) porque a droga, matando os micro-organismos suscetíveis, seleciona os resistentes que já existiam na população.
C) porque a droga induz mutações no homem, tornando-o suscetível ao agente patogênico.
D) porque o organismo humano se “acostuma” com o medicamento.
E) por processos ainda desconhecidos.
Questão 03 sobre Bacterioses Enem: (Fatec-SP) As bactérias são organismos microscópicos, procariontes e muitas são patogênicas, pois causam doenças. Entre as doenças humanas causadas por bactérias, podemos citar:
A) varíola, poliomielite, hidrofobia e Aids.
B) sífilis, gonorreia, meningite e tétano.
C) pneumonia, tuberculose, caxumba e sarampo.
D) encefalite, poliomielite, hepatite e cólera.
E) botulismo, febre tifoide, gripe e Aids.
Questão 04. (FCMMG) Um bioquímico realizou a análise de uma amostra de secreção colhida em uma lesão da garganta de uma criança, onde havia uma placa branco-amarelada.
O exame revelou a presença de uma bactéria que provoca a difteria.
O bioquímico sabe que essa doença poderia ser evitada se a criança:
A) fosse vacinada.
B) tomasse soro no início da doença.
C) aprendesse a escovar os dentes precocemente.
D) fosse protegida contra a picada do inseto vetor.
Questão 05 sobre Bacterioses Enem: (Enem–2010) A cárie dental resulta da atividade de bactérias que degradam os açúcares e os transformam em ácidos que corroem a porção mineralizada dos dentes. O flúor, juntamente com o cálcio e um açúcar chamado xilitol, agem inibindo esse processo. Quando não se escovam os dentes corretamente e neles acumulam-se restos de alimentos, as bactérias que vivem na boca aderem aos dentes, formando a placa bacteriana ou biofilme. Na placa, elas transformam o açúcar dos restos de alimentos em ácidos, que corroem o esmalte do dente formando uma cavidade, que é a cárie. Vale lembrar que a placa bacteriana se forma mesmo na ausência de ingestão de carboidratos fermentáveis, pois as bactérias possuem polissacarídeos intracelulares de reserva.
Disponível em: http://www.diariodasaude.com.br. Acesso em: 11 ago. 2010 (Adaptação).
cárie 1. destruição de um osso por corrosão progressiva. * cárie dentária: efeito da destruição da estrutura dentária por bactérias.
HOUAISS, Antônio. Dicionário eletrônico. Versão 1.0. Editora Objetiva, 2001 (adaptado).
A partir da leitura do texto, que discute as causas do aparecimento de cáries, e da sua relação com as informações do dicionário, conclui-se que a cárie dental resulta, principalmente, de:
A) falta de flúor e de cálcio na alimentação diária da população brasileira.
B) consumo exagerado do xilitol, um açúcar, na dieta alimentar diária do indivíduo.
C) redução na proliferação bacteriana quando a saliva é desbalanceada pela má alimentação.
D) uso exagerado do flúor, um agente que em alta quantidade torna-se tóxico à formação dos dentes.
E) consumo excessivo de açúcares na alimentação e má higienização bucal, que contribuem para a proliferação de bactérias.
Questão 06. (Unicamp-SP) Estima-se que um quarto da população europeia dos meados do século XIX tenha morrido de tuberculose. A progressiva melhoria da qualidade de vida, a descoberta de drogas eficazes contra a tuberculose e o desenvolvimento da vacina BCG fizeram com que a incidência da doença diminuísse na maioria dos países. Entretanto, estatísticas recentes têm mostrado o aumento assustador do número de casos de tuberculose no mundo, devido à diminuição da eficiência das drogas usadas e à piora da condições sanitárias em muitos países.
A) Qual é o principal agente causador da tuberculose humana?
B) Como essa doença é comumente transmitida?
C) EXPLIQUE por que a eficiência das drogas usadas contra a tuberculose está diminuindo.
Questão 07. (UFRJ) Um grande número de doenças do homem é provocado por infecções bacterianas. Para combater essas infecções, é comum o uso de antibióticos.
O exame de antibiograma é usado para escolher o antibiótico correto para cada infecção. Esse exame pode ser resumido da seguinte maneira: uma amostra do material infectado do paciente é semeada numa placa contendo nutrientes necessários para o crescimento das bactérias. Pequenos discos contendo, cada um deles, um tipo diferente de antibiótico são, então, colocados na placa. Decorrido o tempo necessário para que as bactérias se multipliquem, a placa é analisada.
![placa de petri com amostras bacterianas](https://exerciciosweb.com.br/wp-content/uploads/2021/07/placas-com-discos-bacterias.png)
Na figura, que mostra uma dessas placas, os discos com letras representam os diferentes antibióticos, e a zona escura, a área de crescimento das bactérias.
Analisando essa placa, que antibiótico você receitaria para o paciente? JUSTIFIQUE sua resposta.
Questão 08. (FUVEST-SP) Os antibióticos atuam contra os agentes causadores das seguintes doenças:
A) tuberculose, coqueluche e hepatite
B) tuberculose, sífilis e gripe
C) tétano, sífilis e gripe
D) tuberculose, coqueluche e sífilis
E) coqueluche, sífilis e sarampo
Questão 09 sobre Bacterioses Enem: (UFRJ) As tabelas a seguir apresentam as frequências de mortes (número de mortes por 100 000 habitantes) na população dos Estados Unidos da América em dois momentos.
![tabela frequências de mortes na população dos Estados Unidos da América em dois momentos 1900](https://exerciciosweb.com.br/wp-content/uploads/2021/07/graficos-doencas-simulado.png)
![frequências de mortes na população dos Estados Unidos da América em dois momentos outras doenças](https://exerciciosweb.com.br/wp-content/uploads/2021/07/graficos-doencas-nao-bacterias.png)
Observando os dados, podemos perceber que houve mudanças radicais nas várias frequências.
O advento dos antibióticos contribuiu para alterar significativamente as frequências de mortes de algumas doenças apresentadas nas tabelas. IDENTIFIQUE essas doenças. JUSTIFIQUE sua resposta.
🔵 >>> Veja a nossa lista completa de exercícios simulados sobre Microbiologia.
Gabarito com as respostas das atividades de microbiologia sobre Bacterioses Enem:
01. A;
02. B;
03. B;
04. A;
05. E;
06. A) Bactéria Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch.
B) Transmissão direta de pessoa a pessoa através de secreções das vias respiratórias contaminadas pelo bacilo.
C) O uso indiscriminado de antibióticos seleciona as variedades resistentes aos medicamentos.
07. O antibiótico do disco A, pois foi o que causou a maior mortalidade de bactérias. O halo claro em torno desse disco é o maior de todos. Os halos claros em torno dos discos indicam regiões onde não houve crescimento de bactérias. Assim, quanto maior for a área desse halo, mais eficiente é o antibiótico no combate às bactérias.
08. D;
09. As doenças referidas são: a pneumonia, a tuberculose, a gastroenterite e a difteria, pois os antibióticos combatem e ajudam a controlar doenças infecciosas causadas notadamente por bactérias.
Doutorando em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Mestre em Genética e Biologia Molecular – UESC-BA
Pós-Graduado em Metodologia do Ensino de Biologia e Química – FAEL
Licenciado em Ciências Biologias – IFMT/Campus Juína